A Ilustre Casa de Ramires
«Romance de Eça de Queirós editado em volume no ano da morte do autor (1900), que o deixara pronto para publicação, e cujos primeiros capítulos tinham já saído em 1897, na Revista Moderna de Paris.
A ação decorre na província, entre a aldeia de Santa Ireneia, a Vila-Clara e a cidade de Oliveira, espaço onde se movimenta o protagonista, Gonçalo Mendes Ramires, que, crendo-se "o mais genuíno e antigo fidalgo de Portugal" e predestinado a "restaurar em Portugal o romance histórico", se divide entre o desejo de escrever um romance sobre o seu antepassado Tructesindo Mendes Ramires, alferes-mor de D. Sancho I, e a ambição política.
A Ilustre Casa de Ramires, para além de satirizar os processos de construção do romance histórico, questiona a relação do Portugal do século XIX com as suas memórias históricas e as suas responsabilidades presentes (lembremo-nos que Eça escreve no tempo do Ultimato inglês, em 1890, e da primeira tentativa falhada de instauração da República, em 1891).
Como bem resume a personagem João Gouveia, Gonçalo Ramires, com "a generosidade, o desleixo, a constante trapalhada nos negócios", "a esperança constante nalgum milagre", "a desconfiança terrível de si mesmo, que o acobarda, o encolhe", "aquela antiguidade de raça", "aquele arranque para a África", incarna o Portugal contemporâneo de Eça, dilacerado entre o passado glorioso e a miséria presente.»
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Os Maias
Vale principalmente pela linguagem em que está escrito e pela fina ironia com que o autor define os caracteres e apresenta as situações. É um romance realista (e naturalista) onde não faltam o fatalismo, a análise social, as peripécias e a catástrofe próprias do enredo passional.
A obra ocupa-se da história de uma família (Maia) ao longo de três gerações, centrando-se depois na última geração. Apresenta dois planos cruzados: o da intriga sentimental, com a história de amor incestuoso, marcada por ingredientes trágicos, entre Carlos da Maia e Maria Eduarda, desdobramento dos amores infelizes entre Pedro da Maia e Maria Monforte, e o da crítica social.
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