grego tragodía, -as)
"tragédia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/trag%C3%A9dia [consultado em 27-01-2015].
substantivo feminino
1. Peça de teatro cujo desfecho é um acontecimento funesto
"tragédia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/trag%C3%A9dia [consultado em 27-01-2015].
grego tragodía, -as)
"tragédia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/trag%C3%A9dia [consultado em 27-01-2015].
substantivo feminino
1. Peça de teatro cujo desfecho é um acontecimento funesto
"tragédia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/trag%C3%A9dia [consultado em 27-01-2015].
Ø AÇÃO TRÁGICA
- há um conflito, sem solução, entre o passado e o presente;
- há um conflito, sem solução, entre o passado e o presente;
- as personagens são arrastadas para a destruição; a força do destino é superior às suas forças
Ø ETAPAS/ELEMENTOS DA TRAGÉDIA
- desafio a forças superiores/destino
- pathos / sofrimento (primeiro em Madalena e Telmo, depois gradualmente em todas as personagens)
- peripécia (incêndio do palácio e, sobretudo, regresso do Romeiro)
- reconhecimento (descoberta da identidade do Romeiro) – ponto alto da acção = climax
- catástrofe
Ø TEMPO
– A ação inicia-se numa fase muito adiantada dos acontecimentos, sendo o passado apresentado nas falas, em retrospetiva
– A ação inicia-se numa fase muito adiantada dos acontecimentos, sendo o passado apresentado nas falas, em retrospetiva
Ex. O primeiro casamento de D. Madalena, com 17 anos; desaparecimento de D. João há 21 anos; procura de notícias durante 7 anos; casamento há 14 anos; nascimento de Maria há 13. (na Cena II do Ato I)
Há números/sinais especiais que marcam o tempo: o número 7; o número 3; a sexta-feira (cenas V, X, XIV, do acto I); a semana (intervalo entre Atos I e II); a noite v/s o dia.
Ø LINGUAGEM
- Marcada pelo uso do falar «natural e corrente», adequado, todavia, ao estatuto das personagens:
- Marcada pelo uso do falar «natural e corrente», adequado, todavia, ao estatuto das personagens:
Vocabulário sóbrio, mas simples, não «pomposo» ou artificial;
Frases curtas – “Tens, filha” / “Não, Maria”;
Expressões próprias do oral -“Está bom”; “Não: credo!” “Queres lá tu saber” “Bonito!” “Louquinha!” “Ora Deus to pague!”
Repetições: “Veem, veem?” / “Não é isso, não é isso”
Suspensões/hesitações próximas da nossa forma de falar, traduzidas pelas reticências; expressam emoção, dúvida; muitas vezes associadas a repetições, a frases deixadas por acabar, a interjeições: …é que vos tenho lido nos olhos…Oh, que eu leio nos olhos, leio, leio!...e nas estrelas também – e sei coisas
o Emotividade – traduzida por:
vocabulário, nomeadamente vocábulos relacionados com emoções, sentimentos (amor, desgraça, coração, suspirar...) e as interjeições – Ah! Oh! Credo
pontuação : para além das reticências, as interrogações, as frases exclamativas: - A mãe já não chora, não? Já não se enfada comigo?
vocabulário, nomeadamente vocábulos relacionados com emoções, sentimentos (amor, desgraça, coração, suspirar...) e as interjeições – Ah! Oh! Credo
pontuação : para além das reticências, as interrogações, as frases exclamativas: - A mãe já não chora, não? Já não se enfada comigo?
o Familiaridade - o registo de língua dominante adequa-se à situação íntima, de diálogo afectivo entre os membros da família (incluindo Telmo): ”Esposo da minha alma” “meu Telmo”, “Meu querido pai”, ”Ora pois, mana, ora pois!”
ATENÇÃO: Esta síntese servirá para ajudar no TPC. Mas as vossas respostas devem centrar-se nos exemplos do texto.
4 comentários:
Manuel de Sousa Coutinho é a personagem principal, pois:
- é o símbolo do patriotismo;
- ao professar renasce como Frei Luis de Sousa, sendo-lhe dedicado o título à peça;
- protagoniza o ato heróico, que precipita a evolução das ações;
- é a única personagem que não acredita no regresso de D.João de Portugal e D.Sebastião, sendo no final da peça o mais surpreendido.
Bruna, Inês S., Margarida Rib, Rodrigo
.Telmo é a personagem principal,pois sem ela, não conseguiríamos entender o passado de D.Madalena, e assim compreender toda a obra;
.Este está presente em quase todas as cenas;
.Telmo é o principal confidente de quase todas as personagens da peça, falando muitas vezes a sós com elas, sendo que são nesses momentos em que as personagens lhe confidenciam os seus segredos (são estas cenas que também nos ajudam na compreensão da obra);
.É um homem que simpatiza com todos os personagens e, é um personagem que está consciente dos seus "erros", quando "troca" D.João de Portugal por Maria;
. Almeida Garrett escolheu representar esta personagem pelo seu grande tempo em cena, pela sua grande simpatia com as personagens e também pela sua sabedoria em saber ajudar os outros.
Cláudia, Guilherme L., Helena e Leonor. 11°B
D. João de Portugal é o protagonista da peça porque:
- Toda a narrativa gira em torno de D. João, apesar da sua ausência ( D. Madalena é atormentada possibilidade do regresso do falecido marido. Telmo acredita que o seu amo ainda está vivo e que o voltará a ver. Maria tem premonições, em sonhos).
- É o personagem que traz o drama à história (se ele não regressasse, a história não teria conclusão).
- É o personagem que sofre o maior desgosto (retorna a casa na esperança de ver as pessoas que amava. Contudo, encontra-as com a vida refeita).
Carlota, João, Mariana e Micael, 11ºB
Obrigada pelos vossos contributos. Estou desejosa de ouvir o debate! ⭐
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