O treino e a persistência são essenciais à expressão escrita, a par da planificação. Assim:
1. Seleciona uma área temática e recolhe
informação/dados sobre a mesma (em jornais, livros, revistas; sítios
institucionais na internet, etc.). Consulta o banco de temas e várias ligações
úteis disponíveis no nosso blogue. Exemplos: A defesa do ambiente/A exploração
espacial/A importância da fraternidade /As redes sociais/O papel da cultura na
formação dos indivíduos/ O valor da liberdade…
2. Sublinha os textos, tira notas sobre o tema, no
caderno diário (para ficar disponível).
3. Planifica muito bem o que irás
escrever. Regista na coluna da direita, por tópicos, as respostas às questões.
PLANIFICAÇÃO DE TEXTO [1]
- informação auxiliar do treino de escrita-
|
|
Qual o tema/área
temática a abordar?
Dentro dele(a) que assunto
específico? Que vocabulário temático e/ou técnico precisarás de reunir?
|
|
Que ponto de vista
pretendes defender?
Qual é a tua intenção:
Reforçar a opinião da maior parte das pessoas? Discordar da opinião de outras
pessoas? Convencer alguém de alguma coisa?
|
|
A que argumentos vais
recorrer para reforçar o teu ponto de vista?
Que exemplos podes
utilizar para ilustrar a tua argumentação?
|
|
Que argumentos poderão
ter as pessoas com uma opinião contrária? Os teus argumentos serão
suficientemente fortes para os contrariar?
|
|
A que conclusão
pretendes chegar?
132
|
|
Como vais começar o teu
texto:
Com uma pergunta aos
leitores? Com uma afirmação polémica? Com a constatação de um facto? Será
necessário começar por apresentar informações sobre o assunto que vais abordar?
Quais? Onde podes encontrá-las?
|
|
Como vais organizar os
teus argumentos?
Vais ter em conta
argumentos diferentes dos teus? Qual é o teu argumento mais forte? Vais
utilizá-lo logo no início do texto ou vais guardá-lo para o fim?
|
|
Como vais terminar o teu
texto?
Com uma síntese das
ideias apresentadas? Com um apelo? Com uma pergunta que deixe os leitores a
pensar?
|
|
4. Agora já podes partir
para a redação do teu texto, seguindo as regras : 1º parágrafo – apresentação
do tema e ideia a defender; desenvolvimento (2 a 4 parágrafos); conclusão (1
parágrafo)
|
ATENÇÃO
Relembra o nível de exigência e critérios próprios do Grupo III dos exercícios escritos
Resposta extensa (Grupo III)
Os critérios de classificação estão
organizados por níveis de desempenho.
A produção escrita integra os
parâmetros:
- Tema e respeito pela Tipologia
- Coerência e Pertinência da
Informação
- Estrutura
- Coesão, Morfologia e Sintaxe,
Repertório Vocabular, Ortografia.
A cotação total de 30 pontos será
atribuída de acordo com três níveis de proficiência:
Nível
|
Descrição da estruturação temática e discursiva
|
Cotação
|
4
|
Respeita o tema; aborda-o expressando claramente uma tomada de posição,
suportada em argumentos e exemplos adequados.
|
24 a 30
pontos
|
3
|
Respeita o tema; aborda-o expressando
uma tomada de posição, suportada em razões/argumentos e exemplos nem sempre
totalmente adequados, mas sem afetar a inteligibilidade.
Ou
Respeita o tema; aborda-o expressando
uma tomada de posição, suportada em razões/argumentos que não exemplifica
adequadamente ou suportada apenas num exemplo e num argumento adequados.
|
15 a 21
pontos
|
2
|
Trata globalmente o tema, sem desvios
significativos.
Defende um ponto de vista
identificável, mas fá-lo de forma nem sempre eficaz.
Ou
Aborda o tema, expressando uma tomada
de posição, suportada apenas num(a) razão/argumento e num exemplo não totalmente
adequados.
|
10 a 14 pontos
|
1
|
Trata globalmente o tema, mas com
desvios significativos.
Defende um
ponto de vista identificável, mas fá-lo de forma confusa e/ou mobilizando
informação escassa ou pouco eficaz.
Ou
Trata
globalmente o tema, mas escreve parágrafos soltos ou mal articulados entre
si, sem progressão.
|
6 a 9
pontos
|
Nota: o afastamento integral dos
aspetos de conteúdo em relação ao tema proposto implica que a resposta seja classificada com zero pontos.
[1] Quadro elaborado com base em documento auxiliar do Ministério da Educação
para a disciplina de Português.
Sem comentários:
Enviar um comentário