quinta-feira, 15 de outubro de 2015

"Perdido em Marte"


APRECIAÇÃO CRÍTICA

Sobre esta matéria, relembra-se a indicação da aula: ver MANUAL - páginas 156 (exemplo) e 293 (marcas de género e exemplo)

Exemplo de uma apreciação crítica, neste caso
referente ao filme "Perdido em Marte"

O romance que esteve na base do filme e o ator Matt Damon

"Perdido em Marte"
Baseando-se no romance "The Martian", de Andy Weir, o filme de Scott é (…) uma clássica e empolgante história de sobrevivência, centrada na personagem de um astronauta/biólogo que fica abandonado no Planeta Vermelho, já que os seus companheiros de tripulação julgam que ele terá morrido durante uma violenta tempestade.
É um filme singularmente desprovido de "transcendência": Scott não usa o seu herói para fazer "passar" uma qualquer mensagem mais ou menos abstrata ou redentora, preferindo antes encená-lo como um ser humano no trabalho — de facto, para sobreviver em Marte, o protagonista terá que aplicar o melhor dos seus conhecimentos, em particular para conseguir cultivar os alimentos (batatas!) necessários para resistir durante alguns anos de espera...
Scott tem ao seu dispor um elenco de luxo que inclui, entre outros, Matt Damon (no papel central), Jessica Chastain (líder da missão), Jeff Daniels, Kate Mara, Chiwetel Ejiofor, Sean Bean e Mackenzie Davis. E o filme a eles muito deve, já que, mesmo tendo em conta a sua sofisticação de produção, "Perdido em Marte" não é um objeto de ostentação técnica, antes uma odisseia de gente humana, tocantemente humana. (185 palavras)
Crítica de João Lopes, outubro 2015
(excerto; grafia alterada para o Novo Acordo)


Sem comentários: