terça-feira, 25 de outubro de 2011

"O impacto das novas tecnologias"

A Internet é, sem dúvida, algo de positivo, uma vez que nos abre as portas da informação global. No entanto, os perigos que acarreta são superiores às vantagens e requerem alguns cuidados por parte dos pais e educadores.

 (carrega na imagem e lê o artigo sobre ciberdependência)

A Internet é vantajosa, pois permite uma fácil e rápida comunicação entre diferentes partes do mundo e dá-nos acesso a muita informação. Como por exemplo, poder ler a maioria dos jornais do mundo tocando apenas em algumas teclas ou mesmo ter acesso a um ínfimo número de enciclopédias e trabalhos científicos.
                                                                                       
Todavia, quando deixamos de pensar no público adulto, com capacidade de escolha e pensamos nos mais jovens, os perigos superam os aspetos positivos, pois nem sempre as crianças conseguem perceber aquilo que é, ou não, perigoso e ilegal.
A Internet conduz à insegurança pois o facto de as crianças serem inocentes e ingénuas leva a que não consigam distinguir o perigo que pode vir de uma conversa aparentemente inocente tida num programa de conversa à distância, o "chat", o que vai levar à violação de privacidade e, até, a outros riscos graves.
Por outro lado, o acesso ser fácil e a quantidade de materiais impróprios ser elevada levam a que a pornografia seja um dos riscos mais conhecidos e mais perigosos. Não faltam também os sites de conteúdos racistas e de puro incitamento à violência. Como se mostra no vídeo institucional  "O uso das imagens pessoais na net",  percebemos que através de um acto aparentemente inocente, podem aparecer vários problemas, e a privacidade pode ser violada.
Concluindo, a Internet tem perigos extremamente preocupantes, principalmente no caso das crianças, e os pais deviam reforçar os alertas sobre o lado negativo da Internet, a fim de evitar os seus perigos.

Artem, Carina Duarte,Cláudia Ramos e Márcia.
15 de Outubro de 2011 18:01


Imagem usada e artigo a ler em: http://artebrasilis.blogspot.com/2011/03/internet-interacao-versus-anonimato.htmlhttp://artebrasilis.blogspot.com/2011/03/internet-interacao-versus-anonimato.html

Sem comentários: