sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Cantigas de Escárnio e Maldizer

 Cantiga de Escárnio | a sátira é realizada indiretamente, por meio da paródia, da ironia e do sarcasmo, com recurso a "palavras cobertas, que hajam dois entendimentos para lhe lo não entende rem".

Cantiga de Maldizer| a sátira é feita de forma direta, por vezes com bastante agressividade, "mais descobertamente", com "palavras que querem dizer mal e não haverão outro entendimento senão aquele que querem dizer chãmente" (literalmente).


TEMÁTICAS DAS CANTIGAS DE ESCÁRNIO E DE MALDIZER
(entre outros que podes consultar aqui)

Aspeto físico das mulheres, Adultério, Arte de trovar, Casamentos, Cobardia, Comportamentos políticos, Comportamentos sexuais, Duplicidade ou mentira, Estupidez, Falta de escrúpulos ou corrupção, Falta de palavra, Impostos, Incompetência profissional, Maus tratos domésticos, Modas e vestuário, Paródias ao amor cortês
 
 Gravura satírica medieval (o louco). British Library)

Como prometido, fica a cantiga "Roi Queimado morreu com amor/em seus cantares" completa, tal como o R. a leu em aula.

Dirigida ao trovador Rui Queimado, esta composição é uma das mais conhecidas sátiras ao motivo da morte de amor, muito presente nas juras dos trovadores, nas cantigas de amor galego-portuguesas (como vimos no refrão "ai, mia senhor, assi moir'eu!", da cantiga de amor "Como morreu quem nunca bem/houve da rem que mais amou").
 


                                            Roi Queimado morreu com amor

                                            em seus cantares, par Santa Maria,
                                            por ũa dona que gram bem queria;
                                            e por se meter por mais trobador,
                                            porque lh'ela nom quis[o] bem fazer,
                                            feze-s'el em seus cantares morrer;
                                            mais ressurgiu depois ao tercer dia.
 
                                            Esto fez el por ũa sa senhor
                                            que quer gram bem; e mais vos en diria:
                                            porque cuida que faz i maestria*,
                                            enos cantares que fez há sabor
                                            de morrer i e des i d'ar viver**.
                                            Esto faz el, que x'o pode fazer,
                                            mais outr'homem per rem non'o faria.
 
                                            E nom há já de sa morte pavor,
                                            senom sa morte mais la temeria,
                                            mais sabe bem, per sa sabedoria,
                                            que viverá, des quando morto for;
                                            e faz-[s'] em seu cantar morte prender,
                                            des i ar vive: vedes que poder
                                            que lhi Deus deu - mais quen'o cuidaria!
 
                                            E se mi Deus a mi desse poder
                                            qual hoj'el há, pois morrer, de viver,
                                            jamais [eu] morte nunca temeria.

Pero Garcia Burgalês


 *O termo tem neste contexto o sentido geral de "mestria" (obra de mestre) e também o sentido que assume na Arte de Trovar (cantiga sem refrão; estas cantigas eram consideradas mais elaboradas e engenhosas e, por isso, eram as mais consideradas entre os trovadores)

** de morrer aí e depois de voltar a viver



 

2 comentários:

Anónimo disse...

Cantiga de Maldizer
A vida dum estudante
confusa e estranha está!

O Paulo bate c’as portas
Coelho diz que não dá.

Costa não gosto,
Catarina bloqueou
e Jerónimo concordou.

Bióloga quero ser
mas que raio hei de fazer ?


Seas

Noémia Santos disse...

Muito obrigada pelo teu contributo, Seas.

Vou publicar com muito gosto.

NS