quarta-feira, 3 de maio de 2017

Porto - guia de visita


Bem-vindo ao Porto, cujo Centro Histórico faz parte, desde 1996, 
da lista do Património Cultural da Humanidade, classificado pela UNESCO.
Itinerário
Dia 1 
14h00
1 - Rua Sá da Bandeira (em honra do militar da Guerra Peninsular/Invasões Francesas e das Lutas Liberais). Começou a ser aberta  em 1836 e vai crescendo no sentido sul norte até 1880. No final do século XIX e primeiras décadas do século XX, nascem alguns dos edifícios emblemáticos, como o Café A Brasileira (Arte Nova) e o Hotel Peninsular (telef. 22 200 30 12). 
2 - Estação de S. Bento  - oficialmente inaugurada em 5 de Outubro de 1916, com cobertura de vidro e ferro fundido, da autoria do arquitecto Marques da Silva. 
O átrio está revestido com vinte mil azulejos historiados, do pintor Jorge Colaço, que ilustram a evolução dos transportes e cenas da história e vida portuguesas. 
Os azulejos apresentam um estilo típico da Arte Nova, utilizando cores muito claras, conhecidas como cores-pastel. Inserida no Centro Histórico do Porto, classificado como Monumento Nacional, a estação ferroviária está ainda abrangida pela zona de proteção da Muralha de D. Fernando.
3 - Av. dos Aliados – aberta na segunda década do século XX, possui um conjunto monumental de edifícios de granito, com elementos Arte Nova e Art Deco. É encimada pela Câmara Municipal, começada a construir em 1920, mas só terminada nos anos 50 do século XX. À frente das escadarias da Câmara, estátua do escritor Almeida Garrett, do escultor Barata Feyo, inaugura em 1954, no centenário da morte do escritor.  Garrett está muito presente no Porto; vale a pena uma visita à Casa onde nasceu (ver percurso do 2º dia), à Igreja de S. Ildefonso, onde foi batizado, e à  grande  Biblioteca Municipal do Porto, que tem o seu nome.
4 - Rua das Flores - foi aberta entre 1521-1525, no final do reinado de D. Manuel Correspondeu às necessidades de uma crescente burguesia mercantil - comerciantes e industriais, bem como alguns cirurgiões, clérigos e juízes -  com gosto pelos palácios e por ambientes de luxo. A construção nesta rua foi feita segundo novos moldes: pela primeira vez na história urbana da cidade, existiu uma regulamentação precisa sobre o tipo de habitação a construir, com regras sobre as duas margens da rua e a visibilidade das fachadas. 
Após a recuperação e restauro que têm vindo a ser feitas, nos últimos 2 anos, a Rua das Flores recuperou protagonismo, novas funções (ex. hotéis, alojamentos temporários, casas de chá, Museu da Misericórdia...) e é hoje uma das ruas favoritas dos visitantes.

5 - O Mercado Ferreira Borges - construído para substituir velho Mercado da Ribeira, é um edifício da arquitetura do ferro . As obras ficaram concluídas em 1888 (ano da publicação de Os Maias e do nascimento de F. Pessoa). Projetado pelo engenheiro João Carlos Machado – com várias inovações técnicas: utilização do ferro fundido e do vidro; grandes aberturas com persianas de cristal; grandes portas de acesso  também de ferro.
Em frente, a estátua de Infante Dom Henrique é de bronze, fundida em Paris, datada de 1900, de autoria de Tomás Costa.
15h40
6 - O Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto começou a ser construído em 1842 Com uma mistura de estilos arquitetónicos o edifício apresenta sobretudo traços do neoclássico oitocentista. É Sede da Associação Comercial do Porto e serve agora para os mais diversos eventos culturais e sociais da cidade.Será realizada uma Visita Guiada.
7 - A Praça da Ribeira - parte do Centro Histórico, Património Mundial da UNESCO, é de origem medieval, quando ali já havia uma grande atividade económica devido à presença de um porto. Com o tempo passou a ter intenso comércio. Na 2ª metade do século XVIII houve grandes remodelações na cidade e na zona da Ribeira foram abertas novas ruas e criados espaços com vista para o rio, obras financiadas com a criação de um imposto sobre o comércio do vinho. No Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, a Ribeira foi requalificada. Foi remodelado o pavimento e o mobiliário urbano entre a Ponte D. Luís e o Cais da Estiva. É, atualmente, uma zona muito frequentada por turistas.

8 - A Ponte Luís I - de estrutura metálica com dois tabuleiros, foi construída sobre o rio Douro, entre  1881 e 1888, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. O projeto é do engenheiro belga Théophile Seyrig, que tinha colaborado anteriormente com Gustave Eiffel na construção da ponte ferroviária Maria Pia.
9 - Cais de Gaia - durante vários séculos, aqui se localizou um porto fluvial de onde eram exportadas diversas mercadorias, com especial relevo para o vinho do Porto. Ainda hoje é o espaço comercial e turístico das Caves do Vinho do Porto. A renovação do Cais de Gaia foi iniciada em 2000 e concluída em 2003. Foi distinguida com o "Prémio Turismo - Valorização do Espaço Público", do Instituto do Turismo de Portugal, atribuído a projetos inovadores, em termos de respeito na  intervenção no espaço público e de integração no meio envolvente.
18h00 - Cruzeiro das Pontes - Cais de Gaia
20h00 - Jantar no Restaurante Imar (Cais de Gaia)
21h30 - Passeio de regresso, pela Ribeira do Porto. Fim do primeiro dia.

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