segunda-feira, 4 de abril de 2022

Orações subordinadas substantivas

Para os que se atrasaram a passar as revisões gramaticais, deixo o diapositivo com a síntese. 




Para os mais curiosos, e a propósito da informação referida em aula, fica a ligação

2 comentários:

Unknown disse...

O "Pai" do Teatro de Portugal, por ter sido o primeiro a escrever e encenar propositadamente peças completas para representar histórias da sua época, chegadas da Corte do Rei, eventos festivos como nascimentos e casamentos, foi o maior dramaturgo português de sempre: Gil Vicente.
Nascido em 1460-70, foi além de dramaturgo, também músico, ator, encenador e autor de Autos e Farsas, sendo algumas muito conhecidas como o Auto da Índia (1509), o Auto da Barca do Inferno (1517), a Farsa de Inês Pereira (1523), entre muitas outras obras.
Ao contrário de muitos outros poetas, jograis e artistas que só foram reconhecidos depois de mortos, Gil Vicente foi muito aclamado desde cedo e as suas obras eram muito conhecidas.
Atribuem o ano 1536 como o da sua morte. A partir desse ano o seu nome deixou de aparecer en documentos e pensa-se também que algo estará relacionado com o início do estabelecimento da Inquisição em Portugal.
Desde da sua morte, em 1562, os seus filhos, Luís e Paula Vicente, publicam a Copilaçam de todalas obras de Gil Vicente, após organizarem as suas obras.

Unknown disse...

Texto feito por Tiago Almeida do ano 10, da turma A, n°27.