quinta-feira, 22 de setembro de 2022

"Sermão de Stº. António aos Peixes", de padre António Vieira - RTP Ensina

"Sermão de Stº. António aos Peixes", de padre António Vieira - RTP Ensina

1 comentário:

Anónimo disse...

António Vieira, mais conhecido como Padre António Vieira nasceu em Lisboa em 1608 e faleceu no Brasil em 1697, onde combateu contra a escravidão/repressão. Padre António Vieira foi um filósofo, escritor e orador português da companhia de Jesus, era ainda um defensor dos direitos humanos, destacando-se como um missionário em terras brasileiras, em Portugal defendeu também os judeus da perseguição da Inquisição. Portanto António Vieira foi desta forma uma das mais influentes personagens do século XVII em termos de política e oratória.
Vieira redigiu 200 sermões de entre os quais o mais prestigiado foi o Sermão de Santo António (aos Peixes). Este sermão trata-se de um assunto do quotidiano dos dias de hoje, basicamente, Vieira crítica neste sermão a corrupção existente na Terra sem perceber o motivo dada a quantidade de pregadores que existem na terra. Nesta obra o autor opta por recorrer à alegoria com o intuito de comparar os peixes aos humanos, ou seja, no sermão de Santo António, Padre António Vieira ao invés de pregar aos humanos entende que deve seguir o exemplo de Santo António, isto é, mudar de púlpito e de auditório sem desistir da doutrina, e começa a pregar aos peixes proferindo as virtudes dos humanos, assim sendo, o Padre pregava aos peixes destinando-se aos humanos, no caso da corrupção, por exemplo, Vieira refere a variedade enorme de peixes e o que eles fazem para se comer uns aos outros e alcançarem os seus intentos de ambição e poder, tal como os humanos.
Padre António Vieira neste Sermão utiliza ainda recursos expressivos com o objetivo de apresentar várias hipóteses para o estado da corrupção na Terra. Nestas hipóteses o autor menciona como causa o sal que não salga que está relacionado com os pregadores que não pregam, e a terra que não se deixa salgar associado ás pessoas que não querem ouvir a verdadeira doutrina e por este motivo existir tanta corrupção na terra.
Em suma, Padre António Vieira como orador e defensor dos direitos humanos cria um Sermão no qual inicia através de uma frase bíblica «Vos etis sal tarrae» (vós sois o sal da Terra) a partir da qual organiza o Sermão, refletindo e inspirando-se bastante nesta com a finalidade de justificar a existência da corrupção na terra pregando sempre aos peixes e tendo como verdadeiro alvo metafórico os humanos.
Catarina Henriques 11.º A