quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Crítica ao livro "O Hussardo"


O HUSSARDO, de Arturo Pérez- Reverte
A história decorre em Espanha em 1808, durante as invasões napoleónicas, e envolve dois homens do regimento dos hussardos, Frederic Gluntz, jovem oficial de 19 anos, natural de Estrasburgo, e Michel de Bourmont, um homem mais velho, com experiência militar.

Frederic Gluntz era um jovem hussardo que teve de combater numa guerra sangrenta e cruel com os seus outros amigos pela glória e honra do seu país que era a França de Napoleão, em que o seu povo e os soldados foram quem mais sofreram. A passagem que me marcou mais foi no final da batalha sangrenta em que ele estava deitado no bosque cheio de sangue do inimigo e do seu, a olhar para o céu e a pensar como e porquê foi parar ali, pensando na sua morte e na dos que matou, nas saudades que tinha de casa e por quê tinha ele de estar naquele lugar. Esta passagem reflecte-se também na nossa vida porque quando estamos cheios de glória e heroísmo vamos para um confronto ou guerra e pensamos porque fomos ali parar e o que estávamos ali a fazer, pensando também nas mortes que provocamos porque o inimigo que estávamos a combater eram pessoas iguais a nós com as mesmas ideias e que lutavam pela mesma coisa.



As passagens que ocorreram no livro relativas a Frederic Gluntz e aos outros hussardos também acontecem muitas vezes na vida real e actual em guerras e conflitos, como o medo, as dúvidas sobre a morte, os desafios por que têm de passar e chegar, a crueldade e horror da guerra que se vê; mas também  o lado da amizade para com os outros, o heroísmo, a glória, que, no entanto  esquecem e vão abaixo rapidamente face à crueldade da guerra. A história pode prender-se com o desenrolar de batalhas mas é, sobretudo, uma reflexão sobre o sentido da vida e a condição humana face a situações extremas.



Recomendo este livro de Arturo Pérez-Reverte aos que gostam de história, de romance, acção e drama.


Rui Mendonça nº25 10ºA



200 anos depois, assinalam-se as Linhas de Torres Vedras, decisivas na derrota das tropas de Napoleão


Crédito das Imagens:

soldadosminiatura.blogspot.com
guitarradecoimbra.blogspot.com
"site" do Gabinete da Presidência da República




*******************





Sem comentários: