2º período - 6 de janeiro a 27 de março
Programação
competência da oralidade (compreensão e expressão) com base em textos/discursos de géneros adequados a propósitos comunicativos como expor e argumentar em situação de debate e de confronto de perspetivas;
competência da leitura centrada predominantemente em textos de natureza argumentativa (discurso político, artigo de opinião e apreciação crítica);
educação literária não só para conhecimento, leitura e apreciação estética de obras portuguesas que constituíram um marco do pensamento e da literatura portugueses entre os séculos XVII e XIX, mas também para desenvolvimento de hábitos de leitura;
- Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição (1862) - escolher cinco: introdução, capítulos I, IV, X e XIX, conclusão *
- Eça de Queirós, A Ilustre Casa de Ramires (1900) - leitura integral
- Antero de Quental, Sonetos Completos (1886) - escolher dois poemas
- o ler autonomamente obras ou partes de obras ;
- o imaginar desenvolvimentos narrativos a partir de elementos do paratexto e da mobilização de experiências e vivências;
- o mobilizar conhecimentos sobre a língua e sobre o mundo para interpretar expressões e segmentos textuais;
- o analisar o modo como o(s) tema(s), as experiências e os valores são representados pelo(s) autor(es) do texto;
- o justificar, de modo fundamentado, as interpretações;
* Serão ainda lidos em aula duas cartas de Carlos a Joaninha (caps.XLIV e XLVIII) e o último capítulo das Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett (1846)
competência da escrita que inclua obrigatoriamente saber escrever textos de natureza expositiva e argumentativa;
competência gramatical por meio de um conhecimento explícito sistematizado sobre aspetos essenciais dos diversos planos (fonológico, morfológico, das classes de palavras, sintático, semântico e textual-discursivo) da língua.
Prioridades para 2º período:
– sistematização do conhecimento sobre a conjugação verbal e sobre constituintes da frase e funções sintáticas;
– exercitação, no modo oral e escrito, de processos discursivos e textuais (progressão temática, coerência, coesão);
_ modalidades de reprodução do discurso no discurso (incluindo discurso indireto livre) ;
– identificação de processos de referenciação deítica e anafórica.
Já foram publicados no blogue ajudas para este 2º período:
- vídeos sobre as obras narrativas
- textos de análise de A Ilustre Casa de Ramires
- orientações para o estudo.
1 comentário:
Brito era o seu nome.Se fosse vivo teria 90 anos.Estatura média,olhos azuis e quando o conheci tinha cabelos brancos.Ele era de uma inteligência invulgar,com jeito para a matemática,informática e tudo o que se relacionasse com lógica. Tão intelectual que quando as "coisas estavam no ar" ele já sabia onde "iam cair".
Falava e escrevia bem português,foi jornalista desportivo e costumava sentar-se em tertúlia nos cafés da baixa de Coimbra.Teve como amigo Miguel Torga,falava e escrevia Inglês e Francês.No tempo da segunda Guerra Mundial tinha um amigo alemão e mesmo nesse tempo gostava de lavar os dentes com a pasta de dentes mandada vir do estrangeiro, por mais normal que possa parecer nos dias de hoje,naquele tempo os dentes eram lavados com sabão azul e branco.
A rádio e a electricidade eram o seu fascínio e tornou-se técnico de electricidade.Percebia tanto do assunto que chegou a dar aulas a grupos de ingleses.Antes da revolução informática,ele já sabia o que era um computador de tanto ler revistas estrangeiros sobre o assunto.Pouco tempo a seguir tornou-se técnico de "hardware".Chegou a ser chefe de um simulador de voo,que ele próprio montou com uma equipa,numa grande companhia aérea.As suas capacidades eram admiráveis mas acima de tudo ele era o pilar da minha família materna.
O meu avô era um homem que podia ser tudo o que queria mas abdicou disso para ser esse tal pilar da família, procurava pautar os comportamentos dos seus membros por valores morais que guardara de outros tempos.
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