domingo, 6 de abril de 2014

"O meu avô era uma pedra"

"O meu avô era uma pedra. Depois de tanto tempo à espera (...) o meu avô transformou-se numa pedra, incapaz de se mover, incapaz de falar."

"E ninguém, nem sequer a professora, dá conta de que eu saio com a mochila ao ombro. Sou invisível. Sou a pedra que se mexe entre todas as pedras"
 
Eu, para o contrato de leitura, li o livro "Deixem falar as pedras" do autor David Machado.

Este livro é narrado por Valdemar, um rapaz violento e obeso, como é descrito pelo autor; a história baseia-se em Valdemar que recorda quando o avô foi viver com a sua família, e que acaba por tornar-se um fascínio para o neto; dizia palavrões, não respeitava as regras da casa e contava histórias de terror; o avô era uma pessoa que tinha sofrido muito com a vida e tinha perdido a sua amada, daí ser uma pessoa fria e distante.

Valdemar um dia encontra uma notícia de que o alfaiate (o homem que tinha roubado a noiva ao avô) tinha morrido; então, tenta ajudar o avô a sair do buraco em que estava metido, indo falar com a Graça do Penedo, a que fora sua noiva na juventude, pois ele ainda tem a esperança de que o avô tenha vontade de viver.

Na minha opinião, o autor exagera quando descreve Valdemar como um rapaz violento, como disse no Encontro relaizado na Biblioteca Municipal; sim, ao início ficamos com essa impressão mas ao longo da história podemos ver que Valdemar não é assim tão mau, pois tenta ajudar o avô.
 
Afinal, ele é mais um adolescente armado em rebelde que quer chamar atenção dos pais, pois parecem que não querem saber dele, não lhe dão assim muita atenção e não mostram lá muito interesse por ele; são pais ausentes e o que ele tem mais próximo de um pai e de uma mãe é o avô,  que não é propriamente a pessoa mais bem-educada, é um bocado violento, não propriamente fisicamente mas muito a nível psicológico, o que influencia também a maneira de ser de Valdemar pois passa os dias com o avô.
 
Com este livro podemos concluir que as memórias e o passado influenciam o presente; neste caso, a memórias / as histórias contadas pelo o avô influenciaram a vida do neto. O livro também nos conta as memórias da História - o pré e o pós - 25 de Abril.
 


 

No tema do mar, li o livro “ O Velho e o Mar” de Ernest Hemingway; é uma história de amor, compaixão e respeito entre um jovem e um velho.

Como no livro “ Deixem falar as pedras “ existe uma grande ligação entre os adolescentes e as pessoas de mais idade; neste caso é um rapaz que cresceu e aprendeu a pescar com Santiago (o velho), mas como ele não pescava nada há muito tempo os pais do rapaz puseram-no noutro barco, mas mesmo assim ele não desistiu de Santiago, como o Valdemar não desistiu do avô.




          Mariana Matos nº24 10ºA

Sem comentários: