quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Grandes Portugueses - Luís de Camões



(VIDA E OBRA DE CAMÕES - versão breve)




O mesmo filme, mais completo

6 comentários:

Anónimo disse...

Miguel Pinto 10ºA

O soneto que os clássicos souberam elevar à mais alta perfeição . Consta de 4 estrofes: duas quadras e 2 tercetos, constituindo 14 versos.
A rima é geralmente abba nas quadras e cde ou cdc nos tercetos, chamada rima emparelhada ou cruzada.
Na 1ª quadra o poeta expõe a sua tese,na 2ª desenvolve-a,no 1º terceto confirma a tese atingido o auge no último terceto.
Foi no séc. XIII que se impôs em Itália o verso de 10 sílabas, o decassílabo na sequência da mais recente composição poética chamada «Dolce Sitill Nuovo».
Foi Sá de Miranda quem divulgou em Portugal o soneto antecamoniano depois de passar alguns anos em Itália a conhecer de perto os mais afamados escritores italianos.
Os poetas portugueses lidavam inicialmente com alguma dificuldade decassílabo mas Camões com a sua vocação lírica definiu o tom do soneto português quinhentista.

Unknown disse...

O soneto, caracterizado por o mais célebre sistema estrófico é constituído por quatro estrofes: duas quadras e dois tercetos, perfazendo, catorze versos.
O esquema rimático geralmente é abba nas quadras, e cdc ou cde nos tercetos, apresentando rima emparelhada, interpolada e cruzada.
Na primeira quadra o poeta expõe o seu pensamento, na segunda explana-o e, no primeiro terceto o poeta confirma-o, concluindo o poema com "chave de ouro". Este estilo foi divulgado em Portugal por Sá de Miranda após regressar de Itália onde este estilo era conhecido como "dolce stil nuovo". Na sua viagem a Itália Sá de Miranda teve a oportunidade de conhecer os grandes italianos vivos, entre eles, Bembo, Sannazzaro, Sadoletto e Ariosto.
Henrique Santos 10ªA

Noémia Santos disse...

Obrigada a ambos. As sínteses estão positivas, havendo apenas uma ou outra correção de pontuação a fazer. Logo que possa emendo e público na pg principal.

Noémia Santos disse...

Obrigada a ambos. As sínteses estão positivas, havendo apenas uma ou outra correção de pontuação a fazer. Logo que possa emendo e público na pg principal.

Anónimo disse...

Diogo Peliz 10A
O soneto contém quatro estrofes: duas quadras e dois tercetos, fazendo catorze versos. O esquema rimático è geralmente abba, nas quadras, e cde ou cdc, nos tercetos. Sendo assim rima emparelhada, interpolada e cruzado. Na poesia clássica portuguesa, o decassílabo è o verso próprio do soneto, por ser considerado como o mais belo e grave.
Quem divulgou o género em Portugal foi Francisco Sá de Miranda (1481-1558), quando regressou de Itália. Em 1521 voltou a Itália, onde teve a oportunidade de conhecer mais de perto os grandes escritores Italianos vivos(Bembo, Sannazzaro, Sadoletto e Ariosto).

Noémia Santos disse...

Diogo

Espero que tenha corrido bem o exercício.

Já publiquei também o teu texto, junto com os outros. Vê as correções.