quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Fernão Lopes


«No século XV, um cronista era um historiador. O rei encarregava um cronista de registar os feitos mais importantes do seu reinado ou dos anteriores.»

«Que acontecimentos históricos são relatados na 1.ª parte da Crónica de D. João I?
Na parte da Crónica de D. João I é relatada a crise de sucessão de 1383-85 que teve lugar no fim da primeira dinastia e que levou ao poder a dinastia de Avis. Durante esta crise, o Mestre de Avis, futuro rei D. João I, teve um papel determinante na defesa da independência de Portugal do domínio de Castela.»

«Os atores da Crónica de D. João I são personagens individuais como o Mestre de Avis ou Álvaro Pais, mas também a personagem coletiva representada pelo povo anónimo.»
«O verdadeiro protagonista da Crónica de D. João I é o povo que surge mitificado e elevado à categoria de herói. A personagem coletiva escolhe o Mestre como seu líder e luta ao seu lado pela independência nacional.»


              

EXERCÍCIO

1.Vê o documentário
2. Vai tomando NOTAS, por TÓPICOS

3. Com base nas tuas notas e revendo uma ou outra passagem, se necessário,
escreve um TEXTO EXPOSITIVO (100 a 150 palavras) sobre o Tema

FERNÃO LOPES E O SEU TEMPO

1 comentário:

Rogério Maciel disse...

Um comentário Positivo:
Escrevêr em Português!
A C tores » actores

Cole C tiva » colectiva

"ciberdúvidas"/ AO=Acordês Agenda Maçónica de Destruição da Língua de Portugal, O Português!

PRIBERAM » SÓ Utilizar O Priberam PRÉ-AO

"instituto camões" » A TRaição Á Língua de Portugal, A Língua Portuguêsa, e ao Maior POeta da Língua de Portugal e da Língua Portuguêsa, assim como Um dos Maiores da Históra das Nações.

A "portoeditora", Em Tempos, Marca de Referência da Cultura de Portugal, TRAÍU em 1º lugar os sêus Fundadôres e também Cínicamente , Portugal e a A Língua de Portugal! No dias Malditos que correm, é mais uma Agente do Regime Maçónico Traidôr da Pátria Lusa!