De acordo com o pedido, deixo algumas sugestões relativas ao grupo III
A primeira relaciona-se com a participação cívica e social dos jovens na sociedade em que se inserem, propondo a reflexão e a defesa de um ponto de vista sobre a questão _ Voto aos 16, sim ou não?
Propostas dos colegas
Enquadramento do tema
Um
dos temas importantes actualmente é o do funcionamento da democracia:
se a democracia pode ser melhorada, como? Como é que se pode estimular a
participação dos cidadãos? Neste contexto podemos questionar-nos sobre
qual a melhor idade para iniciar o voto; o sufrágio universal é um
direito conquistado em Portugal na sequência do 25 de Abril de 1974 e
devemos ter a responsabilidade de continuar a defender esse direito;
mais do que uma responsabilidade é um dever absoluto e sagrado.
Tese
A
partir de que idade é que devemos ter obrigação de cumprir esse dever?
Esta questão é fundamental, sobretudo para os mais jovens até aos 18
anos. O nosso ponto de vista é de que o voto deve ser um direito e um
dever a partir dos 16 anos. Provavelmente muitas pessoas discordaram da
nossa opinião, mas iremos fundamentá-la com argumentos indiscutíveis.
1º argumento:
É
a partir dos 16 anos que os cidadãos adquirem um conjunto de direitos e
deveres significativos que têm consequências importantes para a
sociedade, que implicam consciência e responsabilidade: podemos ser
presos e julgados em tribunal como adultos, podemos casar, podemos
trabalhar e descontar para o Estado. Em qualquer um destes exemplos
estão impostas obrigações tão sérias como as que estão associadas ao
voto.
2º argumento:
Ao
iniciar-se, através do voto, uma participação mais jovem dos cidadãos
da democracia, iria ser estimulado o seu envolvimento no sistema
democrático e na sociedade prevenindo o abstencionismo, que é cada vez
mais elevado, e promovendo a civilidade, o sentimento de pertença e de
integração social.
3º argumento:
Ao
constituir-se como direito a partir dos 16 anos o sufrágio seria uma
forma de reforçar a liberdade civil dos cidadãos; a liberdade de
participar, exprimir a sua opinião, o direito de ser ouvido. Ver
reconhecida esta liberdade e este direito é também uma questão de
justiça no sentido em que a partir desta idade já somos membros plenos
da sociedade.
4º argumento:
A
partir dos 16 anos qualquer cidadão tem capacidade para votar, para
fazer uma opção política, para escolher uma orientação para a sua
sociedade, para criticar as diferentes posições politicas e fundamentar
uma decisão de voto. Haverá gente inconsciente aos 16 anos, certamente;
mas tal ocorre em todas as idades.
Objeções possíveis:
a) um jovem de 16 anos ainda não tem maturidade para votar.
b) um jovem de 16 anos talvez não tenha conhecimento para intervir politicamente com qualidade.
Refutação do argumento e conclusão
No entanto, um
jovem com 16 anos já tem muitos conhecimentos e experiência de vida;
está na fase final do secundário já estudou muitas disciplinas, já fez
muitos testes; já teve de fazer escolhas e opções de áreas de estudo.
Será que votar exige mais conhecimentos do que estes que já foram
adquiridos? Cremos que não.
André Santos
Maryline Matos
11ºB
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