segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Organização


O treino e a persistência são essenciais à expressão escrita, a par da planificação. Assim:

1. Seleciona uma área temática e recolhe informação/dados sobre a mesma (em jornais, livros, revistas; sítios institucionais na internet, etc.). Consulta o banco de temas e várias ligações úteis disponíveis no nosso blogue. Exemplos: A defesa do ambiente/A exploração espacial/A importância da fraternidade /As redes sociais/O papel da cultura na formação dos indivíduos/ O valor da liberdade…

2. Sublinha os textos, tira notas sobre o tema, no caderno diário (para ficar disponível).

3. Planifica muito bem o que irás escrever. Regista na coluna da direita, por tópicos, as respostas às questões.


PLANIFICAÇÃO DE TEXTO [1]
- informação auxiliar do treino de escrita-
Qual o tema/área temática a abordar?
Dentro dele(a) que assunto específico? Que vocabulário temático e/ou técnico precisarás de reunir?






Que ponto de vista pretendes defender?
Qual é a tua intenção: Reforçar a opinião da maior parte das pessoas? Discordar da opinião de outras pessoas? Convencer alguém de alguma coisa?







A que argumentos vais recorrer para reforçar o teu ponto de vista?
Que exemplos podes utilizar para ilustrar a tua argumentação?







Que argumentos poderão ter as pessoas com uma opinião contrária? Os teus argumentos serão suficientemente fortes para os contrariar?







A que conclusão pretendes chegar?
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Como vais começar o teu texto:
Com uma pergunta aos leitores? Com uma afirmação polémica? Com a constatação de um facto? Será necessário começar por apresentar informações sobre o assunto que vais abordar? Quais? Onde podes encontrá-las?







Como vais organizar os teus argumentos?
Vais ter em conta argumentos diferentes dos teus? Qual é o teu argumento mais forte? Vais utilizá-lo logo no início do texto ou vais guardá-lo para o fim?







Como vais terminar o teu texto?
Com uma síntese das ideias apresentadas? Com um apelo? Com uma pergunta que deixe os leitores a pensar?







4. Agora já podes partir para a redação do teu texto, seguindo as regras : 1º parágrafo – apresentação do tema e ideia a defender; desenvolvimento (2 a 4 parágrafos); conclusão (1 parágrafo)

ATENÇÃO
Relembra o nível de exigência e critérios próprios do Grupo III dos exercícios escritos


Resposta extensa (Grupo III)
Os critérios de classificação estão organizados por níveis de desempenho.
A produção escrita integra os parâmetros:
- Tema e respeito pela Tipologia
- Coerência e Pertinência da Informação
- Estrutura
- Coesão, Morfologia e Sintaxe, Repertório Vocabular, Ortografia.
A cotação total de 30 pontos será atribuída de acordo com três níveis de proficiência: 
 
Nível
Descrição da estruturação temática e discursiva
Cotação
4
Respeita o tema; aborda-o expressando claramente uma tomada de posição, suportada em argumentos e exemplos adequados.
24 a 30
pontos
3
Respeita o tema; aborda-o expressando uma tomada de posição, suportada em razões/argumentos e exemplos nem sempre totalmente adequados, mas sem afetar a inteligibilidade.
Ou
Respeita o tema; aborda-o expressando uma tomada de posição, suportada em razões/argumentos que não exemplifica adequadamente ou suportada apenas num exemplo e num argumento adequados.
15 a 21
pontos
2
Trata globalmente o tema, sem desvios significativos.
Defende um ponto de vista identificável, mas fá-lo de forma nem sempre eficaz.
Ou
Aborda o tema, expressando uma tomada de posição, suportada apenas num(a) razão/argumento e num exemplo não totalmente adequados.
10 a 14 pontos
1
Trata globalmente o tema, mas com desvios significativos.
Defende um ponto de vista identificável, mas fá-lo de forma confusa e/ou mobilizando informação escassa ou pouco eficaz.
Ou
Trata globalmente o tema, mas escreve parágrafos soltos ou mal articulados entre si, sem progressão.
6 a 9
pontos

Nota: o afastamento integral dos aspetos de conteúdo em relação ao tema proposto implica que a resposta seja classificada com zero pontos.



[1] Quadro elaborado com base em documento auxiliar do Ministério da Educação para a disciplina de Português.

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