De acordo com
a informação prestada em aula, segue para vosso conhecimento a MATRIZ do EXERCÍCIO
ESCRITO do 3º período,
comum a todas
as turmas do 10º ano da escola.
Para um
conhecimento completo dos objetivos, estrutura e cotações da prova, consulta
a versão completa no moodle da
escola.
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Ano letivo 2013-2014
MATRIZ DO EXERCÍCIO ESCRITO DE AVALIAÇÃO SUMATIVA
Caracterização do exercício
- A prova tem
duas versões (Versão 1 e Versão 2).
- A prova
apresenta três grupos de itens.
- No Grupo I avaliam-se conhecimentos e
capacidades de leitura e de expressão escrita através de itens de construção.
Este grupo inclui um primeiro conjunto de quatro questões, selecionadas a
partir da lista de conteúdos declarativos do 10.º ano para o domínio da Leitura,
sendo 3 itens de resposta restrita e um item de resposta extensa
(caraterização, exposição, juízo de valor…).
- O suporte do
grupo I – A é um texto de carácter autobiográfico (Diário ou Memória ou
Autobiografia ou Autorretrato ou Carta)
-
Haverá no Grupo I uma questão B - exposição ou reflexão sobre um
outro tema do programa (Poesia Lírica de Camões ou Contos do séc. XX ou Textos dos Media)
- No Grupo II, avaliam-se conhecimentos e
capacidades de leitura e de funcionamento da língua.
- No grupo II,
que tem como suporte um texto informativo breve (150-200 palavras), incluem-se
itens de seleção (escolha múltipla) e de construção (resposta curta).
- O Grupo III, de avaliação de conhecimentos e capacidades no domínio da
Expressão Escrita, é constituído por um item de resposta extensa. Este item
apresenta orientações no que respeita à tipologia textual, ao tema e à extensão
(de 150 a 200 palavras).
- O exercício é
cotado para 200 pontos
Domínios dos conhecimento e capacidades a testar – valorização:
- Leitura
……………………………….100 pontos
- Funcionamento
da Língua…….50 pontos
- Expressão
Escrita ………………….50 pontos
Critérios
de classificação
- A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos
critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para
cada item e é expressa por um número inteiro.
- Nos itens de seleção, a ausência de indicação inequívoca da versão
(Versão 1 ou Versão 2) implica a classificação com zero pontos.
- Em caso de omissão ou de engano na identificação de uma resposta, esta
pode ser classificada se for possível identificar inequivocamente o item a que
diz respeito.
-
Até ao ano letivo 2013/2014, na
classificação dos testes escritos, continuarão a ser consideradas corretas as
grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo de 1945, quer no
Acordo de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias
numa mesma prova.
Fatores de penalização
-
Cada erro de ortografia, incluindo
acentuação, ou de pontuação ………1 ponto
-
Cada erro de sintaxe ou de
vocabulário …………………………………………….2 pontos
- Desvio no número de palavras previstas… 1 ponto por palavra, até ao
limite de 5.
- Uma ou mais respostas escrita(s) integralmente em maiúsculas é sujeita
a uma desvalorização de cinco pontos, no conjunto do teste.
Tempo
O exercício tem a duração de 100 minutos.
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