quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Textos auto-biográficos (III)

28 de Janeiro de 2010 16:59

A minha memória é pouco nítida, não há muito que contar ao contrário do que as pessoas podem pensar, visto que sou estrangeiro.

Nasci na Russia na cidade Ijevsk. Acho que as primeiras imagens foram de mim à andar numa canoa familiar com os meus pais e outros amigos deles nos rios daquela região, que nascem dos montes Urais. Aproximadamente naquela idade (4 ou 5 anos) lembro-me de ter um gato espertíssimo, que brincava e até dormia comigo.
Lembro os anos em que andei no jardim de infância a aprender a ler e escrever lá,  as a pessoa que me ensinou essas coisas foi, na verdade a minha irmã.
A escola lembro ainda melhor, aqueles corredores gigantes para mim naquela altura, e a iniciação à matematica e russo (entre outras disciplinas).

Lembro-me  de o pai  me comprar algum doce ou gelado ao levar me para a casa entre suas viagens à Europa. Portanto, na Russia vivi com a minha mãe e irmã.

Penso que naquela altura o meu pai foi para Portugal, e  não conseguiu habituar-se à Russia novamente (já que tinha vindo de Israel, e muito na hora, porque meio ano mais tarde tinha começado a guerra alí).

Entre o Infantário e a escola a mãe comprou um gato muito original que apareceu da cruzagem da espécie Persa com angorá. Foi um gato grande e todo branco, selvagem (até os cães tinham medo dele), mas respeitava a família.
Aproximadamente no final do 2º ano escolar fomos para Portugal. Primeiro para Santarém, mais tarde para Torres Vedras. Naquele tempo a vida para mim não mudou muito, como se diz em russo “o jarro é vazio”, portanto foi fácil de habituar, mas os meus pais achavam que a vida era muito diferente. Só começei a perceber mais tarde e a notar os aspectos positivos e negativos.

Entretanto a quantidade de acontecimentos tem aumentado com o passar o tempo. Parece que apenas nos últimos anos houve mais eventos/acontecimentos que no resto da vida.

Alexander R 10A nº1







Crédito das imagens:
worldpictures.wordpress.com
citycatalogue.fr
Arquivo da profª/ESHN
belohorizonte.olx.com.br

1 comentário:

Anónimo disse...

ó my god... onde é que a professora arranjou essa fotografia??? o_0

Alex