segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Exercício escrito - conteúdos programáticos e objetivos específicos

 

Se um poeta diz «obscuro», «amplo»,«barco», «pedra» é porque estas palavras nomeiam a sua visão do mundo, a sua ligação com as coisas.                              Sophia   


2º EXERCÍCIO ESCRITO DE AVALIAÇÃO (DEZ.2013)

A nível da análise do texto literário (poema), os alunos deverão ser capazes de:

Ø  Aplicar à análise de texto noções básicas de versificação, relativas a:
-       Noções de estrofe e de verso
-       Tipo de verso, quanto ao número de sílabas
-       Tipos de estrofe, quanto ao número de versos
-       Tipos de rima
-       Noção de verso branco ou livre

Ø  Distinguir entre tema e assunto

Ø  Avaliar a intenção comunicativa

Ø  Apreender sentidos explícitos e implícitos e simbologias

A nível do domínio da gramática da língua e dos seus usos expressivos,  os alunos deverão ser capazes de:

Ø  Identificar classes e subclasses de palavras

Ø  Identificar modos e tempos verbais em frases simples e complexas

Ø  Reconhecer funções sintáticas nucleares – sujeito, predicado, complementos

Ø  Identificar tipos de sujeito

Ø  Distinguir relações de coordenação e de subordinação

Ø  Identificar funções sintáticas das orações subordinadas substantivas completivas e adjetivas relativas (restritivas e explicativas)

Ø  Identificar e caraterizar a ordenação de elementos da frase – coesão frásica e interfrásica

Ø  Analisar e justificar os mecanismos de coesão interfrásica, em especial, mecanismos de retoma (repetição; substituição por sinónimo ou hiperónimo; substituição por pronome/ pronominalização)

Ø  Reconhecer o valor polissémico das palavras;

Ø  Distinguir conotação e denotação

Ø  Reconhecer figuras de retórica e outros recursos expressivos, avaliando o seu significado no contexto específico

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá professora, o que significa ''avaliar a intenção comunicativa''?

Daniela