BEST OF :
Inventem sentidos,
reinventem possibilidades!
Exposição de Pedro Chorão
13 Março » Sábado a 12 Abril » Segunda-Feira
Galeria Municipal Paços do Concelho (Piso 1) » Torres Vedras
Galeria Municipal Paços do Concelho (Piso 1) » Torres Vedras
«Pedro Chorão Ramalho nasceu em Coimbra em 1945. Começou a expor em 1973. Licenciou-se em Artes Plásticas na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1976 e nesse ano foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, onde residiu até 1977.
Na sua obra não sentiu a necessidade de distinguir entre a concepção abstraccionista e a figurativa, preferindo uma atitude contemplativa perante o mundo exterior. O que lhe interessava era o puramente pictórico, procurando alargar tanto quanto possível a capacidade da observação visual, sem atraiçoar a sensibilidade própria e a relação pessoal que se constituem entre os dados dos sentidos, a compreensão intelectual, a expressão emotiva e a opção sentimental.
A sensibilidade é, portanto, a característica que constantemente se reconhece neste pintor, quer se lhe considerem as obras figurativas, quer as abstractas.
Os quadros de Pedro Chorão manifestam sempre a consideração do suporte, no seu formato e textura. As cores são aplicadas como superfícies que avançam e recuam, opacas ou transparentes, controladas no enquadramento ou livres, contornadas ou indefinidas, suavemente moduladas.»
2 comentários:
Atenção:
Quem tem textos/pequenas notas de apreciação dos quadros, deixe aqui, por favor.
Não se esqueçam que gostaria de as enviar para as responsáveis da Galeria.
Esqueci-me de fazer o convite ao 10º A:
A exposição é um desafio interessante para estas férias.
Encham os vossos olhos e a vossa mente de cores e formas. Inventem sentidos, reinventem possibilidades!
Vão à Galeria Municipal - que também tem internet gratuita, jornais e revistas actualizados e um bom espaço para ler ou conversar.
Enviar um comentário