terça-feira, 2 de maio de 2017

Santo Antero

Síntese

   Eça de Queirós referiu-se em 1896 aos primórdios da sua amizade com Antero de Quental numa carta -"Um génio que era um santo" e conta que se tornou discípulo deste.
   Quando Antero chega dos Açores a Coimbra contacta com ideias e formas de pensar novas devido às suas leituras e as mudanças que havia em Coimbra,  na época, criando uma revolução cultural dentro de si. As correntes do espírito moderno que este possuía provinha da leitura de Filósofos e muitos mais como Proudhon,... Antero era então rebelde e romântico e projectou isso nas primeiras manifestações literárias que liderou com o objetivo de fazer a diferença.
Alguns vocábulos como verdade e justiça, liberdade e ideal aparecem quase obsessivamente nos textos do Antero, que tinha como objetivo criar reações súbitas na sociedade. O Poeta considerava as religiões e os deuses inúteis na sociedade, bem como a forma como que eram escritos os poemas românticos na época, dizia que faltava inovação.
   O poeta carateriza o que é ser ideal: é ser desprezo da vaidade, ter amor desinteressado da verdade, preocupação exclusiva do grande e do bom, boa fé, desinteresse, grandeza de alma, nobreza, soberano bom gosto e soberaníssimo bom senso.
   Foram as conferências do Casino as responsáveis pela difusão em Portugal das ideias revolucionárias da literatura: socialismo, realismo, naturalismo;  as conferências efetuadas por Antero de Quental, Jaime Batalha Reis, entre outros marcaram, assim a nova vida literária dos finais do século XIX. .
    O capitalismo e o absolutismo são, para Antero, as causas da decadência da cultura peninsular. O Poeta vivia angustiado com a sociedade em que se inseria e que nunca preparara ou as gerações vindouras.
   Afetado pela doença e vindo fora de época, pois as suas ideias, estéticas, morais, etc. não estavam de acordo com a sociedade envolvente, fazendo emergir em Antero escreve os Sonetos completos: caraterizados pelo pessimismo e a preocupação com a morte que era, aparentemente, insuperável.
   Este pessimismo e preocupação com a morte imergiu-lhe acompanhavam-no desde jovem, bem como a sua ligação a Deus. Suicida-se com desespero na sua Terra Natal. 
 
Tiago Almeida 
(com correções e cortes)

Sem comentários: