quinta-feira, 15 de maio de 2014

Irão as nanomáquinas dominar-nos?


                                                                                            «Nano»

ESCOLA SECUNDÁRIA HENRIQUES NOGUEIRA                                                          maio de  2014
PORTUGUÊS, 10º A                                                                                               Docente: Noémia Santos

Nome do Aluno: ……………………………………………………………………………………………

AVALIAÇÃO DA SÍNTESE

Aspeto a observar
Exemplos do texto “Irão as nanomáquinas dominar-nos?”

Contração do texto dentro dos limites


120 a 145 palavras  (1/3 de 397 = 132)
Manutenção da sequência de apresentação das informações
(não obrigatória, desde que a alteração se justifique, com associação entre parágrafos ou contração de informação afim)

- Os humanos evoluíram com base na tecnologia
- As tecnologias – de grande escala e microscópica - comportam
vantagens e riscos
- Mantém-se o fascínio pelas novas tecnologias e o frenesim da inovação
- Produto da nanotecnologia, haverá uma nova classe de seres artificiais, capazes de se autorreproduzir,
- As nanomáquinas terão larga aplicação, da informática ao armamento, e provocarão grandes alterações 
Manutenção da estrutura interna dos parágrafos

Ex. Não “partir” as informações contidas no 1º e no último parágrafo; têm uma lógica interna

Manutenção das coordenadas
espácio -temporais

-Desde os primeiros homens/ Desde as cavernas/ Desde sempre/
- no início /inicialmente
- começámos/passámos/depois = desde …até
- há 2 milhões de anos
- Hoje/em pleno século XXI = atualmente
- Há mais de dez anos
- No século XXI
Manutenção das palavras/expressões essenciais (ou equivalentes)

Tempos remotos / seres humanos / progredir / tecnologia(s) / objetos de pedra e osso/materiais sintéticos/ inovar/ consequências/ fascínio pelas novas tecnologias/nova era de poder tecnológico/ seres artificiais/autorreproduzir-se/ nanotecnologia e/ou nanomáquinas/ século XXI

Manutenção da articulação lógica entre as partes do texto, através de conectores frásicos, advérbios de interligação ou outros elementos estruturantes
Desde…Começámos por …passámos ….e, depois… ; Em termos globais…; Contrariados, aprendemos que…; mas também… (3) ; Mesmo assim…; Hoje…; Todavia…;
Substituição de vocabulário com marcas pessoais por palavras ou expressões equivalentes

ex. nossos/ símios cavernícolas evoluídos/ Contrariados, compreendemos …/comporta uma ambígua mistura de consequências/mergulha-nos… /enxame letal/ ameaçadora praga mecânica/afã/ «vivos» no sentido aceitável da palavra…

Expressões mais económicas

Seres humanos;homens/Homem; conseguimos progredir > progrediram/… por objetos feitos de pedra e osso, passámos para os metais, e, depois, para os materiais sintéticos > dos objetos de pedra e osso aos materiais sintéticos/ Hoje, em pleno século XXI > Atualmente/ se mostram preocupados > se preocupam
Uso da 3ª pessoa e do discurso indireto
Substituir o uso da 1ª pessoa do plural; não usar citações

Correção ortográfica e de pontuação

Correção morfossintática
Ver: articuladores; concordâncias; preposições; tempos verbais...


Sem comentários: