sábado, 10 de novembro de 2018

Cantigas de amor e outras músicas

Continuamos a publicar materiais (letras ou vídeos) escolhidos pelos alunos
para análise e reflexão sobre o tema A MÚSICA E AS CANÇÕES NA ATUALIDADE
Banda: Galgo

4 comentários:

Noémia Santos disse...

A música é uma cultura bem antiga. Esta cultura funciona através da vibração de partículas que nós denominamos "música".
A música é algo que nos aconchega quando estamos sozinhos, anima-nos quando estamos tristes, ou mesmo para nos pudermos concentrar em algum treino ou atividade.
A música da-nos sonhos, esperança e, para alguns, um motivo para sorrir todos os dias.
A minha música selecionada chamada "House of Memories" e faz-me recordar alguém importante para mim. Igual ao cantor, quando eu a ouço recordo-me que essa pessoa especial guarda-me na sua "House of Memories".
...continua

Anónimo disse...

A música tem um papel muito importante na atualidade, pois tal como já foi referido em aula é costume dizer que "somos o que comemos" mas na verdade também "somos o que ouvimos", para além disso é também uma arte que desperta várias emoções: alegria , tristeza, raiva, nostalgia, angústia, entre outras.
A música pode mudar muito a nossa forma de pensar, de agir e de interagir com as outras pessoas, assim sendo é capaz de mudar o nosso dia a dia e tanto pode exercer sentimentos positivos ou negativos.
Tal como tudo a música tem evoluído ao longo dos tempos, por exemplo a poesia Trovadoresca tem as cantigas de Amor, de Amigo e de Escárnio e Maldizer e cada uma destas cantigas tem as suas características assim como a música hoje em dia, estas para além de terem muitas diferenças também têm imensas semelhanças, conseguimos observar isto durante as apresentações realizadas em aula, por exemplo no caso da canção "Shape of You" do Ed Sheeran, apresentada pelo nosso grupo, é muito parecida com as cantigas de Amor pois o sujeito é um homem apaixonado e elogia a rapariga que ama mas também diferem o facto de o amor ser correspondido e de não haver uma relação de hierarquização o que não acontece nas cantigas de Amor.
Tal como a Poesia Trovadoresca a música é uma arte muito importante para a história da língua e da escrita que é muito valorizada pelas pessoas.
Pela importância da música todos nós devemos ouvi-la para nos alegrarmos e não nos sentirmos sozinhos.

Anónimo disse...

O papel das músicas e das canções na atualidade é muito importante, pois a música ajuda-nos a abstrair-nos de situações más por que estejamos a passar e, de certa forma, também nos torna pessoas mais bem-dispostas.
As canções podem ter como tema/base, o amor, como podemos ver na música “ Perfect” do cantor Ed Sheeran, onde o cantor expressa a alegria que ele sente ao estar com a mulher que ele ama e o amor que ele sente por ela ou também, um sentido de crítica, como se pode ver em “Stressed Out “ da banda Twenty One Pilots que critica a sociedade atual pela pressão que exerce nos adultos em ganhar dinheiro, no excesso de trabalho e não poderem aproveitar a vida como quando eram crianças.
Em relação à poesia trovadoresca, a música “Perfect” representam as cantigas de amor pois têm como semelhanças o sujeito poético ser masculino ( o próprio cantor/trovador ), e demonstra o amor que sente por ela, no entanto, têm algumas diferenças , pois não há hierarquização e o amor é correspondido. No caso da música “ Stressed Out “, representa as cantigas de maldizer, pois faz uma critica direta á sociedade atual.
Assim, através destas semelhanças entre as músicas e canções atuais e a poesia trovadoresca chega-se á conclusão de que passados todos estes anos, canções antigas ainda refletem temas atuais e que a música tem e sempre teve um papel muito importante nas nossas vidas.
Trabaho realizado por:
Luana Costa nº13
Matilde Richardo nº19
Thiago Silva nº27
Carlos nº 30
Arthur Chaves nº 29

Unknown disse...

Reflexão sobre a música nos dias de hoje

A música tem um grande impacto nas nossas vidas: afirmamos isto como jovens que somos, imaginamos a banda sonora da nossa vida consoante os momentos vividos. Não é tarefa fácil: temos de conjugar a batida com harmonia que tem de estar em perfeita sinfonia com os nossos mais profundos sentimentos.
Não sabemos ao certo quando é que a música se tornou tão importante pois afinal nós já nascemos a ouvi-la: escutamos as suas pequenas mudanças ao longo dos anos e vemos a sociedade moldar-se e formar-se com a música.
No séc. XII o ser humano já começava a exprimir os seus sentimentos através de poesia trovadoresca, que era convertida posteriormente em cantigas, que podiam ser de amigo, amor, escárnio ou maldizer.
Apesar dos tempos terem mudado muitos dos sentimentos permaneceram e ainda podemos encontrar muitos destes temas presentes na vida atual, como por exemplo o facto de ainda existirem musicas a expressarem o seu amor e a venerar a pessoa amada como era feito nas cantigas de amigo e amor, ou até mesmo críticas à sociedade ou a alguém em específico como vemos presente em grande parte no rap e é uma característica das cantigas de maldizer.
Com isto podemos concluir que os sentimentos são difíceis de mudar ao longo dos tempos e que uma pequena parte da nossa mentalidade não pode ser moldada consoante um meio em que estamos.
Trabalho realizado por:
Carolina Macieira nº4
Juliana Gomes nº12
Miguel Lopes nº21
Raquel Melo nº23
Raul Terêncio nº24
10ºC