sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Aprender com os erros

 Vamos publicar os textos de alguns colegas que vos vão dar boas ideias para corrigir os erros ou lacunas que possam ter feito.

Até 2ª feira - passar os textos que vamos usar como boas ideias!
Até 5ª f. - aqueles que ...ups ... registam no caderno os bons exemplos!


PUBLICA AQUI, NOS COMENTÁRIOS

10 comentários:

Noémia Santos disse...

Então? Não deixem para a última hora.

Em caso de dúvida,perguntem, mas não deixem de publicar, de acordo com as regras combinadas.

Aguardo.

Anónimo disse...

Grupo 1

Pergunta nº5

Inês, ao dizer "Que tendes de ver co isso?" , não se preocupa com o que a Mãe diz acerca do marido ideal. A Mãe está contra o casamento, mas diz a Inês para se casar, mesmo sendo contra a sua vontade, "Casa,filha, muit'embora."
Inês demonstra que não esta preocupada pelo Escudeiro ser pobre, mas apenas quer um homem bem falador, que saiba "tanger viola", mas na verdade, no desenrolar da ação o Escudeiro torna-se uma pessoa má, arrogante. Inês não pode ir a Igreja, nem à janela, nem falar com ninguém; quando Inês diz "Todo o mal ha de ser meu." parece que está a adivinhar o seu futuro.

Noémia Santos disse...

Obrigada pela colaboração. Esta resposta permite perceber as razões de Inês, o seu idealismo e ingenuidade, bem como o seu desprezo - nesta fase - pelo bem estar económico. Não se esqueçam de pôr o nome no final do texto, sempre que optarem por "anónimo".

Noémia Santos disse...

Falta um acento no teu " está", por lapso.

Noémia Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Questão nº2

A Mãe, devido à experiência que tem de vida, reconhece que este pretendente não é o melhor para a sua filha e tenta avisá-la disso ao responder-lhe "Muitas vezes, mal pecado,/He milhor boa simpreza.". Inês, pelo contrário, decide não dar ouvidos à Mãe porque julga ser este o pretendente perfeito para ela pois tem todas as características que procura num homem: bem falante, sabe tanger viola, é discreto, galante e inteligente. É também rude para a Mãe:" Que tendes de ver co isso?/Todo o mal ha de ser meu".

Questão nº5

A Mãe já tinha percebido que o Escudeiro não era quem realmente dizia ser e que não servia para a filha mas mesmo assim aceita a decisão de Inês.
Inês, ao dizer aquilo, já nos dá indícios de que o casamento não irá correr bem mas aceitará as consequências. E realmente é isso que acontece mais à frente, depois de casados, em que o marido se revela uma pessoa totalmente diferente.

Luana

Noémia Santos disse...

Obrigada, Luana. Vou publicar na página principal.

Anónimo disse...

Questão nº 3
A Mãe, com essa afirmação, pretende (ironicamente) dizer que o facto do Escudeiro saber tocar viola não tem nada a ver com o facto de ser um bom marido. É um pormenor desnecessário, sem rumo. A figura de estilo é a ironia.

Carolina Moço

Anónimo disse...

Questão nº2 GrupoI
A mãe é uma mulher vivida, sabe e experienciou um casamento, tem noção da realidade e por isso avisa Inês e tenta chamá-la à atenção, dizendo-lhe que mais vale um homem simples, rico, que a consiga sustentar como é referido "... he milhor boa simpreza..., hum bom oficial que te ganhe nessa praça", enquanto Inês vive numa ilusão do que é o casamento, preferindo ser pobre mas casar com um homem bem falante, sabido "... pode ser maior riqueza que hum homem avisado?"; mas Inês ignora os conselhos da mãe, achando que esta está a dizer aquilo por ser de uma geração mais antiga "... como he seca a velhice!"; a mãe acaba por aceitar que Inês case à sua maneira "... casa, filha, muit'embora", mesmo sabendo que irá correr mal

Sofia F.

Noémia Santos disse...

Obrigada, Sofia.

Mais vale tarde... Vou juntar aos outros para facilitar.