sexta-feira, 17 de setembro de 2021

O ser a quem chamo eu

«O ser a quem chamo eu veio ao mundo numa certa segunda-feira, 8 de Junho de 1903, pelas oito horas da manhã, em Bruxelas, e nascia de um francês descendente de uma velha família do Norte e de uma belga cujos ascendentes se tinham estabelecido em Liège há alguns séculos atrás, tendo depois vindo a fixar-se no Hainaut. 
A casa onde se dava este acontecimento, visto que todo o nascimento o é para o pai e a mãe e algumas pessoas que lhe são próximas, situava-se no número 193 da Avenida Louise, e desapareceu há uns quinze anos devorada por um prédio de apartamentos.
Estabelecidos assim estes poucos factos que por si só nada significam e que, no entanto e para cada um de nós, têm mais alcance do que a nossa própria história ou do que a história simplesmente, detenho-me, tomada de vertigem perante o inextricável enredo de incidentes e de circunstâncias que mais ou menos a todos nos determinam. 

Essa criança do sexo feminino, integrada já nas coordenadas da era cristã e da Europa do século XX, esse bocadinho de carne rosada a chorar num berço azul obriga-me a fazer-me uma série de perguntas tanto mais temíveis quanto parecem banais, daquelas que qualquer literato que se preze evita a todo o custo fazer.
»
 
Marguerite Yourcenar, Memórias
 

E tu?

Quem é o ser a quem tu chamas «eu»?

Pensa no assunto e escreve algumas linhas.

Começa o teu texto por «O Ser a quem chamo eu»

 (podes enviar o teu texto para publicar usando um pseudónimo)
 

24 comentários:

Noémia Santos disse...


Fico à espera dos vossos contributos.

Podes selecionar como identidade «Anónimo», para mandares o texto, desde que NÃO te esqueças de assinar (nome próprio, iniciais ou pseudónimo.

profª Noémia S.

Noémia Santos disse...

Desculpem - faltava fechar os parêntesis:

(nome próprio, iniciais ou pseudónimo).


profª Noémia S.

Anónimo disse...

O ser a quem chamo eu é aquele que imagina e continua a imaginar para além dos pensamentos medíocres, o que procura para além do impossível e do inimaginável...
É aquele que sonha acordado á procura de uma resposta para libertar o seu mundo cercado por seis faces quadradas...
É aquele que se esforça para atingir os seus objetivos e sonhos na vida porémtambém é aquele que continua a se esconder do contacto com as responsabilidades...
É aquele que pode não ser grande fisicamente mas sim emocionalmente...
E por fim é aquele que busca o calor do sol, criando laços para aquecer o seu doce e profundo coração...
Isto, em poucas palavras, é o ser a quem eu chamo eu...
-SLV

Anónimo disse...

O ser a quem chamo eu é aquele que nunca pára de criticar o mundo e desespera por não poder ajudar fora das suas capacidades. O ser que sou eu ouve, revolta-se, tenta agir mas finalmente não consegue por necessitar de mais do que a sua idade permite. O ser que sou eu é o ser que está preparado para morrer aos 20 desde que seja a sentir-se um individuo e não mais uma pessoa de 7 milhões que fecham os olhos ao que se passa á sua volta. O ser que sou eu e o ser que tem este pensamento desde tenra idade e nunca mudou. O ser que sou eu está preparado para sofrer. magoar-se e, talvez morrer mas que seja pela humanidade pelos que não têm voz pelos que não têm apoio mas que necesitam aqueles que não interessam aos "deuses" demasiado ocupados com bens materiais como telemóveis carros mas não preocupados com o proximo. Que tiveram muito mais educação do que o resto do mundo mas sabem menos e são menos do que os outros, os pobres, os mudos. O ser que sou eu prefere,muito honestamente morrer a acabar assim e este ser sou eu
LOR UPDF

Anónimo disse...

O ser a quem chamo eu é um simples rapaz de quinze anos, contudo a sua vontade de fazer a diferença vai muito para além de mera simplicidade e indiferença. Facilmente demonstrará o seu lado mais sensível, e é alguém que tenta sempre agradar e ajudar o outro, procurando também ele conforto no carinho e amor que necessita de receber. O seu carisma é suficiente para animar as pessoas que o rodeiam impondo boa disposição. Contudo esta pessoa que aparenta ser confiante pode, por vezes, perder o seu disfarce e revelar a criatura mais pequena e tímida que contém dentro de si. Resumidamente, este sou eu, sou alguém que é o que realmente é e espera ser para sempre.

- ABC

Noémia Santos disse...

Caros SLV, LOR UPDF e ABC

Muito obrigada a todos, pelos vossos textos. Como têm interesse, e aqui podem passar despercebidos, vou publicá-los na página principal, com uma ou outra correção ortográfica ou de pontuação que seja necessária.

Em aula, gostaria que se me dirigissem, só para eu ter a certeza da autoria dos textos.

Até segunda feira

NS

Anónimo disse...

O ser a quem chamo eu é aquele que gosta de viver a vida de maneira a ser diferente de todos os outros, promovendo a felicidade e a alegria.Desde tenra idade que o meu ser interior me leva a ser diferente e a viver a vida ajudando quem precisa, sem ficar à espera de recompensa. A sua boa disposição é suficiente para se entranhar tanto que, até a pessoa mais infeliz mostra um sorriso desconhecido. O ser a quem chamo eu vê a vida pelo seu lado mais positivo é alegre e descontraído, pode também, mostrar a sua parte mais tímida e insegura, no entanto não existe obstáculo que o leve a desistir dos seus sonhos. Sou e espero ser sempre este ser a quem chamo eu.

-MFocus

Anónimo disse...

O ser a quem chamo eu é um mero ser humano que espera trazer prosperidade e felicidade a este lugar monótono a que chamamos mundo. Nunca espera nada mais que o que deveria esperar, pois a espera é algo que vai além de conhecimentos e ideais comuns. O ser a quem chamo eu, sou eu, e apenas eu, a minha consciencia é algo que apenas eu controlo. Sou da maneira que sou pois eu sou o eu a quem eu chamo eu.

- SN

Anónimo disse...

O ser a quem chamo eu é tímido e muito fechado ao mundo que o rodeia, mas com o seu pensamento fora deste planeta.
Alguém que quer fazer a diferença, por vezes também por ser diferente.
Alguém que aparenta ser frio e duro como uma rocha, mas que na verdade é quente e mole como um marshmallow derretido.
Alguém que se considera responsável e que valoriza a hierarquia.
E tudo comprimido neste pequeno texto como os átomos de carbono num diamante, este ser sou eu.
A. Dumbledore

Noémia Santos disse...

Caros Dumbledore, SN e MFocus
Agradeço os vossos textos de apresentação que -tal como os anteriores - nos dão excelentes motivos de reflexão sobre a vida. Logo que possa, vou publicar na página principal. Até amanhã N S

Anónimo disse...

O ser a quem chamo eu navega nestas águas furiosas há quinze anos. O mar é exigente, agitado, traiçoeiro e exige de mim muita força e determinação. Nem sempre a tenho. Há dias em que acordo pronto para a luta mas há outros em que desanimo. Uma coisa é certa nunca sigo a corrente só porque a maioria o segue. Apanho a minha onda mesmo que nem sempre seja a mais fácil. É minha e só assim sinto que domino o mar. Se vou encontrar rumo certo... o tempo o dirá.
NTG

Anónimo disse...

O ser que sou eu é... bem, como hei de o descrever?
É um ser que quer fazer muito, mas a sua paciência não é suficiente. Quer tudo ver, mas o tempo não lhe permite tal privilégio. Quer criar continentes, mundos, universos e partilhá-los com todos os que lá estiverem para os apreciar. Quer ter alguém para abraçar, beijar e que fique com ele durante os altos e baixos do caminho da vida. É um ser que tenta agradar todos, mas não espera nada de ninguém.
O ser que sou eu é um ser que quer ser.

- DPC

Anónimo disse...

O ser a quem chamo eu é um ser humano com 14 anos que tem como objetivo de vida ser feliz.
Um ser que como os outros todos sonha, imagina, deseja, e por fim acredita que pode, e irá concretizar o seu objetivo de ser feliz na vida, pois luta por isso, e nunca desiste por mais dura que seja a travessia. Um rapaz que acredita em si mesmo, mesmo quando estão todos contra ele. Afinal de contas, dedica-se a esperar o futuro apenas quem não sabe viver o presente.

- DV





Noémia Santos disse...

NTG, DPC e DV

É gratificante a forma como, a exemplo de outros colegas, acolheram a proposta de escrita. Obrigada e a promessa de os republicar na página principal.

Atenção - em aula, gostaria que se me dirigissem, para eu saber da autoria e poder ter em conta esta participação.

NS

Anónimo disse...

O ser a quem chamo eu é uma pessoa bastante feliz com a vida que leva. Gosta de transmitir tudo o que de bom tem para as pessoas que o rodeia é transparente e sincero nas palavras que diz e nos conselhos que dá. Gosta de fazer a diferença em pequenos gestos mas que valorizam muito para si. Gosta de conhecer pessoas novas porque enriquece a sua opinião de ver vários aspetos, observa estilos diferentes dos seus. Tem objetivos concretos para o futuro e luta por isso, um dos objetivos é continuar a ser alegre em tudo o que faz e aproveitar o momento porque só temos esta oportunidade. E este sou eu a quem chamo eu!

DC

Anónimo disse...

O ser a quem chamo eu...
...é um ser simples e dedicado.
Que gosta de fazer os outros sorrir mesmo quando triste está.
Não gosta muito de mostrar parte fraca mas também não é de ferro..
Espera alcançar todos os seus sonhos e lutar para os concretizar.
Sou um ser feliz e, todos os dias os que mais me amam, me relembram que devo ter esperança num mundo melhor e assim o faço.
Esta é a descrição que faço de mim mesma!

Anónimo disse...

*Seas*

Bruna Pinto disse...

O ser a quem chamo eu é uma pessoa que gosta de ajudar as pessoas que precisam, é uma pessoa sincera e humilde que gosta de agradar a toda a gente. Luta pelos seus sonhos e não deixa que ninguém se meta a frente.Gosta de fazer amizades com pessoas de diferentes culturas com personalidades e estilos diferentes.Não gostas de mostrar a sua parte fraca mas também não se é de deitar a baixo muito facilmente.É uma boa amiga que esta sempre presente para ajudar os seus amigos nas horas boas e mas. E esta sou eu a quem chamo eu!!!
Bruna Pinto :)

Anónimo disse...

O ser a quem chamo eu é simplesmente ser uma pessoa que parece por fora feliz e contente mas por dentro tar confusa e um pouco triste. Que tenta aproveitar ao máximo cada momento que a vida dá. Que se preocupa com pessoas que não lhe dão a minima. Mas também querer poder ajudar toda a gente á sua volta! Tentar ser amiga de toda a gente mesmo fazendo asneiras!
Sei que o que mais quero é ver os meus sonhos realizados, mas só com o meu esforço e suor é que se podem realizar. E quero ver os que mais amo bem. Porque o que me move são eles!
-BS

Anónimo disse...

O ser a quem chamo eu pensa ser uma pessoa curiosa que adora possuir conhecimento e se entusiasma à sua procura. Um ser ainda cheio de defeitos, que se preocupa em chegar o mais longe possível, e que sonha um dia ser maior para poder chegar até aos outros. Que tenta simplificar o dia-a-dia para poder saborear os seus valores e encontrar o que o faz feliz. Que ama arte, música, cultura e desporto. E que como não gosta de perder avança mais e mais respeitando os seus princípios. (ou pelo menos assim tenta ser).
-DC

Noémia Santos disse...

DC, Seas, Bruna P., BS, -DC

Obrigada, também, pelos vossos textos, que já li.

Vou fazer pequenos acertos e, logo que esteja completa esta matéria da publicidade, publico na página principal.

Até 5ª feira

NS

Anónimo disse...

O ser a quem chamo eu é apenas mais um rapaz no mundo.Um rapaz que tem objetivos na sua vida , todos bem definidos.Nao pretende desistir deles.Tenho um grande gosto pela informática , pelo desporto e pelo desporto.Sou um rapaz cheio de energia que gosta de passar uns belos tempos a conversar.Sou um pouco timido e reservado quando estou com pessoas que nao conheço , o que aconteceu este ano quando conheci pela primeira vez a turma , esses sentimentos ja foram trocados pelo conforto e entreajuda que existe na turma.

-RLGP

Noémia Santos disse...

RLGP

Obrigada a «mais um rapaz no mundo», que tem a particularidade de ser, também, único e irrepetível, como cada um de nós.

Como disse, logo que passe o trabalho sobre o anúncio (onde estão as instruções e apoios),publicarei os vossos textos na pág. principal.

NS

Anónimo disse...

O ser a quem chamo eu, é aquele que sonha com o futuro e que se preocupa com os seus. Espera fazer uma pequena diferença. Espera ser justo para com quem se cruzar na vida. Quando errado, arrependido, quando certo, confiante. Espera poder avançar após os seus erros e as suas batalhas. Um dia derrotado, no seguinte vitorioso.

Procurando nele próprio a resposta para os seus problemas. Aquele que já magoou e foi magoado, já perdoou e foi perdoado. Ainda manchado pelo seu passado, é aquele que espero se ver livre do mesmo sem arrependimento.
Aquele que não quer ser mais, nem menos que o outro, apenas o mesmo.

Este é o ser a quem chamo eu, um que espera encontrar a sua paz na sua felicidade e permanecer no futuro, o ser a que hoje, chamo eu.

WJM