Se um poeta diz «obscuro», «amplo»,«barco», «pedra» é porque estas palavras nomeiam a sua visão do mundo, a sua ligação com as coisas. Sophia
2º EXERCÍCIO ESCRITO DE AVALIAÇÃO (DEZ.2013)
A nível da análise do texto literário
(poema), os alunos deverão ser capazes de:
Ø Aplicar à análise de texto noções básicas
de versificação, relativas a:
- Noções de estrofe e de verso
- Tipo de verso, quanto ao número de sílabas
- Tipos de estrofe, quanto ao número de
versos
- Tipos de rima
- Noção de verso branco ou livre
Ø Distinguir entre tema e assunto
Ø Avaliar a intenção comunicativa
Ø Apreender sentidos explícitos e implícitos
e simbologias
A nível do domínio da gramática da língua e
dos seus usos expressivos, os alunos
deverão ser capazes de:
Ø Identificar classes e subclasses de
palavras
Ø Identificar modos e tempos verbais em
frases simples e complexas
Ø Reconhecer funções sintáticas nucleares –
sujeito, predicado, complementos
Ø Identificar tipos de sujeito
Ø Distinguir relações de coordenação e de
subordinação
Ø Identificar funções sintáticas das
orações subordinadas substantivas completivas e adjetivas relativas
(restritivas e explicativas)
Ø Identificar e caraterizar a ordenação de
elementos da frase – coesão frásica e interfrásica
Ø Analisar e justificar os mecanismos de
coesão interfrásica, em especial, mecanismos de retoma (repetição; substituição
por sinónimo ou hiperónimo; substituição por pronome/ pronominalização)
Ø Reconhecer o valor polissémico das palavras;
Ø Distinguir conotação e denotação
Ø Reconhecer figuras de retórica e outros recursos expressivos, avaliando o
seu significado no contexto específico
1 comentário:
Olá professora, o que significa ''avaliar a intenção comunicativa''?
Daniela
Enviar um comentário