quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Fernão Lopes, Crónica


Textos de apoio[1]
Exercício Formativo
PORTUGUÊS, 10º Ano
Tema: Fernão Lopes, Crónica de D. João I
Novembro 2018


I
A
CRÓNICA n. fem. (do gr. Kronos, tempo). 1. Sequência, compilação de factos registados segundo a ordem do seu desenrolar. Se a narração se faz por ano, toma o nome de anais, se de dez em dez anos, chama-se décadas. As crónicas traçavam a história de um reinado, de uma dinastia ou de uma instituição e mesmo a história de um povo, desde os seus começos, mas sem que o autor tente determinar as causas e apontar os efeitos. […]. 3. Subgénero jornalístico de comentário a temas ou acontecimentos recentes.
B
Crónica de D. João I ou Crónica del Rei Dom Joam da Boa Memória, obra-prima da autoria do cronista português Fernão Lopes, escrita entre 1434 e 1443 e editada apenas em 1664. Compõem-na duas partes e abrange, historicamente, o período do interregno (1383-1385) e os acontecimentos que antecederam os esponsais da infanta D. Beatriz com o filho do conde de Cambridge: a aclamação do Mestre de Avis, o assassínio do conde Andeiro, a trucidação do bispo de Lisboa pela multidão, o cerco da capital e a peste no arraial castelhano e as batalhas de Aljubarrota e Valverde são alguns dos quadros que o autor aí trata com impressionante verbalismo, vigoroso e colorido.
AA. VV., 2001 “Crónica” e “Crónica de D. João I ou Crónica del Rei Dom Joam da Boa Memória”, in Nova Enciclopédia Larousse. Vol. 7. Lisboa: Círculo de Leitores (pp.2109-2110)

1. Indique, no texto A, qual das definições de crónica corresponde à obra de Fernão Lopes. Justifique.

2. Refira, a partir do texto B, a data de redação e de edição da Crónica de D. João I; o modo como a obra se estrutura; quais os quadros que a compõem.


II
Leia com atenção o texto.
A
     «D. Leonor Teles a seduzir o fraco rei D. Fernando, o Mestre de Avis a apunhalar o amante dela, conde de Andeiro, o povo de Lisboa a nomear o Mestre “regedor e defensor do reino”, o condestável Nuno Álvares Pereira a derrotar os Castelhanos em Aljubarrota e várias outras batalhas…Tudo isto é familiar a muitos Portugueses (infelizmente, não a tantos como seria desejável), mas se assim acontece o mérito é de um homem acerca do qual não sabemos muita coisa: Fernão Lopes. Nada mais, nada menos do que um dos maiores escritores portugueses de sempre.
     A bem dizer, este Fernão Lopes – que nasceu à volta de 1380 e morreu em meados do século XV – não era bem o que agora entendemos por escritor, pois não foi um ficcionista. Tudo o que ele escreveu era verdade e, se tivesse vivido hoje, chamar-lhe-íamos historiador. No tempo dele davam-lhe o nome de cronista. A missão de que estavam encarregados os indivíduos com este ofício era escrever a história dos reinados que tinham ficado para trás. Quem lhes pagava eram os reis. Eram, portanto, funcionários públicos. Compreende-se assim que os cronistas fossem naturalmente muito aduladores: para agradar aos “patrões”, diziam bem dos pais e dos avós destes, ou seja, dos reis sobre os quais escreviam.
     Não foi bem esse o caso de Fernão Lopes. A ideia que o norteou foi contar as coisas com o máximo de realismo. E, como observador atento da realidade que era, não lhe escapou o papel decisivo desempenhado pelo povo anónimo no curso da História. Como se isto não bastasse, era um artista da frase, um pintor de imagens verbais, um compositor sinfónico que utilizava as letras em vez das notas de música. O resultado foi a obra admirável que nos deixou: a Cónica de D. Pedro, a Crónica de D. Fernando e a Crónica de D. João. É graças a elas que sabemos “tudo” acerca da segunda metade do século XIV português e que consideramos esse período um dos mais fascinantes da nossa História.
     Fernão Lopes, que não tinha pergaminhos de nobreza, foi também o segundo diretor da Torre do Tombo. […]»
MARTINS, Luís Almeida, 2011. 365 Dias com histórias da História de Portugal. 
Lisboa: A Esfera dos Livros (pp 127-128)

1. Estabeleça, a partir do texto, a biografia de Fernão Lopes.
2. Explique o que significava ser cronista naquele tempo.
3. Com base no penúltimo parágrafo, apresente os traços mais marcantes do estilo lopesiano.



[1] Seleção, organização e questionários – Paula Viegas, ESHN, 2015.

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