sexta-feira, 21 de outubro de 2011

As desvantagens da Internet

A Internet, embora tenha muitíssimas vantagens, é também um meio perigoso, sendo que os perigos ultrapassam em larga escala as vantagens.

Uma prova disso são as redes sociais, um potencial perigo imenso. Qualquer um pode manipular as suas próprias identidades, abrindo assim possibilidades de criar identidades falsas, que muito provavelmente serão utilizadas para fins nefastos. Aqui, as vítimas são, em grande parte das vezes, as crianças. Estas não têm capacidade de pensar como um adulto, obviamente, e dado que cada vez mais são expostas à Internet e ao computador em tenra idade, estão claramente em perigo face a este mundo virtual.

Por outro lado, e com consequências bem piores, estão todas as doenças associadas à exposição prolongada à Internet que, embora não estejam directamente ligadas a este meio, são derivadas de um uso exagerado. Como exemplo temos a obesidade, um dos problemas que cada vez mais afecta os jovens de hoje. Ao passarem demasiado tempo em frente ao computador, obviamente não irão praticar outras actividades menos sedentárias, aumentando assim a probabilidade de doenças relacionadas com o sedentarismo. Mas as consequências não se ficam por aqui; existem mais efeitos, também ao nível psicológico: A obsessão/vício acaba por se tornar uma condicionante na vida dos jovens, levando muitas vezes a que se despreze actividades sociais, com o fim de navegar na Internet e/ou participar em chats.

Por todas estas razões, acaba por se tornar mais que claro que a Internet vem num pacote que pesa muito mais no lado negativo que no lado positivo. Só com uma atitude esclarecida dos jovens, pais e dos educadores será possível inverter a situação.

João Desidério, Inês Varela, João Rodrigues, Eliana Janeiro. 11ºA.
14 de Outubro de 2011 15:17


Eliminar

Sem comentários: