quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Teledependência

TELEDEPENDÊNCIA.
Ana Lúcia Loureiro. 1º Ano do Curso de Comunicação Social


Crianças e jovens vêem televisão em excesso

As crianças e jovens portugueses com idades entre os 10 e os 16 anos passam uma média diária de 4,5 horas em frente da televisão, um valor que aos fins-de-semana sobre para as 7,5 horas por dia. Este é um comportamento que contraria a recomendação de hora e meia dada por pediatras.
As conclusões, do estudo A Criança e a Televisão - Contributos para o Estudo da Recepção (apresentado em Outubro pela investigadora Sónia Carrilho como tese de mestrado na Universidade Católica de Lisboa), evidenciam um tempo médio de visionamento cerca de 80 minutos acima das 3,2 horas indicadas no relatório do Eurostat de 2001 como a média portuguesa para a população em geral.
A autora analisou, através de questionários feitos em 2004, os hábitos televisivos de 1093 alunos do 5.º ao 9.º anos de três escolas da região de Lisboa, correspondentes a estratos socioeconómicos distintos o Externato de São José, a Escola Secundária Paula Vicente e a Escola Secundária da Pontinha.
Sónia Carrilho afirmou ao DN que considera "muito" o tempo passado pelo público infanto-juvenil em frente do ecrã. O estudo revela também que a maioria escolhe os programas sem intervenção dos pais. As crianças e jovens "têm a percepção de que vêem muita televisão", referiu a investigadora, alertando que "não há acompanhamento devido por parte dos pais". Contudo, fez questão de sublinhar que a televisão tem um impacto positivo "Estimula a aprendizagem e dá conhecimentos sobre o mundo envolvente."
A televisão foi apontada por 78% dos alunos como a principal fonte de informação sobre a actualidade mundial. A escola surge em segundo lugar, com 39,9%, seguida dos jornais, onde 30,7% dos inquiridos disseram obter a maioria da informação. No fim da lista estão os livros, indicados como primeira opção por apenas 17,2% dos alunos.

João Pedro Pereira, DN

Sem comentários: