terça-feira, 16 de novembro de 2021

Cartoon


 

JORNAL DE NEGÓCIOS, https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/cartoon-sa/detalhe/cartoon-sa-10-09-2021


Depois da revisão do teu texto (cf. pp. 84-85 e 154 do Manual), publica aqui, em COMENTÁRIOS.

36 comentários:

Unknown disse...

No "cartoon" retirado da internet, estão representadas tês figuras humanas sobre um fundo azul com palavras como "work" ou "career" escritas num tom de azul mais claro. Uma das figuras humanas é um jovem estudante vestido com tons azuis e pretos com uma mochila vermelha. Sobre esta encontram-se os pais,as outras 2 figuras humanas, em dimensões menores do que as reais vestidos de tons rosa, preto e branco a segurar o jovem por uma trela. Assim, neste "cartoon" está metaforicamente representado o seu tema: A pressão de ter um "futuro de sucesso" imposta por parte dos pais, aos jovens. É uma realidade existente que na minha opinião é uma realidade que não é mentalmente saudável. A pressão imposta pelos pais para que os jovens tenham médias altas para assim poderem alcançar um "futuro de sucesso" pode acabar num sentimento de culpa, inutilidade ou frustação por parte dos filhos quando determinada nota ou média não é a esperada pelos pais, podendo assim vir a intreferir na autoestima ou saúde mental dos jovens.
Ana Cruz, 10°D

Noémia Santos disse...

Obrigada, Ana.
É muito interessante o teu contributo. Por favor, fotografa a imagem, acrescenta a fonte, e manda-me para publicar o teu texto e o cartoon que lhe deu origem.

Correções:
Na linha 1. fugiu o «r» do três.

Nas frases «Uma das figuras humanas é um jovem estudante vestido com tons azuis e pretos com uma mochila vermelha. Sobre esta encontram-se os pais,as outras 2 figuras humanas», há ambiguidade, resultante do emprego do «esta» em «Sobre esta»; como está, parece referir-se à mochila...Ora, eu creio que querias significar «Sobre/Por cima da figura do rapaz/do estudante encontram-se...». Certo?

Noémia Santos disse...


O cartoon de Suão familiar representa a realidade da nossa casa usando as cores muito claras. Conseguimos ver uma familia muito avançada na tecnologia, porque toda a gente tem o seu portátil ou telemóvel para usar. Por outro lado, a televisão está ligada mas ninguém se interessa para ela por isso ele está a perguntar se "está ai alguém?!!!". A ideia do cartoonista é que hoje em dia ninguém tem tempo para conversar, toda a gente quer viver no seu mundo próprio.

No fundo, o cartoon faz-nos refletir sobre o estado das relações humanas na soceidade contemporânea, na qual a interação é ausente.

Kartik 10°D

Noémia Santos disse...

Obrigada ao Kartik, que enviou por outra via; aqui fica. Ele já mandou a imagem que vou tentar utilizar.

É muito interessante a leitura que fazes e o Cartoon é muito útil para nos fazer pensar sobre este tema.

Correções:

Na 1ª linha, creio que a 4ª palavra seria «Serão», certo?

Ortografia: acentos em «família» e «aí»; «sociedade».

Anónimo disse...

No cartoon que eu escolhi podemos ver um homem levar um portátil enquanto uma criança esta o utilizando, no portátil podes observar o logo do Facebook dando a ideia que a criança esta interagindo com outras pessoas isto tudo enquanto eles os dois se dirigem em direção a uma escola.
Penso que a ideia principal deste cartoon é que não podemos confiar em tudo o que vimos nas redes sociais e também não podemos confiar em toda as pessoas nas redes socias pois as nos não sabemos que esta por detrás do ecrã pode ser uma pessoa que se diz boas, assim como a legenda do cartoon refere `` from one illusion to another ´´, pois muitas pessoas acredito em tudo oque lhes dizer. Mas coisas destas nem só acontece nas redes sociais pode acontecer a qualquer pessoa no nosso dia a dia, mas não há só pessoas ma nas redes socias também pode haver pessoa boas, não é por uma minoria ser má que o resto também será mau.

https://www.pinterest.pt/pin/494973815281380913/


10ºD Duarte S.

Anónimo disse...

A italiana Marilena Nardi apresenta este cartoon no livro “Abram espaço para as mulheres” um livro que junta diversos cartoons críticos sobre a desigualdade de género.
Nardi, num único plano e com fundo branco, desenha no pódio três homens vestidos a rigor e notavelmente alegres. Por baixo e em discrepante, dentro do pódio, três mulheres escondidas visivelmente cansadas e com um vestuário de menor valor a carregar com todo o peso dos homens.
O cartoon reflete a desigualdade de género, a grande injustiça da nossa época e um dos maiores desafios que, a meu ver, enfrentamos em matéria de direitos humanos. Dos governos aos conselhos de administração, passando por prestigiantes cerimónias que premeiam o talento, as mulheres continuam a ser excluídas das posições de topo. As líderes e figuras públicas enfrentam assédio, ameaças e abusos. A disparidade salarial entre os homens e as mulheres é apenas um sintoma da diferença de poder entre géneros.
A autora através do cartoon critica acertadamente a realidade de muitas mulheres que apesar do esfroço não têm as mesmas oportunidades que o género oposto e apenas vêm os homens a ocupar os mais altos lugares.
Lara A. 10ºD

Anónimo disse...

Este 'cartoon' foi retirado da internet e retrata um tema que é bastante atual, muito significativo e de certa forma 'chocante'.
Assim, podemos ver o ser humano completamente alheio ao que se passa à sua volta, num meio de transporte, totalmente focado no seu telemóvel, nas suas imagens, parecendo também um artigo tecnológico, frio, sem sentimentos e quase irreal.
Penso que homem e máquina são complementos, ambos metálicos e frios, e dai achar que se trata de uma realidade assustadora, o que me leva a concluir que se está a dar uma desumanização na sociedade.
Rita G. 10°D

Anónimo disse...

Com este cartoon, consegue se ver um urso polar num cubo de gelo a olhar para a água que está a refletir o esqueleto do mesmo.
As cores existentes no Cartoon são cores claras e na base do azul, pois remate a um clima polar com por exemplo as regiões polares.
O cartoon representa, em tema geral, como consequência do aquecimento global o derretimento de glaciares.
Atualmente, percebe-se que ser humano e as causas naturais estão a contribuir para o aquecimento global, neste caso, a extinção de espécies e destruição de inúmeros habitats.
No cartoon a apreciação crítica tem haver com a destruição de habitats polares no que leva à extinção das espécies habitantes, também pode servir de exemplo para a humanidade futura que possa preservar e ajudar os habitats e espécies.

https://alica.anayelizavalacitycouncil.com/pic/5415199_full-cute-school-spirit-bear-clipart-745-best-spirit-bear-images-bear-art-spirit-bear-bear.jpg

Tiago Silva 10ºD

Anónimo disse...

No cartoon, observa-se o planeta Terra num corpo humano em cima de uma pedra de gelo a derreter e uma corda em volta do pescoço com os braços atados.
Num plano de fundo pode se verificar uma névoa, as cores são claras e em tons de cinza representando a poeira.
Este cartoon tem como objetivo reportar para a nossa atualidade no que diz respeito ao meio ambiente e as consequências das ações humanas no planeta.
O ser humano está a condenar a Terra à forca, ou seja, à sua destruição através de comportamentos altamente prejudiciais para a natureza com altos níveis de poluição que provocam várias catástrofes como o smog, o degelo e o aquecimento global através do efeito de estufa.
Neste cartoon, o autor cítica e alerta para a realidade dramática e arriscada a que estamos altamente sujeitos, podendo ter um final infeliz.

Beatriz F. 10ºD

Anónimo disse...

Mensagens críticas representadas por imagens simples são sempre as melhores. Então kazameve obtou por uma linguagem mista, simples e bem interessante.
Kazameve apresenta-nos dois sujeitos, um mais velho e outro bem mais novo, pondendo representar um pai e um filho. Estes encontram-se a caminho da escola mas com uma particularidade importante para o entendimento da mensagem, o filho está a ser guiado pelo pai através de um computador.
Esta obra é realmente um bom abre olhos para a nossa sociedade, pois a maior parte das crianças de hoje em dia já nasce com um telemóvel ou qualquer outro tipo de gadjet na mão, influenciando-as bastante na área da comunicação cara a cara como também as prejudica no entretenimento com os amigos na vida real.
Por outro lado pode ajudá-las a se adaptar ao futuro, que será cada vez mais tecnológico e surreal para os dias de hoje.
Apesar de ter uma mensagem bem construída e forte acho que a sua representação deixa a desejar nas cores utilizadas, podendo ser mais colorida.
De qualquer forma a sua mensagem aplica-se aos dias de hoje e representa um problema social importante.


Simão Santos 10D

Anónimo disse...

COP26

Os cartoons são desenhos com carácter satírico que abordam com um ponto de vista crítico, temas politico-sociais, por vezes acompanhado de pequenas frases, rápidas de ler. Têm um curto “prazo de validade”, pois podem perder o sentido se o assunto abordado for ultrapassado por novos temas, mais atuais.

Neste cartoon observa-se em primeiro plano e destacado com uma cor viva, o planeta terra, amarrado aos carris de uma linha de comboio. Seguindo esse carril encontra-se um comboio mais atrás com uma inscrição a dizer “Alterações Climáticas” e no fumo do vapor do comboio, escrito “Combustível Fóssil”. Ainda num terceiro plano é possivel examinar um balão de ar quente no qual está escrito: COP26, a sigla da cimeira climática europeia de 2020. Num balão de fala associadoao mesmo está escrito “Ali! Rápido! Ainda temos tempo de o salvar?!”.

A crítica aqui representada aborda o facto de que após o planeta ter sofrido alterações climáticas que deixaram efeitos irreversíveis e dos quais ainda está a recuperar, líderes mundiais com perfeita consciência do que estavam a deixar acontecer e que olharam de lado, querem agora agir contra um problema que foi apenas agravando-se ao ponto de que qualquer medida hoje aplicada seja insuficiente para o resolver. Este cartoon representa exatamente essa impossibilidade de ajudar, de socorrer o planeta terra contra um problema que já tinha sido detectado há muito tempo atrás e que está cada vez mais próximo de matar o planeta preso nos carris.

Cartoon: https://images.app.goo.gl/PwmFhxtQLgZ5WZreA

WJM

Anónimo disse...

Cartoon "O jogador"
Este cartoon apresenta um tipo de linguagem icónica e verbal. Neste "cartoon" conseguimos observar o presidente Marcelo Rebelo de Sousa e uma mesa com três cartas sobre uma mesa de pokere a quarta encontra-se na sua mão com o número 30 que representa o dia 30 de janeiro, data das eleições legislativos, marcado pelo Presidente da Republica. A meu ver, o que este "cartoon" pertende mostrar que a decisão do Presidente servio para satisfazer a população evitando épocas festivas (Natal e Ano Novo) e para a satisfação dos partidos políticos.


Guilherme Lucas 10B
Margarida Rego 10B

Anónimo disse...

(continuação do texto de Simão Santos 10D)

Titulo: A influência da tecnologia na sociedade.

Imagem:https://www.pinterest.pt/pin/494973815281380913/

Anónimo disse...

(continuação do texto da Lara A. 10°D)
Título: A igualdade de género é um meio a redefinir que trará benefícios para todos.

Anónimo disse...

(Cont. do texto de Rita G.)
Título: A sociedade

Anónimo disse...

Continuação do texto assinado por Ana Cruz.
Título: Pressão Parental
Cartoon: https://www.dionisioarte.com.br/2016/10/11/as-criticas-de-john-holcroft-sociedade-moderna/ (2 cartoon apresentado no site)

Ana Cruz,10°D

Anónimo disse...

A realidade registada, mas não vivida

O cartoon escolhido, de autoria de Gerhard Haderer, retrata a nossa sociedade atual que olha para o mundo através de um telemóvel.
Representa uma crítica de caráter sarcástico, no qual se observa um lindo pôr do sol numa praia, onde se encontram inúmeras mãos de pessoas a registarem aquele belíssimo momento com um telemóvel.
A imagem transmite-nos uma ideia de grande dependência dos telemóveis. É ridículo o facto de hoje em dia, em lugar de aproveitarem e viverem o momento, algumas pessoas preocupam-se mais em registá-lo. Na maioria das vezes para mostrar a alguém ou vangloriar-se de o terem captado.
Este cartoon alerta-nos para o que estamos a perder. Os grandes momentos devem ser vividos e não somente registados.

Beatriz V. 10ºD

Anónimo disse...

Meio Ambiente

O “cartoon”(1) escolhido, da autoria de Gilmar, apresenta claramente o problema das nossas atitudes em relação à poluição.

A imagem ilustra uma montanha de objetos com pintas pretas representando o lixo, o mau cheiro e os insetos. Essa montanha deixa apenas visível a parte do telhado de uma casa, onde estão uma mulher e um homem sentados. A mulher parece aflita com o que vê, mas o homem pelo contrário, aparenta estar relaxado a ler um jornal destinado à lei do lixo.

No diálogo entre os dois, é alertado e sensibilizado que o ser humano precisa mudar os seus hábitos e ações, ou haverá consequências relacionadas à poluição.

(1) Publicado no site https://autossustentavel.com/2020/11/a-reciclagem-sozinha-vai-salvar-o-planeta.html.

S.M 10ºD

Anónimo disse...

Alerta vermelho

Este “cartoon” está relacionado com o tema da poluição ambiental, ilustrando de forma irónica as consequências das ações antrópicas.
Neste consegue-se observar no 1º plano um pássaro a respirar através de uma botija de oxigénio vermelha pendurada ao pé de uma janela de uma casa. No plano de fundo vêem-se umas chaminés cinzentas a deitar fumo.
Este “cartoon” dá o que pensar, pois faz-nos refletir sobre o efeito que a poluição está a ter no nosso planeta, principalmente causado pelo setor industrial como podemos ver no plano de fundo deste “cartoon”. No entanto, penso que neste “cartoon” deveriam ilustrar outras causas de poluição.
Este desenho simples, mas muito apelativo alerta-nos para um problema atual que todos estamos a vivenciar.

Carlota B.
10ºD

Anónimo disse...

Newcastle

Este "cartoon" tem como base a aquisição de um clube inglês por parte de um multimilionário e também príncipe herdeiro da Arábia Saudita.

O autor apresenta o "cartoon" com um fundo azul e como centro o equipamento principal da equipa do Newcastle que foi a equipa comprada. As cores originais do equipamento são o preto e o branco que neste caso, representam uma prisão onde atrás dessas grades encontram-se diversas pessoas árabes algemadas e cobertas de sangue. Através deste simbolismo o autor lança uma critica social onde destaca as inúmeras vitimas relacionadas com o novo dono deste clube.

Em suma o autor critica a aquisição do clube pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita uma vez que apesar de ser multimilionário, é também acusado de inúmeros crimes graves como orquestração de assassinatos e de interferência na guerra civil do seu país.

O "cartoon" está disponível em:https://www.thetimes.co.uk/article/peter-brookess-times-cartoon-october-9-2021-lpjq8khz8

Rodrigo S.
10ºB

Anónimo disse...

O mundo está nas nossas mãos

No cartoon que eu escolhi podemos ver uma pessoa com as mãos amarradas e uma corda ao pescoço, a cabeça desse indivíduo está representada pelo nosso planeta e encontra-se no meio do oceano em cima de um pequeno bloco de gelo que está a derreter.

Ao ver o cartoon percebi que este tratava o tema das alterações climáticas com intenção de nos alertar que a população não está apenas a "enforcar" o planeta mas que também se está "enforcar" a si própria, o bloco de gelo que está a suportar o indivíduo está a derreter assim como os icebergs.

A conclusão que podemos retirar é que algumas coisas têm que mudar porque como podemos ver no cartoon as nossas ações fizeram a temperatura subir e o gelo derreter e assim que o gelo desaparecer não só o planeta como a pessoa lá representada vão morrer.

Cartoon
https://m.facebook.com/thetruthoflives/photos/a.1982800198622959/2428737407362567/?type=3&theater&epik=dj0yJnU9WVhWV2RsaE5KSVk2Nmsza2ZiUHF1dmY3Rm9ZSzZhcEsmcD0wJm49VV9Udmw1Yk1pcVFUVzBDZ2Q2Mld6USZ0PUFBQUFBR0dVNi1j

Marta 10B

Anónimo disse...

A superioridade das baleias

O meu cartoon são duas baleias a observar a estatua da liberdade debaixo de água e a comentarem "achas que agora eles acreditam no aquecimento global?"

Eu gosto deste cartoon pois já há muito tempo que o mundo está a ignorar o aquecimento global e o problema só está a ficar pior, a América é um dos países mais ignorantes quando quando o problema é o ambiente e eles só mostram isso mais e mais. Os glaciares vão derreter e se nos não morrermos antes disso podem ter a certeza que não sobrevivemos durante isso, só estamos a assinar a nossa carte de suicídio ao fazer nada.

Este cartoon são importantes pois fazem comentários sérios de uma maneira engraçada em atitudes e problemas que podem nos levar a morte.

cartoon: https://bloximages.newyork1.vip.townnews.com/tulsaworld.com/content/tncms/assets/v3/editorial/1/85/185ecae8-11b8-11ec-bf05-77d344273f82/613a820d94238.image.jpg?crop=1650%2C1238%2C0%2C9&resize=1650%2C1238&order=crop%2Cresize

Simone C.
10ºB

Anónimo disse...

A mudança pela sobrevivência

No cartoon da autoria de Felipe Galindo “Aquecimento global” 2012, é possível observar uma paisagem glaciar, o habitat de ursos polares. Porém o urso polar adulto, pinta as suas crias com tinta negra , os padrões semelhantes ao da espécie e dos pandas. A meu ver o Cartoon faz-nos refletir sobre a questão do aquecimento global, pois os ursos polares estão a ficar sem habitat e meios de sobrevivência. Então como forma de salvar as suas crias e futuras gerações a única solução viável e serem outra espécie e de outro habitat, talvez mais seguro.
Desta forma, veja este Cartoon como com forte sinal de sensibilização e de urgência para que sejam tomadas medidas, para travar as consequências o aquecimento global.

Cartoon: https://static.globalnoticias.pt/jn/image.jpg?brand=JN&type=generate&name=big&id=2690494&source=ng2047669&w=744&h=495&t=20120727162500

Inês Martins nº10 10ºB

Anónimo disse...

(continuação do texto do Duarte S. )
Título: from on illusion to another

Anónimo disse...

No cartoon de autoria Pawel Kuczynski observa-se um conjunto de telemóveis afastados uns dos outros , com pequenas ilhas dentro de si e uma única pessoa sentada em casa ilha.
A imagem transmite-nos uma grande ideia de dependência das tecnologias , deste modo apresentando um carácter crítico pelo facto do ser humanos ser um ser evoluído e inteligente e estar agarrado a um vício em vez de se comunicar com os outros seres. O cartoon crítica diretamente a sociedade por estarem constantemente ocupando os tempos livres com as tecnologias , tornando-nos assim "escravos" dos telemóveis.
A sociedade tornou-se cada vez mais reservada perante o convívio, causando assim o vicio e o controlo que a tecnologia tem sobre nós , nos deixando afastados da realidade , do que realmente é viver.
Assim considero que este cartoon com um tom meio irónico mostra como o mundo está virado do avesso , e os seres mais evoluídos, sociais e intelectuais estão a regredir na sua capacidade social.

https://www.noticiasaominuto.com/tech/1004403/estes-cartoons-retratam-o-impacto-da-tecnologia-nas-nossas-vidas

Anónimo disse...

(continuação do texto: Alerta Vermelho, de Carlota B)

Cartoon: https://entretenimento.uol.com.br/album/ecocartoon_2010sp_album.htm#fotoNav=16

Noémia Santos disse...

Beatriz V., 10ºD (e outros colegas...)

Parece-me muito interessante...mas não mandaste nem a fonte nem o título do cartoon; assim fica difícil. Regista/registem nos comentários, pf.
Basta - vosso nome e o link e o título.

Anónimo disse...

Navegar na Internet

Neste cartoon consegue-se encontrar várias pessoas isoladas numa ilha deserta que parece que estão presas dentro de um telemóvel, onde todas estão ao telemóvel com alguém. Consegue-se encontrar também uma palmeira, onde todas as pessoas na sua ilha estão encostadas. Este cartoon retrata o tempo e com as pessoas ficam presas aos aparelhos eletrônicos quando passam muito tempo a frente desses, e quando tentam desligar o aparelho, é um vicio tão grande que não da para se controlar. No cartoon as pessoas tentam fugir do telemóvel com algo mas estão tão habituadas com o telemóvel que já não conseguem parar.

Francisco Vitorino 10D

Anónimo disse...

Pinóquio

Neste cartoon podemos observar de imediato um homem a discursar. Este homem tem a sua mão direita no peito e a mão esquerda sob o palanque que tem à sua frente. Devido à luz, tem atrás de si a sua respetiva sombra, na qual o microfone lhe faz um nariz como o de pinóquio que, como sabemos, era mentiroso. Estamos perante uma imagem que nos remete para a política, os políticos, seus discursos e suas mentiras. Este cartoon apresenta apenas imagem, a qual está ilustrada com cores tristes, tons de castanho, bege, branco e preto.
Como sabemos, os políticos prometem muitas coisas que não cumprem e por isso, são chamados mentirosos. O autor deste cartoon retirado da internet pegou nesta ideia e expô-la de uma forma muito interessante e que me impressionou. Relata um problema importante e muito frequente nas sociedades de hoje em dia, por todo o mundo.


Sofia.V 10ºD

Noémia Santos disse...

Duarte

Obrigada pelo texto. Tem pontos com interesse, mas creio que houve alguma desatenção na análise: a legenda - em inglês - é essencial, tem uma dimensão crítica que não é explorada. Rever.

Anónimo disse...

(continuação do texto da Beatriz F. 10D)

Título: Chamada SOS

Imagem: https://www.google.pt/url?sa=i&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjt2d2wzaD0AhWZQ_EDHaP4DDwQjhx6BAgBEAI&url=https%3A%2F%2Fwww.pinterest.com%2Fpin%2F587438345132678982%2F&psig=AOvVaw0UjD5zbb2_nD2BOhaU8HaU&ust=1637279983637744

Anónimo disse...

A desigualdade de género.
Neste cartoon observa-mos um homem que está a segurar uma vassoura, e que a entrega à mulher com o intuito de que ela limpe a casa, como se percebe no balão de texto acima da cabeça do homem "toma você sabe o que fazer".
De seguida ela pega na vassoura e saí a voar nela, o que não seria possível, mas deu um aspeto icónico a este cartoon que trata um tema tão sério, como a desigualdade de género. Este problema ainda ainda existe na atualidade, por isso é tão importante conscientizar as pessoas de todas as formas.
https://pin.it/28Mu8Am
Júlia S. 10°D

Anónimo disse...

O segredo de André Ventura.

André Ventura tem dado nas vistas e feito por isso, não apenas quando se candidatou à presidência da república e ficou em terceiro lugar (apesar da diferença abissal que o separava de ser o mais votado) mas sim desde que chegou ao parlamento, em 2019.

O cartoon faz alusão à famosa cena do filme “King Kong”, sendo André Ventura o próprio King Kong, subiu ao telhado da Assembleia da República e segura António Costa na mão. É possível ver também três avionetas: uma comandada por Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, outra por Jerónimo de Sousa, líder do Partido Comunista e, por fim, uma está a ser pilotada por André Silva, que aquando da publicação do cartoon era líder do PAN (abandonou tanto esse cargo como o de deputado em junho deste ano).

Podemos dizer que André Ventura nunca se preocupou em fazer com que todos os portugueses o estimassem. Deixou sempre muito claro qual era o seu “público alvo” e quem nunca votaria nele. A campanha política de Ventura além de autonomeada “antissistema” é direcionada àqueles que ele chama de “portugueses de bem”, no fundo são todos os que paguem impostos e não pertençam a nenhuma minoria (como os negros, ciganos, homossexuais, entre outros). Isto é visível no discurso político de André, que muitos associam a um discurso populista ou de extrema direita/ direita radical. André Ventura, para os seus apoiantes, representa a voz do povo. Ele diz o que muitos pensam, mas não dizem por ser politicamente incorreto e é “o único que tem a coragem para apontar tudo o que está errado”, denunciando assim a “podridão” e a corrupção do governo atual. (continua) Carlota Aniceto 10ºB

Anónimo disse...

(continuação da apreciação crítica do cartoon "O segredo de André Ventura")
De facto, independentemente da opinião que se tenha sobre André Ventura, não podemos deixar de louvar a sua excelente oratória. Ventura tem uma capacidade de argumentação muito convincente e, caso não prestemos atenção aos detalhes, é muito fácil acreditar nas suas falácias. Nem o próprio partido, o CHEGA, finge modéstia no seu canal do Youtube onde é possível acompanhar alguns debates nos quais Ventura está envolvido. “André Ventura arrasa (...)” é uma constante dos títulos dos vídeos, sendo as reticências o nome de qualquer outra pessoa envolvida no debate.

Ventura tem um objetivo muito claro: alcançar uma maioria parlamentar, portanto toda a atenção que recebe, quer venha dos seus apoiantes quer venha de quem não o suporta, é útil. As declarações polémicas de André Ventura em relação, por exemplo, à pena de morte e à castração química dão muito que falar, o que o coloca a ele e ao partido numa posição de destaque. Muitos outros partidos consideram as opiniões de Ventura anticonstitucionais e tentam constantemente derrubá-lo. Com isto, André Ventura está a tomar o parlamento e a Assembleia da República. As suas opiniões de extrema direita fazem “tremer a esquerda” e as críticas ao atual governo deixam Ventura com António Costa na mão.

Carlota Aniceto, 10ºB

O cartoon pode ser consultado em https://blasfemias.files.wordpress.com/2019/10/72083652_10214087217991330_2396149292227100672_n.jpg?w=584

Anónimo disse...

Cartoon - A vida social na atualidade
Este cartoon está dividido em duas partes, apresenta duas pessoas, não existe mensagem escrita, mas há informação que nos diz sobre o que estão a falar. O seu tema dirige-se à situação atual que estamos a viver, a pandemia.
Na primeira parte podemos observar, pelo que aparenta ser, dois amigos a beber juntos num bar e a falar sobre futebol, tudo isto se estava a passar antes da pandemia começar.
Na segunda parte temos de novo os dois amigos, mas desta vez a comunicarem através do computador, e provavelmente a falarem sobre a pandemia. Ambos aparentam estar em bares separados, devido ao uso da máscara pelos dois e a um dos amigos ter uma bebida na mão, sendo o de fundo do cartoon o mesmo.
Este cartoon pretende mostrar a importância da situação atual por que estamos a passar, como a pandemia influenciou as nossas vidas, neste caso a vida social. Sendo que agora precisamos de ter muito mais cuidado e fazer várias coisas que não fazíamos antes, como (por exemplo, usar máscara, desinfetar as mãos, etc), coisas desse género.
Finalizando, a mensagem que este cartoon nos transmite é que devemos ter um cuidado extra hoje em dia, não só para com nós próprios como para os outros e que a pandemia não é algo com que devemos brincar e sim algo para nos preocupar e termos cuidado.

Cláudia Duarte 10ºB

https://www.google.com/search?q=cartoon+atualidade&tbm=isch&ved=2ahUKEwjtzu7fn6X0AhUY0oUKHYACBAAQ2-cCegQIABAA&oq=cartoon+atualidade&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBggAEAgQHjoHCAAQsQMQQzoECAAQQzoICAAQgAQQsQM6BAgAEB46BggAEAUQHjoJCAAQBRAeEIsDOgkIABAIEB4QiwNQuQRY8B1gix9oAHAAeACAAXCIAeUIkgEDOS4zmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWe4AQLAAQE&sclient=img&ei=rgaYYe2_PJiklwSAhRA&bih=754&biw=1536&hl=pt-PT#imgrc=EdgoVZ9J4Z5GWM

Anónimo disse...

cartoon- Carro elétrico

Neste cartoon observa-se em primeiro plano uma fábrica de carros elétricos, a poluir o ambiente. Em segundo plane consegue-se visualizar um homem que diz:"Totalmente limpo!", no entanto, em terceiro plano é possivel observar um rio de petróleo, ou seja, mais poluição para a atmosfera.

A crítica aqui representada aborda o tema, se não emendarmos este erro da poluição da atmosfera, com a indústrialização de carros elétricos, poderá resultar com a extinção de vários meios de sobrevivência na terra, com tudo se agirmos contra este problema emediatamente, poderam se desenvolver desgastes enormes no planeta terra.

Este cartoon representa exatamente a ilusão e a inconsciência que as pessoas têm sobre o que está por detrás ou no fabrico de um carro elétrico.

MADALENA INÁCIO 10ºA