quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Metáforas para definir “memória”

No nosso manual de português, na página 159, encontra-se um excerto de um texto do livro “Cadernos de Lanzarote”, da autoria de José Saramago, no qual o escritor descreve várias metáforas para definir “memória”. Na aula de Língua Portuguesa, a professora decidiu lançar-nos o desafio, propondo-nos que pensássemos e descobrissemos novas metáforas, para definir a mesma palavra, portanto, aqui deixo a minha contribuíção:



 A memória é como pegadas deixadas na areia, é uma prova da nossa existência e passagem pelos desafios da vida, dos quais apenas retiramos as lembranças que mais nos marcaram. No entanto, com a erosão do tempo, essas pegadas vão deixando de ser visíveis, sendo contínuamente substitúidas por outras.

 

Foto: Noémia Santos. 2009
 A memória também pode ser comparada a um álbum de fotografias, pois lá se encontram todas as nossas lembranças passadas e vamos sempre repondo novas. Contudo, com o passar do tempo, as fotografias vão perdendo a sua cor e definição inicial, bem como o papel vai ficando desgastado.



Estes são exemplos de metáforas para definir “memória”, todavia existem muitos mais. Em suma, a memória pode ser comparada com algo que seja como as nossas lembranças, aquelas que nos marcaram mais no passado e que podem e são contínuamente alteradas, esquecidas ou substituídas.



Disciplina: Língua Portuguesa
Docente: Noémia Santos
Aluna: Susana Ribeiro
10ºB nº22

Sem comentários: