Defender
ideias
Manifestar
opinião fundamentada sobre um tema
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Ø O texto é concebido de forma a convencer ou a
persuadir.
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Ø A tese/ideia defendida deve ser claramente
identificada pelo destinatário.
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Ø O texto deve usar um registo adequado à
situação, ao destinatário e ao tema.
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Ø O texto deve começar por uma introdução, normalmente contida num só parágrafo; segue-se o desenvolvimento (2 a 4 parágrafos), com os respetivos
argumentos, seguidos de exemplos; finalmente, uma conclusão, de parágrafo único, que retoma a
afirmação inicial provada ou contrariada.
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Ø Os vários parágrafos devem estar encadeados uns
nos outros pelos articuladores do discurso ou conectores lógicos (Ex: tempo passado-presente,
causa-efeito-consequência, hipótese-solução, etc.). *
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EXEMPLOS
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· A
introdução deve ser breve.
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· A
introdução deve evitar frases vazias ou irrelevantes, a “palha” (ex: Há
muitas opiniões diferentes sobre os efeitos da televisão”) ou ambíguas (“Por
um lado concordo que a televisão é negativa para as crianças, mas por outro
lado discordo”).
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· Na
introdução seja direto: “A televisão é um meio poderoso de aprendizagem e
entretenimento” ou “A televisão tem muito mais vantagens do que desvantagens”.
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·
Concentre-se no seu melhor argumento ou nos dois
melhores argumentos (um argumento bem desenvolvido e exemplificado é melhor
do que três argumentos em esboço/mal sustentados).
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· Como regra:
trate um ponto por parágrafo; mude de parágrafo só quando concluiu o/um
raciocínio fundamentado; ligue os parágrafos entre si, através de
articuladores frásicos ou de expressões de ligação: Assim; Contrariamente;
Com efeito; Apesar do que foi dito; No que se refere a; Por todas estas
razões.
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· Se tem
tendência a perder-se, use marcadores discursivos estruturadores da
informação: …por duas razões… em primeiro lugar/em segundo lugar; por um
lado/por outro lado.
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· Garanta a
coesão: temporal (tempos/ modos verbais), interfrásica (pois,
assim sendo, deste modo, logo, porém…) e lexical (substituições lexicais –
por sinónimos ou hiperónimos, por ex., para evitar repetições.
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1. Quando falamos ou escrevemos um texto de opinião, o nosso objetivo é o de convencer;
2. devemos tomar uma posição em relação ao tema (contra ou a favor);
3. temos que justificar a posição assumida, com base em argumentos;
4. devemos antecipar e contestar possíveis argumentos contrários ao nosso ponto de vista
5. devemos concluir o texto, reforçando a posição assumida.
2. devemos tomar uma posição em relação ao tema (contra ou a favor);
3. temos que justificar a posição assumida, com base em argumentos;
4. devemos antecipar e contestar possíveis argumentos contrários ao nosso ponto de vista
5. devemos concluir o texto, reforçando a posição assumida.
* Creio que será útil reverem os articuladores para melhorarem o texto do grupo III
(regista no caderno ou imprime e cola no caderno)
À esquerda está indicada a função.
TIPO DE CONEXÃO
FUNÇÃO DA CONEXÃO
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CONECTORES (OU ARTICULADORES)
(conjunções e locuções conjuncionais, coordenativas e subordinativas; advérbios; expressões de ligação)
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Adição
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e, também, igualmente, do mesmo modo, e ainda, e até, além disso, além do mais, não só ...como também, não só ... como ainda, bem como, assim como, por um lado ... por outro, nem...nem, de novo, incluindo...
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Oposição / contraste
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mas, porém, todavia, contudo, no entanto, doutro modo, ao contrário, pelo contrário, contrariamente, não obstante, por outro lado...
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Alternativa
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fosse...fosse, ou, ou então, ou ...ou, ora...ora, quer...quer, seja...seja, alternativamente, em alternativa, senão ...
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Comparação
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como, conforme, também, tanto...quanto, tal como, assim como, tão como, pela mesma razão, do mesmo modo, de forma idêntica, igualmente, ...
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Consequência
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por tudo isto, de modo que, de tal forma que, de sorte que, daí que, tanto...que, é por isso que...
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Causa
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pois, pois que, visto que, já que, porque, dado que, uma vez que, por causa de, posto que, em virtude de, devido a, graças a ...
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Finalidade / intenção
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com o intuito de, para (que), a fim de, com o fim de, com o objetivo de, de forma a ...
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Concessão
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apesar de, ainda que, embora, mesmo que, por mais que, se bem que, ainda assim, mesmo assim...
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Conclusão / síntese / resumo
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pois, portanto, por conseguinte, assim, logo, enfim, concluindo, em conclusão, em síntese, consequentemente, em consequência, por outras palavras, ou seja, em resumo, em suma, ou melhor...
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Certeza
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com certeza, decerto, naturalmente, é evidente que, certamente, sem dúvida que,...
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Confirmação
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com efeito, efetivamente, na verdade, de facto, sem dúvida, de certo, deste modo, na verdade, ora, aliás, sendo assim, veja-se, assim...
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Explicitação / particularização
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quer isto dizer, isto (não) significa que, por outras palavras, isto é, por exemplo, ou seja, é o caso de, nomeadamente, em particular, a saber, entre outros, especificamente, ou melhor, assim, ressalte-se, saliente-se, importa salientar, é importante frisar ...
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Opinião
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na minha opinião, a meu ver, em meu entender, no meu ponto de vista, parece-me que, creio que, penso que, para mim, ...
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Dúvida
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talvez, provavelmente, é provável que, possivelmente, é possível, porventura...
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Hipótese / Condição
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se, caso, a menos que, salvo se, exceto se, a não ser que, desde que, supondo que, admitindo que ...
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Sequência temporal
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em primeiro lugar, num primeiro momento, em segundo lugar, antes de, em seguida, seguidamente, então, durante, ao mesmo tempo, quando, simultaneamente, depois de, após, até que, enquanto, entretanto, logo que, no fim de, por fim, finalmente,
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Sequência espacial
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à direita, à esquerda, ao centro, adiante, diante, em cima, em baixo, no meio, acima, abaixo, atrás, ao lado, naquele lugar, detrás, por trás (de), próximo de sob, sobre...
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