quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Livros e Leituras - guião

Vêm aí Leituras públicas! A BIBLIOTECA DA ESCOLA já está à nossa espera!
Como pediram, fica o guião, para facilitar a abordagem. Incluam outros aspetos, se relevantes no vosso livro. Não é obrigatório imprimir; podem tirar só os tópicos.


Escola Secundária Henriques Nogueira                               Português, 10º ano – A, B e D  
2021-2022 
PROJETO DE LEITURA
Aluno(s) aluno(s) leitor(es) deste livro

Datas do início e da conclusão da leitura


Identificação
Bibliográfica
Ex. Saramago, José, Deste Mundo e do Outro, Lisboa: Ed. Caminho, 1985.

Notas:
a) Se leres um conto de um livro de contos, regista o nome do conto entre aspas, seguido da partícula latina In, seguida da referência completa à obra (escrita em itálico).
b) Se leres apenas alguns capítulos ou páginas, indica especificamente quais, a seguir à data – ex: «2015. pp. 14-34»

Género/Subgénero
Ex. Narrativo/romance policial

Registo (sério, cómico, mordaz, trágico, crítico...)



Breve síntese (Ex: quem faz o quê, por quê, o que lhe acontece...)











Tema(s) ou problema(s) importante(s) no livro








Depois de ler este livro nunca mais vou esquecer...





Frases/passagens preferidas (indicar a página)






O livro ajudou-me a compreender...








A(s) ideia(s) mais importante(s) do livro numa frase






Informações sobre o autor e o livro  
(receção do público/da crítica, traduções, possível adaptação ao cinema/teatro/série...)
















 *****

Vê aqui um exemplo de GUIÃO DE LEITURA preenchido. 

Não é exatamente igual, mas é útil para vos aproximar de um padrão.

3 comentários:

Anónimo disse...

4 de agosto de 1598
Que hoje fique escrito em papel que daqui a um ano verei a minha amada Madalena e a minha casa, tal como o meu fiel escudeiro Telmo Pais. Juro aqui em papel como por cima da pedra do Santo Sepulcro.
Padeci e suportei sempre as atribulações que me foram dadas, sempre a pensar que voltaria a ver o meu amor e voltar a casa.
Irei apressar-me de forma a conseguir cumprir minha promessa e chegar a casa-Casa da qual estive afastado, à 20 anos, desde aquele dia da fatídica batalha de Alcácer Quibir.

4 de agosto de 1599
Hoje irei rever a minha amada da qual senti as mais profundas saudades, irei rever o meu fiel amigo, para mim como Pai, Telmo Pais.
Que velho me sinto, mas o meu coração está cheio de alegria e saudade. Irei apressar-me de forma a realizar este sonho que tenho á 20 anos.


Que tristeza a minha, que peso no coração. Sufoco com as lágrimas que derramo. A minha amada abandou-me. O meu porto seguro, o meu refúgio, desamparou-me. Qual não foi o meu espanto que nem até a minha amada resistiu ao esmagador sentimento de saudades e de perda. Perdi o meu amor da minha vida para outro, e desse amor resultou um rebento. Madalena não esperou por mim e nem sequer reconheceu-me. Assustou-se com a mensagem que pensaria trazer-lhe a maior felicidade. O meu outro eu esqueceu-me. Agora já não sou ninguém. Resta-me apenas o meu Pai, pois casa perdi-a, está habitada e cheia de um amor que não é meu. Procurarei Telmo Pais…

Nem mesmo o meu Pai, meu escudeiro e amigo fiel, me ama. O seu amor foi roubado por outra. Perdi os meus alicerces e o meu forte. Não Sou nada nem Ninguém. Resta apenas o meu eu antigo, o honrado nome de D. João de Portugal. Não irei desonra-lo. Por isso decidi não causar vergonha a Madalena e ao seu rebento. Desaparecerei e deixarei o meu nome livre de afrontas. Morri quando a minha mulher aceitou a minha morte. Quando baixou os braços e desistiu. Senti por poucos momentos o sabor do nosso amor, quando ela pensava que falava com Manuel, quando invocou as antigas memórias e felicidades, mas perdi tudo quando aquele nome impuro saiu dos seus belos lábios. Encarreguei o meu amigo, outrora meu Pai, Telmo Pais, para dizer que era um embuste e que desaparecerei.
Aqui me despeço e morro pela segunda vez;
D. João de Portugal

João Antunes 11º A

Noémia Santos disse...

Obrigada, João

Não sabemos nada sobre a origem desta incompatibilidade... nem interessa agora.

Já cá está, é o que importa.

Votos reiterados de Boas Festas!

Noémia Santos disse...

Adorei o final.

É curioso a figura do Romeiro ter dado produções tão interessantes.

Há um ou outro reparo de escrita. Passadas as reuniões, haverá uma segunda leva de publicações.