quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Cantigas de amor e outras cantigas da nossa vida

 N.S.|Brooklin.NY
O PAPEL DAS CANÇÕES E DA MÚSICA NA ATUALIDADE |Começamos a publicação das letras das canções contemporâneas escolhidas pelos alunos, no âmbito desta reflexão (trabalho de aula: seleção e análise formal e de conteúdo de 'cantigas' dos séculos XX ou XXI; comparação com cantigas medievais; reflexão crítica).
António Variações - "Estou além"

Não consigo dominar
Este estado de ansiedade
A pressa de chegar
P'ra não chegar tarde
Não sei de que é que eu fujo
Será desta solidão
Mas porque é que eu recuso
Quem quer dar-me a mão

Vou continuar a procurar a quem eu me quero dar
Porque até aqui eu só

Quero quem
Quem eu nunca vi
Porque eu só quero quem
Quem não conheci
Porque eu só quero quem
Quem eu nunca vi
Porque eu só quero quem
Quem não conheci
Porque eu só quero quem
Quem eu nunca vi


Esta insatisfação
Não consigo compreender
Sempre esta sensação
Que estou a perder
Tenho pressa de sair
Quero sentir ao chegar
Vontade de partir
P'ra outro lugar

Vou continuar a procurar o meu mundo, o meu lugar
Porque até aqui eu só

Estou bem
Aonde não estou
Porque eu só quero ir
Aonde eu não vou
Porque eu só estou bem
Aonde não estou
Porque eu só quero ir
Aonde eu não vou
Porque eu só estou bem
Aonde não estou

Esta insatisfação
Não consigo compreender
Sempre esta sensação
Que estou a perder
Tenho pressa de sair
Quero sentir ao chegar
Vontade de partir
P'ra outro lugar

Vou continuar a procurar a minha forma, o meu lugar
Porque até aqui eu só

Estou bem
Aonde não estou
Porque eu só quero ir
Aonde eu não vou
Porque eu só estou bem
Aonde não estou
Porque eu só quero ir
Aonde eu não vou
Porque eu só estou bem
Aonde não estou
7 de novembro de 2018 às 08:57



Amor Electro - "A Máquina"

Saber o que fazer
Com isto a acontecer
Num caso como o meu
Ter o meu amor...
Pra dar e pra vender
Mas sei que vou ficar
Por ter o que eu não tenho
Eu sei que vou ficar...

É de pedir aos céus
A mim, a ti e a Deus
Que eu quero ser feliz
É de pedir aos céus...

Porque este amor é meu
E cedo vou saber
Que triste é viver...
Que sina, ai que amor

Já nem vou mais chorar
Gritar, ligar, voltar...
A máquina parou
Deixou de tocar

Sentir e não mentir
Amar e querer ficar...
Que pena é ver-te assim...
Já sem saberes de ti
Rasguei o teu perdão
Quis ser o que já fui
Eu não vou mais fugir
A viagem começou

6 comentários:

Anónimo disse...

http://amusicaportuguea2.blogspot.com/2018/04/mariza-quem-me-dera.html?m=1

Anónimo disse...

A Paixão
Rui Veloso

Tu eras aquela
Que eu mais queria
P'ra me dar algum conforto e companhia
Era só contigo que eu, sonhava andar
P'ra todo o lado e até quem sabe
Talvez casar
Ai o que eu passei
Só por te amar
A saliva que eu gastei para te mudar
Mas esse teu mundo era mais forte do que eu
E nem com a força da música ele se moveu

(refrão)

Mesmo sabendo que não gostavas
Empenhei o meu anel de rubi
P'ra te levar ao concerto
Que havia no rivóli

E era só a ti
Que eu mais queria
Ao meu lado no concerto nesse dia
Juntos no escuro de mão dada a ouvir
Aquela música maluca sempre a subir
Mas tu não ficas-te nem meia hora
Não fizeste um esforço para gostar e foste embora
Contigo aprendi uma grande lição
Não se ama alguém que não ouve a mesma canção

(refrão)

Mesmo sabendo que não gostavas
Empenhei o meu anel de rubi
P'ra te levar ao concerto
Que havia no rivóli

Foi nesse dia que percebi
Nada mais por nós havia a fazer
A minha paixão por ti era um lume
Que não tinha mais lenha por onde arder

(refrão)

Mesmo sabendo que não gostavas
Empenhei o meu anel de rubi
P'ra te levar ao concerto
Que havia no rivóli

Anónimo disse...

https://m.youtube.com/watch?v=EHT0aVUCSTY

É o link da música.

Anónimo disse...

https://youtu.be/Kb24RrHIbFk
Letra da música que pertence ao respetivo link a cima!
I've been on the low
I been taking my time
I feel like I'm out of my mind
It feel like my life ain't mine
Who can relate?
I've been on the low
I been taking my time
I feel like I'm out of my mind
It feel like my life ain't mine

[Logic]
I don't wanna be alive
I don't wanna be alive
I just wanna die today
I just wanna die
I don't wanna be alive
I don't wanna be alive
I just wanna die
And let me tell you why

All this other shit I'm talkin' 'bout they think they know it
I've been praying for somebody to save me, no one's heroic
And my life don’t even matter
I know it I know it I know I'm hurting deep down but can’t show it
I never had a place to call my own
I never had a home
Ain't nobody callin' my phone
Where you been? Where you at? What's on your mind?
They say every life precious but nobody care about mine

I've been on the low
I been taking my time
I feel like I'm out of my mind
It feel like my life ain't mine
Who can relate?
I've been on the low
I been taking my time
I feel like I'm out of my mind
It feel like my life ain't mine

I want you to be alive
I want you to be alive
You don't gotta die today
You don't gotta die
I want you to be alive
I want you to be alive
You don't gotta die
Now lemme tell you why

[Alessia Cara]
It's the very first breath
When your head's been drowning underwater
And it's the lightness in the air
When you're there
Chest to chest with a lover
It's holding on, though the road's long
And seeing light in the darkest things
And when you stare at your reflection
Finally knowing who it is
I know that you'll thank God you did

[Logic]
I know where you been, where you are, where you goin'
I know you're the reason I believe in life
What's the day without a little night?
I'm just tryna shed a little light
It can be hard
It can be so hard
But you gotta live right now
You got everything to give right now

I've been on the low
I been taking my time
I feel like I'm out of my mind
It feel like my life ain't mine
Who can relate?
I've been on the low
I been taking my time
I feel like I'm out of my mind
It feel like my life ain't mine

I finally wanna be alive
I finally wanna be alive
I don't wanna die today
I don't wanna die
I finally wanna be alive
I finally wanna be alive
I don't wanna die
I don't wanna die

[Khalid]
Pain don't hurt the same, I know
The lane I travel feels alone
But I'm moving 'til my legs give out
And I see my tears melt in the snow
But I don't wanna cry
I don't wanna cry anymore
I wanna feel alive
I don't even wanna die anymore
Oh I don’t wanna
I don’t wanna
I don’t even wanna die anymore

Anónimo disse...

LOGIC-1-800-273-8255 (part. Alessia Cara e Khalid)
Tenho estado triste
Tenho levado meu tempo
Me sinto como se estivesse fora de minha mente
Sinto que minha vida não é minha
Quem se identifica?
Tenho estado triste
Tenho levado meu tempo
Me sinto como se estivesse fora de minha mente
Sinto que minha vida não é minha

[Logic]
Eu não quero estar vivo
Eu não quero estar vivo
Eu só quero morrer hoje
Eu só quero morrer
Eu não quero estar vivo
Eu não quero estar vivo
Eu só quero morrer
E me deixe te dizer porquê

Toda essa merda de que estou falando, eles acham que entendem
Eu tenho orado por alguém para me salvar, ninguém é heroico
E minha vida nem importa
Eu sei, eu sei, eu sei que estou sofrendo profundamente, mas não posso demonstrar
Eu nunca tive um lugar para chamar de meu
Eu nunca tive um lar
Ninguém liga para o meu celular
Onde você esteve? Onde você está? O que se passa na sua cabeça?
Eles dizem que toda vida é preciosa mas ninguém liga para a minha

Tenho estado triste
Tenho levado meu tempo
Me sinto como se estivesse fora de minha mente
Sinto que minha vida não é minha
Quem se identifica?
Tenho estado triste
Tenho levado meu tempo
Me sinto como se estivesse fora de minha mente
Sinto que minha vida não é minha

Eu quero que você viva
Eu quero que você viva
Você não precisa morrer hoje
Você não precisa morrer
Eu quero que você viva
Eu quero que você viva
Você não precisa morrer
Agora me deixe te dizer porquê

[Alessia Cara]
É a primeira respiração
Quando sua cabeça está se afogando debaixo d'água
E é a leveza no ar
Quando você está lá
Peito no peito com um amante
É aguentar forte mesmo que a estrada seja longa
E ver a luz nas coisas mais sombrias
E quando você encara seu reflexo
Finalmente sabendo quem é
Eu sei que você agradecerá a Deus por ter feito isso

[Logic]
Eu sei onde você esteve, onde você está, onde você está indo
Eu sei que você é a razão pela qual eu acredito na vida
O que é o dia sem um pouco de noite?
Eu só estou tentando espalhar um pouco de luz
Pode ser difícil
Pode ser muito difícil
Mas você tem que viver agora
Você tem tudo para dar agora

Tenho estado triste
Tenho levado meu tempo
Me sinto como se estivesse fora de minha mente
Sinto que minha vida não é minha
Quem se identifica?
Tenho estado triste
Tenho levado meu tempo
Me sinto como se estivesse fora de minha mente
Sinto que minha vida não é minha

Eu finalmente quero estar vivo
Eu finalmente quero estar vivo
Eu não quero morrer hoje
Eu não quero morrer
Eu finalmente quero estar vivo
Eu finalmente quero estar vivo
Eu não quero morrer
Eu não quero morrer

[Khalid]
A dor não é a mesma, eu sei
O caminho que eu traço parece solitário
Mas estou caminhando até minhas pernas cederem
E eu vejo minhas lágrimas se derreterem na neve
Mas eu não quero chorar
Eu não quero chorar mais
Eu quero me sentir vivo
Eu nem quero morrer mais
Ah, eu não quero
Eu não quero
Eu nem quero morrer mais

Noémia Santos disse...

Obrigada pelos vossos contributos. Aguardo uns trabalhos intetessantes!