1). Nas frases abaixo apresentadas, existem falhas ao nível da coesão frásica. Para cada uma delas indica o motivo da falha, selecionando-o da lista abaixo.
1. Falta do(s) complemento(s) exigido(s) pelo verbo
2. Erro de concordância em género
3. Erro de concordância em número
4. Falha na regência verbal
5. Falha na ordenação sintática
6. Erro de concordância do verbo com o sujeito
FRASES
a. Os jovens nem sempre tem predisposição para a leitura.
b. A Amélia acercou-se à estante e tirou um livro.
c. Estavam muito cansados porque tinham dormido pouco eles.
d. A responsabilidade e o empenho são qualidades reconhecida.
e. Naquele momento, o homem comparou-se neles.
f. O bombeiro salvou.
g. Comprei o quarto e o quinto número da revista de que me falaste.
h. O José, a mãe e a irmã são simpáticas.
i. De manhã, visto rapidamente e saio cedo para a escola.
1.1.) Corrige as falhas em cada uma das frases, de modo a torná-las coesas.
(https://portugues10ano.blogspot.com/2014/02/coesao-textual-exercicios.html)
2) Completa as frases, fazendo a concordância do verbo entre parênteses com o sujeito, de modo a manter a coesão frásica dos enunciados. Conjuga os verbos de todas as frases no presente do indicativo.
a. António Lobo Antunes e Manuel Alegre _______ (ser) grandes escritores contemporâneos.
b. A música, o desporto, o escutismo, nada o ___________ (entusiasmar).
c. Hoje _______ (vir) cá a casa a Joana e o Miguel.
d. Comer regradamente e praticar desporto ________ (fazer) bem à saúde.
e. Nem a Júlia nem a irmã ________ (saber) falar corretamente francês.
f. Tu e o Raul ________ (gostar) de ler.
g. Ou o Pedro ou a Marta _______ (ir) acompanhar-me na viagem.
h. O meu pai e eu __________ (falar) pelos cotovelos.
i. Nem um nem outro aluno _____________ (conseguir) resolver o exercício.
j. O gato e o leão _____________ (ter) as unhas afiadas.
k. Tanto a Mariana como a sua amiga ______________ (adorar) gelado de limão.
l. As flores, as andorinhas, o céu, tudo _____________ (anunciar) a primavera.
m. Sempre que há um recital, um ou outro poema de Miguel Torga ________ (ser) lido.
(https://portugues10ano.blogspot.com/2014/02/coesao-textual-exercicios.html)
3) Indique as relações semânticas estabelecidas pelos conectores destacados, selecionando a alínea com as 5 respostas corretas:
Frases
I. Como a chuva estava muito forte, não foi possível continuar o show.
II. Eu não consegui apresentar o trabalho porque estava muito nervosa!
III. Os manifestantes terão as suas reivindicações atendidas, exceto se usarem de violência.
IV. Estava doente, mas foi trabalhar.
V. Os brasileiros são tão trabalhadores quanto os norte-americanos.
Hipóteses de resposta
a) causa, causa, condição, oposição, comparação.
b) comparação, condição, finalidade, oposição, tempo.
c) causa, causa, conformidade, oposição, condição.
d) finalidade, comparação, tempo, condição, causa.
e) causa, causa, condição, condição, causa.
_______________________________________________________________________________
4. Faça a correspondência entre os elementos apresentados de a. a h. e os repetivos tipos de coesão (expressos de 1. a 8.).
- coesão lexical de substituição por sinonímia
- coesão lexical de substituição por antonímia
- coesão lexical de substituição por hiperonímia/hiponímia
- coesão lexical de substituição por holonímia/meronímia
- coesão gramatical referencial por anáfora
- coesão gramatical referencial por catáfora
- coesão gramatical referencial por elipse
- coesão gramatical temporal
1 comentário:
4.
coesão lexical de substituição por sinonímia
coesão lexical de substituição por antonímia
coesão lexical de substituição por hiperonímia/hiponímia
coesão lexical de substituição por holonímia/meronímia
coesão gramatical referencial por anáfora
coesão gramatical referencial por catáfora
coesão gramatical referencial por elipse
coesão gramatical temporal
Enviar um comentário