terça-feira, 19 de maio de 2015

O que nos preocupa (a lição do olhar III)

Gradil

Eu e a Inês pensamos em falar de algo que nos preocupasse na nossa aldeia; lembrámo-nos do campo de futebol que está abandonado, achamos que devia ser reabilitado pois em tempos foi um sítio bastante frequentado, trazia visitantes ao Gradil, animava a aldeia, juntava os amigos, as famílias. O desportivo união gradilense pertenceu aos nossos bisavós, aos nossos avós e ainda um dos nossos pais jogou e treinou neste campo, agora deserto e abandonado. Traz recordações da união de uma grande família que ultrapassou as derrotas e festejou as vitórias. Os gradilenses têm de preservar estas memórias e voltar a usar este espaço. 
 
Num mundo onde as pessoas estão cada vez mais distantes e frias umas com as outras, sabemos que a reabilitação do desportivo união gradilense irá dar mais vida a aldeia e unir os gradilenses: voltariam as grandes festas, em que cada um trazia um pouco e juntos faziam um soberbo almoço, as claques barulhentas que gritavam frases de incentivo, as famílias que ao domingo sempre juntas assistiam aos jogos dos filhos.
Há tradições que vale a pena manter. 


Ana Catarina
Inês
11ºC

1 comentário:

Anónimo disse...

Em 2020 irá ser erguida uma nova instalação do Desportivo União Gradilense. O Campo de futebol irá ser renovado, o respectivo balneário e o espaço em seu redor. O projecto já está entregue na CM de Mafra e a obra está prestes a iniciar-se.