segunda-feira, 19 de setembro de 2022

...à maneira de Vieira

Defeitos particulares...o cuco


Despertou em mim um misto de sentimentos, com tanto de impressionante como de frustrante.

Como é possível uma ave ser tão preguiçosa ao ponto de decidir não construir o seu próprio ninho para pôr o seu ovo e depois cuidar do seu próprio bebé?

Pois é isto mesmo que faz o cuco.

O cuco procura um ninho utilizado por outra ave onde já existam ovos e, na ausência da mãe, este passaroco rouba um dos ovos hospedeiros e substitui-o por um seu, mais ou menos com a mesma coloração e tamanho que os outros.

A outra ave sem nunca se aperceber que o ovo foi trocado, choca-o como se fosse mesmo seu. Esta espécie, porque tem menos tempo de gestação, nasce primeiro que os outros passarinhos e desde essa altura, a mãe trata-o mesmo como seu filho, começando a alimentá-lo pois não lhe reconhece quaisquer diferenças.

Até em pequeno, o bebé cuco é astuto. Elimina todos os ovos para não ter concorrência enquanto a mãe adotiva o continua a alimentar até que este fique MAIOR do que ela.

É impressionante a estratégia que os cucos utilizam para não terem que trabalhar!

Também alguns humanos são preguiçosos ao ponto de quererem fazer o mínimo possível. Preferem ficar em casa e receber subsídios a procurar uma atividade, pois isso dá muito trabalho. Frustrante é este comportamento que enfurece outros que querem trabalhar mas que por algum motivo não o podem fazer.

Tanto o cuco como o Homem têm vícios incorrigíveis, a preguiça e a vontade de nada fazer e aproveitar o que os outros fazem em seu proveito. Faz parte da natureza de ambos. Parece-vos isto bem?


Maria Nazaré
11ºA - Nº 19

24 de outubro de 2016

1 comentário:

Noémia Santos disse...

Obrigada, Maria.

Assim aprendemos - através da referência à Natureza, à maneira de Vieira - uma lição para os homens, para o hoje.

O cuco deve ter tido as suas razões «naturais»...os homens não têm desculpa!