terça-feira, 20 de maio de 2014

Exercício de Português

De acordo com a informação prestada em aula, segue para vosso conhecimento a MATRIZ do EXERCÍCIO ESCRITO do 3º período,
comum a todas as turmas do 10º ano da escola.
Para um conhecimento completo dos objetivos, estrutura e cotações da prova, consulta a versão completa no moodle da escola.

Ano letivo 2013-2014
MATRIZ DO EXERCÍCIO ESCRITO DE AVALIAÇÃO SUMATIVA
 PORTUGUÊS - 10º ANO
Caracterização do exercício

-       A prova tem duas versões (Versão 1 e Versão 2).

-       A prova apresenta três grupos de itens.

-       No Grupo I avaliam-se conhecimentos e capacidades de leitura e de expressão escrita através de itens de construção. Este grupo inclui um primeiro conjunto de quatro questões, selecionadas a partir da lista de conteúdos declarativos do 10.º ano para o domínio da Leitura, sendo 3 itens de resposta restrita e um item de resposta extensa (caraterização, exposição, juízo de valor…).

-       O suporte do grupo I – A é um texto de carácter autobiográfico (Diário ou Memória ou Autobiografia ou Autorretrato ou Carta)

-       Haverá no Grupo I uma questão B - exposição ou reflexão sobre um outro tema do programa (Poesia Lírica de Camões ou Contos do séc. XX ou Textos dos Media)

-       No Grupo II, avaliam-se conhecimentos e capacidades de leitura e de funcionamento da língua.

-       No grupo II, que tem como suporte um texto informativo breve (150-200 palavras), incluem-se itens de seleção (escolha múltipla) e de construção (resposta curta).

-       O Grupo III, de avaliação de conhecimentos e capacidades no domínio da Expressão Escrita, é constituído por um item de resposta extensa. Este item apresenta orientações no que respeita à tipologia textual, ao tema e à extensão (de 150 a 200 palavras).

-       O exercício é cotado para 200 pontos


Domínios dos conhecimento e capacidades a testarvalorização:

-       Leitura ……………………………….100 pontos

-       Funcionamento da Língua…….50 pontos

-       Expressão Escrita ………………….50 pontos

Critérios de classificação

-       A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item e é expressa por um número inteiro.

-       Nos itens de seleção, a ausência de indicação inequívoca da versão (Versão 1 ou Versão 2) implica a classificação com zero pontos.

-       Em caso de omissão ou de engano na identificação de uma resposta, esta pode ser classificada se for possível identificar inequivocamente o item a que diz respeito.

-       Até ao ano letivo 2013/2014, na classificação dos testes escritos, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo de 1945, quer no Acordo de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.


Fatores de penalização

-       Cada erro de ortografia, incluindo acentuação, ou de pontuação ………1 ponto

-       Cada erro de sintaxe ou de vocabulário …………………………………………….2 pontos

-       Desvio no número de palavras previstas… 1 ponto por palavra, até ao limite de 5.

-       Uma ou mais respostas escrita(s) integralmente em maiúsculas é sujeita a uma desvalorização de cinco pontos, no conjunto do teste.


Tempo
O exercício tem a duração de 100 minutos.








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