quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Narrativa

A pedido de «várias famílias» ficam elementos para as revisões. 


Texto narrativo
O texto narrativo  conta uma “história”, original e/ou vivida por personagens (individuais ou coletivas); pressupõe o relato de acontecimentos reais ou fictícios que se sucedem no tempo.
Os eventos e as personagens situam-se num determinado espaço.
São, assim, elementos estruturadores da narrativa:
Ação
A ação e constituída pela sequência de eventos motivados ou sofridos pelas personagens.
Fechada — o leitor tem conhecimento do destino final das personagens; a história tem princípio, meio e fim.
Aberta — o destino definitivo das personagens é omitido, tal como o final da acção; a história não tem um princípio, um meio e um fim bem definidos; os episódios não fazem parte de uma ação única; o leitor é convidado a fazer uma reflexão sobre o que leu.
Fechada/Aberta — em determinados textos, encontramos referência ao destino definitivo das personagens, sem que, contudo, a reflexão deixe de ser motivada pelo relato dos acontecimentos, que pode não “fechar” completamente a ação em relação a determinados aspetos.

Personagens
Individuais ou Coletivas
Personagens desenhadas ou planas — estas são definidas por um elemento característico que as acompanha durante todo o texto; tendem para a caricatura ou para a representação de um grupo social (personagem-tipo).
Personagens modeladas ou redondas — trata-se de personagens complexas, que apresentam uma multiplicidade de traços caracterizadores; as suas atitudes perante os acontecimentos podem surpreender o leitor; aproximam-se do ser humano pela sua complexidade.
Espaço
Espaço físico — trata-se do espaço onde as personagens se movimentam e onde ocorrem os acontecimentos:
.geográfico
.interior
.exterior
Espaço social — ambientes vividos pelas personagens; liga-se às características da sociedade em que as personagens se inserem
Espaço psicológico — este espaço é construído pelo conjunto de elementos que traduzem a interioridade das personagens (como, por exemplo, o sonho, a memória, as emoções, as reflexões...).

Tempo
Tempo da história — é o tempo em que decorre a acção.
Tempo histórico — refere-se à época em que os acontecimentos têm lugar - final do século XIX, por ex.
Tempo do discurso —  forma como o narrador relata os acontecimentos — pode voltar atrás no tempo (analepses), adiantar determinado episódio (prolepse), omitir o que se passou em determinado período temporal (elipse), contar de forma abreviada o que aconteceu num certo período de tempo (resumo).

Tempo psicológico — é o tempo vivido pelas personagens de forma subjetiva, ou seja, relaciona-se com o modo como as personagens sentem a passagem do tempo.
 Tipos de narrador
Narrador heterodiegético — é uma entidade exterior à história; tem uma função meramente narrativa; relata os acontecimentos.
Narrador homodiegético — é uma personagem da história que revela as suas próprias “vivências” (não se trata do protagonista da história).
Narrador autodiegético — o narrador participa na história como protagonista, revelando as suas
Focalização da narrativa
A focalização  é o ponto de vista do narrador em relação aos acontecimentos narrados.
Focalização omnisciente— o narrador detém um conhecimento total dos acontecimentos.
Focalização interna — surge quando é instaurado o ponto de vista de uma das personagens que vive a história.
Focalização externa — acontece quando o narrador revela as características exteriores das personagens ou apresenta um espaço físico onde decorre a ação.
A focalização pode ainda ser:
Heterodiegética — a ação é contada por um narrador exterior à história.
Homodiegética — uma das personagens da obra toma o papel de narrador.
Interventiva — tem a função de comentário.
Nota:  a palavra diegese tem origem grega e significa história.

Sem comentários: