terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Farsa de Inês Pereira na 1ª pessoa |1

Começamos hoje a publicar páginas de Diário das personagens de FARSA DE INÊS PEREIRA. Foi pedido aos alunos que escolhessem uma personagem e contassem a sua visão da história, em forma de diário. O caráter da personagem e os elementos da ação têm de ser mantidos.


09 de Maio, 1419 

Querido diário

Hoje eu, a Inês Pereira, estou cansada da minha vida. A minha mãe quer que eu faça as tarefas da casa, mas, eu não gosto de as fazer. Então ela fica sempre preocupada comigo. 

Mas, hoje, quando a casamenteira, Lianor Vaz chegou à nossa casa, ela perguntou a minha mãe o seguinte: “Inês Pereira é concertada pera casar com alguém?” então a minha mãe respondeu que até agora com ninguém, mas ela quer casar-me e logo a Lianor Vaz disse que vai trazer um bom marido para mim, eu também a avisei de que, primeiro, tenho de saber se o homem é “parvo, se sabido”. 

Então a Lianor Vaz mostrou-nos uma carta, que o homem que ela encontrou escreveu para mim. Mas, quando eu li aquela carta, fiquei surpreendida com as palavras dele, porque escreveu com tamanha liberdade que eu nunca vi. Logo, decidi que quero ver o homem que mandou esta carta para mim. 

Assim chegou o dia para ver o meu “marido”. Ele chamava se Pêro Marques "homem que vai aonde eu vou não se deve de correr...” estas são palavras dele. E quando ele entrou na nossa casa e a minha mãe lhe disse para sentar numa cadeira, então ele respondeu “e que val aqui uma destas?”, quando ouvi isto, entendi que ele era louco, mas, eu não lhe disse nada. Ele também trouxe algumas peras para mim, que desapareceram, no fundo mais quente do saco, dizia ele. 

Hoje, estou mesmo triste pois queria um homem bem-falante que saiba tanger a viola, porque isto me agrada. Então, decidi que não vou casar com este tonto, ou seja, com Pêro Marques, um homem mal feito e que tinha medo do escuro. Por isso, falei com os judeus casamenteiras e vou ver a proposta deles, e espero que encontro o marido que quero. 



Autor: Kartik (PLNM) , 10ºD

Sem comentários: