Apesar de breve, a nossa visita a Lisboa vai levar-nos a espaços determinantes na nossa história e na nossa cultura. Sem ser exaustivo, eis alguns dos principais.
Acontecimentos históricos
O Tejo e o tempo dos Descobrimentos
Após as descobertas do caminho marítimo para a Índia e do Brasil, a cidade de Lisboa transformou-se, no princípio do século XVI, no principal porto comercial da Europa.
Do Tejo vai-se para o mundo | "Em 1497 Vasco da Gama fez-se ao mar partindo de Lisboa e regressando dois anos mais tarde, depois de ter descoberto o caminho marítimo para a Índia. Estas e outras viagens posteriores ajudaram a fazer de Lisboa uma cidade rica e colocaram Portugal em evidência no Mundo.
No século XVI e XVII, o comércio luso-espanhol teve grande desenvolvimento – domínio espanhol de 1580 a 1640 – foram realizadas obras de desassoreamento no rio Tejo. O porto de Lisboa tem importância fundamental como porto de escala, com a navegação a dirigir-se para o Mediterrâneo e Oceano Atlântico, e o desembarque, em Lisboa, dos produtos do Brasil. "
VER História do Porto de Lisboa - https://www.portodelisboa.pt/lisboa-e-o-seu-porto
A Reconstrução de Lisboa após o Terramoto de 1755
A Baixa pombalina - "A destruição quase total, causada pelo terramoto de 1755, permitiu que fosse planeada e construída uma Lisboa nova e “esclarecida”. Tratou-se de uma decisão extremamente inovadora para a época.
O Marquês de Pombal encarregou um grupo de engenheiros portugueses e estrangeiros de traçar o novo perfil da cidade de Lisboa.
Em vez de reconstruir a cidade utilizando as velhas ruas como referência, foram traçadas novas ruas e praças que permitiriam, em caso de novo terramoto, pontos de fuga e de concentração da população.
Não menos inovador foram os novos edifícios. Nas fundações e nas paredes podem-se encontrar estruturas de madeira preparadas para resistir a novos sismos."
VER https://ensina.rtp.pt/artigo/a-reconstrucao-de-lisboa-apos-o-terramoto/
O Regicídio
Na tarde do dia 1 de Fevereiro de 1908, o Rei D. Carlos e o príncipe herdeiro, Luís Filipe, são assassinados no Terreiro do Paço por anarquistas. Esta ação deixa a monarquia fragilizada e dois anos depois é proclamada a república.
VER https://ensina.rtp.pt/artigo/regicidio-em-lisboa-1908/
A Implantação da República - 5 outubro de 1910
A proclamação da República é feita das varandas da Câmara Municipal de
Lisboa na manhã do dia 5 de Outubro de 1910. Trata-se do resultado de um
longo processo, iniciado ainda no século XIX, que foi criando na
população, especialmente em algumas elites, a vontade de mudar o regime.
VER https://ensina.rtp.pt/artigo/5-de-outubro-1910/
O 25 de abril
Na madrugada de 25 Abril de 1974, forças militares ocuparam pontos estratégicos em Lisboa e derrubaram a ditadura do Estado Novo, implantada também por militares em 1926.
O presidente do Conselho de Ministros, Marcelo Caetano, refugiou-se no Quartel do Carmo, no Largo do Carmo, de onde saiu sob escolta militar do capitão Salgueiro Maia, em direção ao exílio.
VER https://ensina.rtp.pt/artigo/a-revolucao-de-25-de-abril-de-1974/
Espaços culturais e presença dos nossos escritores
Camões
Bocage
Eça de Queirós
Fernando Pessoa
Teatro Nacional D. Maria II
Teatro Nacional S. Carlos
Teatro Municipal S. Luís
Teatro da Trindade
Museu do dinheiro
O Museu do Dinheiro, inaugurado em abril de 2016, está localizado na Baixa de Lisboa, na antiga igreja S. Julião, e apresenta o tema do dinheiro, a sua história e a sua evolução, em Portugal e no Mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário