quarta-feira, 16 de dezembro de 2009


“Valquíria” é um filme dramático que remonta à 2ª Guerra Mundial e relata a história de um coronel do exército alemão que vivia horrorizado e cansado das atitudes de Hitler e prepara juntamente com outros oficiais alemães o assassinato de Adolf Hitler. O filme começa em África, onde o coronel Stauffenberg (Tom Cruise) estava instalado com o seu exército. O acampamento onde se encontravam foi violentamente atacado, por via aérea,  pelo inimigo e Stauffenberg fica gravemente ferido e perde um olho,  a mão direita e vários dedos da mão esquerda. Passados alguns meses já recuperado e na sua terra Natal o coronel junta-se a outros oficiais e criam um plano para mandar abaixo o regime de Hitler.

Stauffenberg foi escolhido para levar a bomba que mataria Hitler visto ser um homem da confiança do ditador. O grupo de oficiais combina uma reunião com Hitler para discutir a situação das tropas alemãs na frente oriental. Esta reunião aconteceu no esconderijo de Hitler a que chamavam de “a toca do lobo”. A função de Stauffenberg era deixar uma mala com explosivos junto de Hitler, e assim o fez. Mas sem querer um dos oficiais derrubou a mala e de seguida pegou nela e encostou-a a uma perna da mesa, ficando assim mais afastada do líder nazi. O coronel Stauffenberg arranja uma maneira de sair da sala sem darem conta e do lado de fora ouve a sala de reunião explodir. Stauffenberg pensava que todos os presentes na reunião estavam mortos, mas isto não aconteceu porque no seu plano haveria 2 bombas que iriam explodir em simultâneo, mas como Hitler adiantou a reunião uma hora o coronel só teve tempo de preparar uma bomba, o que não foi suficiente para matar Hitler e o resto dos oficias. Stauffenberg ao pensar que todos os presentes na reunião estavam mortos, parte para Berlim para continuar com o seu plano, mas na verdade Hitler estava vivo e ao sofrer com aquele atentado fica mais furioso que nunca e manda matar todos os que atentaram contra a sua vida e assim deu-se o fracasso da operação Valquíria.

Foi um filme de que gostei bastante, porque mostra-nos como é viver numa ditadura e o que fazem as pessoas que viviam indignadas com esta situação. Tentaram acabar com as atitudes desumanas de Hitler mas infelizmente não conseguiram. Com este filme fiquei a conhecer melhor como se vivia no tempo de Hitler e fiquei a saber que Hitler também vivia com medo deste tipo de atentados. Gostei especialmente da parte em que o coronel está a armar a bomba e depois a leva para a sala de reunião, para mim a parte mais bem feita. É um filme muito bem feito e que inclui pormenores de que eu não estava à espera. Recomendo vivamente o visionamento deste filme a toda a gente, especialmente aos que gostam de acção e de muito suspance.


Emanuel Antues nº9 10ºA


Imagem obtida em: tralhasgratis.blogs.sapo.pt

1 comentário:

Noémia Santos disse...

Emanuel

Consegues dar um retrato bastante vivo.

Os grandes momentos dramáticos da história são sempre motivo para muita e interessante ficção. O tema da 2ª guerra mundial deve ser o conflito humano mais retratado na história do cinema.

Podemos falar de outros exemplos. Se quiseres, diz.

Fiz algumas emendas, sobretudo de acentos!!!