quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Livros e Leituras-exemplo

J. (10ºA), hoje, na apresentação do livro O Nome da Rosa, de Umberto Eco.

Os livros escolhidos pelos participantes nesta primeira mesa foram os seguintes




***
Outra forma de participar foi entregar, por escrito, o guião de leitura,
de que deixamos também um exemplo.


        2 e 3
Escola Secundária Henriques Nogueira          Português, 10º ano – A                        2015-2016
                                                                                                                                                                  N.S.
PROJETO DE LEITURA
The Maze Runner: Correr ou Morrer
Identificação Bibliográfica
James Dashner, The Maze Runner – Correr ou Morrer, EUA: Random House, 2009
James Dashner, The Maze Runner – Correr ou Morrer, PT: Editorial Presença, 2012

Género/Subgénero
Ação/Aventura, Ficção-Cientifica, Suspense

Registo (sério, cómico, mordaz, crítico...)
Registo sério
Breve síntese
Após um apocalipse em que o sol queima a Terra, um número dos sobreviventes é infetado com um vírus cerebral, o Clarão. Contudo a nova geração humana tem a capacidade de sobreviver ao tal vírus e assim começa a procura por uma cura, com testes para enteder o que torna esta nova geração diferente, sendo o primeiro deles, o do labirinto, onde com um ambiente agreste seria estudado o comportamento cerebral de todos os membros do grupo.
E assim começa a história. Thomas acorda preso num elevador apenas sabendo o seu nome próprio, chegando depois a uma clareira cercada por um enorme labirinto onde se encontra um grupo de outros rapazes comandado por Alby. Thomas descobre que todos os meses chega, tal como ele, um rapaz desmemoriado através do elevador, mas nenhum deles tem a menor ideia do que devem fazer ou qual o propósito de tudo aquilo. Enquanto sobrevivem com a ajuda de mantimentos que vêm duas vezes por mês através do elevador, o perigo vai aumentando com o número dos monstros assustadores noturnos, os Magoadores, a aumentar. Mas estes estão impedidos de entrar na clareira uma vez que as enormes portas do labirinto se fecham ao anoitecer.
Até que algo supreende o grupo, a chegada de uma rapariga, Teresa, que partilha uma ligação passada com Thomas, algo que ambos reconheceram nos seus sonhos. Teresa, a primeira rapariga enviada à clareira poucos dias depois da chegada de Thomas, traz algo que preocupa o grupo, uma mensagem avisando que o elevador não voltaria a descer, fazendo com que o grupo ficasse agora, com o número de mantimentos para pouco tempo, sendo mais que nunca, importante descobrir a saída.
Thomas viria a ser mais importante do que o grupo alguma vez imaginaria, com estranhos sonhos sobre uma misteriosa organização conhecida como C.R.U.E.L, terá que explorar os sombrios segredos guardados na sua mente na tentativa de encontrar a saída do labirinto com a ajuda de Minho, o explorador do grupo que conhece o labirinto como a palma da sua mão.
Com a cooperação e sacrifício entre os membros do grupo, a saída é descoberta e aberta, dando ao laboratório da experiência que teria sido atacado. Já neste, o grupo vê o vídeo da responsável por tudo isto, que lhes explica o porquê de tal teste.
O livro acaba com o resgate do grupo por parte de rebeldes que os levam até um local seguro. Revela-se depois ao leitor que o "grupo rebelde" pode ser apenas uma outra variável na experiência, e que o grupo da clareira não foi o único a ser testado.


Tema/Problema/Situação sobre a qual se reflete


Uma experiência na tentativa de encontrar a cura para o vírus cerebral criado após o apocalipse, onde é estudado o comportamento cerebral de cada membro do grupo desta nova geração que tem a capacidade de sobreviver ao vírus. Enquanto isto, o grupo tenta sobreviver com o que lhes é dado pelos Criadores da experiência, na tentativa de encontrar a saída do labirinto que os rodeia.

Aspetos que podem gerar algumas diferenças de opinião ou controvérsia interpretativa
São poucos os apetos que podem gerar diferenças de opinião ou controvérsia interpretativa, mas temos os seguintes 2 casos como os mais prováveis:
• Quando Thomas entra no labirinto, na tentativa de ajudar Minho e Alby, quebrou a mais importante das três regras, e essa diz que ninguém sem autorização pode entrar no labirinto. Apesar de ter quebrado a regra, Thomas consegue ajudar os seus amigos a sobreviver à noite e mata um Magoador, ambas as coisas nunca conseguidas por outro membro ou ex-membro do grupo. Quando o dia nasce, os 3 entram na Clareira e Thomas acaba castigado por Gally pela violação de uma regra, algo que os restantes membros do grupo sentiram algo injusto pois Thomas fez o papel de herói. Agora, será que o castigo foi justo? Cabe ao leitor decidir.
• No final da história, depois de Ava Paige – a coordenadora de toda a experiência – explicar ao grupo o porquê de tal teste, esta intitula a sua organização C.R.U.E.L como boa, uma vez que tenta persevar a vida humana. Mas, depois de tal teste e de certos acontecimentos, será mesmo que a organização e o seu plano não estarão a esconder algo negro? Mais uma vez o leitor que decida, pois a verdade não vem neste primeiro livro.
Frases/passagens preferidas [indicar página(s)]

“Se não estiver com medo, então não é humano.” – Pág. 13

“Eu estava lá. Eu vi o que ele fez... ele permaneceu forte enquanto eu me transformei num covarde choramingão” – Pág. 126

“Se me quiserem pôr na prisão por tentar salvar a vida de alguém, vão em frente.” – Pág. 133

"É só que... sinto que tenho de salvar todos. Para me redimir.” – Pág. 252

“Todas as coisas acontecem segundo um propósito”– Pág. 286

(..) sigam-me e corram como se a vida dependesse disso. Porque depende." – Pág. 287 

Contributos do livro
(para a compreensão do mundo, das pessoas, de ti próprio, de um tema específico)

O livro realça o melhor e o pior da atitude humana. Com o grupo da clareira o livro retrata o que há de melhor entre os humanos, em que com trabalho em equipa, com o cumprimento de regras, com o bem estar entres todos e com a função bem desempenhada por cada membro de um grupo, se consegue avançar de forma a criar uma sociedade bem equilibrada. E o pior, esse vem da atitude desumana por parte dos Criadores da experiência, que está preparada a sacrificar um número ilimitado de vidas na realização de toda a experiência.

Aspeto menos conseguido/apreciado

Nesta trilogia, Teresa é uma dos protagonistas, mas neste primeiro livro não lhe é dada a devida atenção, passando assim quase que por um normal interveniente da história.

Informações com interesse sobre o autor e a fortuna do livro
(edições, receção do público/da crítica, possível adaptação ao cinema/teatro...)

James Dashner nasceu na Geórgia em 1972, Estados Unidos, e atualmente mora no estado onde se licenciou, Utah. Em 2003 abandonou o seu cargo de contabilista e desde aí que se dedica a escrever livros. De momento James é autor de 5 trilogias, The Jimmy Fincher, The 13th Reality, The Infinity Ring, A Doutrina da Morte, e a mais popular, The Maze Runner.

Sobre este primeiro livro da trilogia, não é preciso fazer uma pesquisa muito aprofundada para perceber que as críticas dos grandes nomes são positivas, apesar de algumas referirem falhas em certos diálogos. E com a venda de 6,5 milhões de exemplares em 4 anos, concluímos também que é uma obra apreciada pelo público.

O livro, apesar de ter sido lançado em 2009 nos Estados Unidos, apenas foi adaptado para filme em 2014 através da FOX, com o guião escrito por T.Nowlin e com Wes Bolas como diretor. Wayne Haag foi o artista do cenário do filme e Ellen Goldsmith-Vein, Lindsay Williams e Lee Stollman os produtores. Encarregue por desenhar os Magoadores, estever o designer Ken Barthelmey.
A reprentar o papel das personagens mais relevantes na história, temos Dylan O'Brien como Thomas, Ki Hong Lee como Minho, Thomas Sangster como Newt, Kaya Scodelario como Teresa Agnes, Blake Cooper como Chuck, Will Poulter como Gally, Aml Ameen como Alby e Patricia Clarkson como Ava Paige.
No que toca ao impacto do filme, podemos dizer que foi bastante positivo, uma vez que com um orçamento de 34 milhões de dólares a receita ficou pelos 340,8 milhões de dólares. A nível de críticas feitas pelos grandes nomes, houve um balanço positivo, apesar de muitas delas referirem que, tal como no livro, os problemas de certos diálogos continuam, e também que o filme foge bastante aos detalhes do livro, tal como presenciamos noutras trilogias do mesmo género, como o The Hunger Games e o Divergent.

Rodrigo Costa      nº25       10ºA






 Exemplos de outros livros escolhidos para o 
Projeto de Leitura, no 10º A e B





Sem comentários: