domingo, 22 de fevereiro de 2015

Paris

"O desejo mais natural do homem, 
é saber o que vai no seu bairro e em Paris."

Eça de Queirós (bio)



 Hoje, venho trazer-vos as ruas de Paris dos finais do século XIX, o que só é possível porque a ciência, a técnica e a indústria se conjugaram para criar e generalizar o uso da fotografia.

Excertos do livro


"Logo nessa semana, sem escolher, Jacinto «Galeão» comprou a um príncipe polaco (...) aquele palacete dos Campos Elísios" (cap. I)



"Era um domingo silencioso, enovoado e macio, convidando às voluptuosidades da melancolia. E eu (no interesse da minha alma) sugeri a Jacinto que subíssemos à Basílica do Sacré-Coeur, em construção nos altos de Montmartre."(cap. VI)
"Mas a Basílica em cima não nos interessou, abafada em tapumes e andaimes, toda branca e seca, de pedra muito nova, ainda sem alma." (cap. VI)

"...bairros estreitos e íngremes, de uma quietação de província" (cap. VI)

"Sob o céu cinzento, na planície cinzenta, a Cidade jazia toda cinzenta, como uma vasta camada de caliça e telha."
(cap. VI)







Aproveitem as ligações que vos proponho, para saberem mais sobre a Cidade de Paris  
e visitar o seu mais importante museu - o Musée du Louvre.

(1) Créditos: Todas as imagens aqui utilizadas foram recolhidas no sítio http://www.parisenimages.fr , um grande e extraordinário arquivo, propriedade da cidade de Paris, e cuja reprodução está, naturalmente, condicionada a fins didácticos.

6 comentários:

Anónimo disse...

O paraíso do campo

Morar no campo tem vantagens e desvantagens como tudo ou quase tudo na vida, apesar disso, na nossa opinião, é mais vantajosa a vida no campo.
Uma das vantagens da vida rural é a liberdade, visto que as paisagens são menos «tocadas» pela mão humana, o que nos proporciona uma maior qualidade de vida.
Todos sabemos que é do campo que veem os produtos biológicos e são estes que nos tornam mais saudaveis, prevenindo o aparecimento de certas doenças (cancro, entre outras).
Também é no campo que as pessoas convivem mais umas com as outras, criando nalguns casos laços de amizade, em que se ajudam nos problemas da vida, desenvolvendo a vida social.
Apesar destas vantagens, algumas pessoas consideram que a vida na cidade é melhor, visto que há uma maior oferta de bens de consumo e maior desenvolvimento económico.
Contudo, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatistica, atualmente 44.39% da população vive na cidade e 56.61% desenvolve as suas atividades quotidianas no campo.
Assim, concluímos que a vida rural permite uma maior harmonia para com o ser humano.

Catarina Ramos e Rita vicente 11ºA

KáthiaPherreira disse...

O Verde dos Campos

Grande parte da população mundial vive actualmente nas cidades, com a esperança de encontrar uma melhor qualidade de vida, no entanto a vida no campo proporciona aos Homens uma vida mais vantajosa.
A maioria das pessoas afirma que a cidade lhes proporciona uma maior vida cultura e social, uma maior proximidade dos postos de venda, ou até um maior acesso aos postos de emprego, contudo no nosso entender a vida da cidade tem mais desvantagens que vantagens como uma maior exposição ao crime, à poluição e até um aumento do stress.
A vida rural permite uma maior qualidade de vida começando pelo ambiente em que se encere, menos poluição, mais ar puro que nos leva a ter um maior contacto com a Terra.O campo ainda nos proporciona uma maior proximidade para com os vizinhos, uma maior privacidade e é onde podemos ter o nosso próprio espaço para poder chegar a casa e usufruir dele.
Outra das vantagens da vida rural é a possibilidade de cultivar os terrenos e de receber o que este nos fornece para a alimentação que para além de ser biológico é uma forma de evitar os gastos em postos de venda como acontece na cidade.
A maior qualidade de vida é no campo que a encontramos, a saúde, a tranquilidade e o conforto que este nos oferece são uma mais valia para quem nele vive.


Cátia Ferreira e Jéssica Neto 11ºA

Anónimo disse...

Torna-se óbvio que a vida na cidade tem muito mais vantagens do que a vida no campo, embora ambas tenham os seus prós e contras.
A vida na cidade é muito mais completa, temos toda uma série de serviços à nossa disponibilidade que não temos no campo. Serviços básicos facilmente acessíveis constituem uma vantagem para uma vida melhor. Além disso, na cidade, temos toda uma panóplia de outras facilidades ao nosso dispor: Acesso fácil a vários meios de comunicação, lazer nas mais variadas formas, melhor qualidade de educação, mais oportunidades de emprego, etc.
Verdade seja dita que a cidade tem alguns contras, demasiada população, maior índice de crime, entre outros, mas ainda assim não justificam que a vida no campo seja melhor. No campo pode haver pouca população, mas daí também resulta um ambiente muito mais estagnado. Essa estagnação pode verificar-se a vários níveis: pouco acesso a meios de comunicação, serviços muito básicos difíceis de aceder em muitas situações ou pouco eficientes, qualidade de educação mais fraca; enfim, verifica-se exactamente o contrário do que acontece na cidade. Além disso, aliado à pouca população, deparamo-nos muitas vezes o isolamento, pessoas que acabam completamente sozinhas, na sua maior parte idosos. Na cidade, embora também haja a possibilidade de acontecer, é muito mais raro.
Face a estes factos, nota-se que a cidade é, obviamente, muito mais vantajosa do que o campo, em vários níveis.

João Desidério, 11º A

Anónimo disse...

Por entre as serras

Na cidade encontramos de tudo. Ao nosso alcance está o comércio global, os empregos variados, as mil e uma formas de prazer, a sorte e a ambição para um futuro melhor. Mas à sombra encontramos os contrastes sociais e económicos, a poluição, o crime e a violência que são susceptíveis de acontecer e revelam-se como lugares inseguros para se viver. O campo por seu lado é saudável, simples e calmo, um fabuloso local de habitação onde não estamos ligados à "corrente" frenética e exaustiva que vagueia na cidade, e onde os sons da natureza superam sobre os criados por nós. Porém, a ausência de distracções variadas, a limitação de bens e serviços, que muitas vezes nos obrigam a ir à cidade, e o abandono, isolamento e solidão que e existem em alguma da vida rural, nomeadamente dos idosos, são aspectos que não jogam a favor de se viver no campo. Em suma viver no campo tem como vantagens uma melhor qualidade ambiental e uma maior afectividade entre pessoas e como desvantagens a pouca oferta de emprego, um maior isolamento, um acesso mais limitado à informação ( não via net, mas de comunicação, como as novidades e a moda ). Na cidade encontramos como vantagem uma melhor qualidade de vida, no entanto é mais stressante, com más condições ambientais, que prejudica a nossa saúde e a pouca afectividade entre as pessoas. Em conclusão, o campo torna-se um melhor espaço de vivência.

João Rodrigues, 11º A

Anónimo disse...

Campo ou Cidade

Hoje em dia são varias as questões impostas á sociedade sobre qual o melhor local para viver; cidade ou campo?
Em primeiro lugar o campo é considerado o principal meio de produção onde está centrada a indústria agrícola; visto que hoje em dia se vive numa sociedade que apresenta grandes dificuldades a nível económico as pessoas tem que optar por poupar, tentando assim minimizar as despesas, e por isto o campo torna-se mais vantajoso recorrendo aos extensos terrenos para cultivar os diversos produtos.
Em segundo lugar realça-se a afetividade entre as pessoas, uma vez que no campo a população encontra-se mais unida e preocupada com o próximo; porém na cidade o mesmo não acontece, estando cada pessoas preocupada só com o seu dia a dia.
Assim, com a nossa reflexão e com os argumentos apresentados, podemos concluir que é preferível viver no campo visto que apresenta uma elevada qualidade de vida comparado com a cidade.

Carina Querido
Márcia Santos
Vânia Santos , 11ºA

Anónimo disse...

Este texto pretende discutir as vantagens de viver no campo e na cidade.
No nosso entender, viver no campo é mais vantajoso, pois tem menos confusão, menos poluição, as pessoas vivem mais calmamente e há menos trânsito.
Por outro lado, viver na cidade também tem vantagens, pois há muita opção de escolha, há mais socialização e maior facilidade na obtenção de bens materiais.
Todavia,apesar destes argumentos a favor da cidade, viver no campo confere uma melhor qualidade de vida à população.

Carina Duarte e Cláudia Ramos.