segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Lisboa - Visita 3 de março.17

11º A - É com satisfação que recebemos a notícia de que vai ser possível fazer a Visita Guiada ao Teatro Nacional de S. Carlos, porque o referido ensaio já não é dia 3! Assim, podemos ficar com o nosso itinerário queirosiano completo. 


  • As tarefas:
    • fotografar e registar o nome e função de todos os locais do Roteiro (na Visita)
    • situar n'OS MAIAS as referências a esses espaços físicos e sociais (em aula, no Laboratório de Leitura - L-Lab)
    • refletir no grupo e registar, por escrito, a relevância dos vários espaços na ação (L-Lab)
    • partilhar/discutir as conclusões (L-Lab)
    • realizar um vídeo (1-2 minutos) para publicação/ divulgação.
ITINERÁRIO
10h00-11h30| Museu da Farmácia – visita com foco na Química, na Biologia e no Português; 
12h00-13h30| Teatro da Trindade – Visita guiada, focada no estudo do Teatro e de Os Maias
14h30-16h00| Roteiro Queirosiano – Visita Guiada ao Teatro Nacional de S. Carlos; os espaços da Baixa e do Chiado referidos n’Os Maias e em Cesário Verde; 
16h30-18h00| Museu do Dinheiro, visita guiada (abordagem interdisciplinar)
19h00 - jantar-convívio, em restaurante da Rua 1º de Dezembro*
21h00-23h00| Teatro Nacional D. Maria II - espetáculo Tiranossauro Rex - Procedimento básico de memorização e esquecimento
23h15 – Regresso a Torres Vedras.

* Vamos jantar num restaurante fundado em 1845, conhecido por ter sido o espaço onde se formou o Grupo do Leão, um grupo de pintores naturalistas, personalidades contemporâneas e amigas ou conhecidas de Eça de Queirós, como os pintores Columbano Bordalo Pinheiro e o caricaturista e ceramista Rafael Bordalo Pinheiro, retratadas neste quadro.
Data: 1885
Período: Realismo / Naturalismo 
Este famoso quadro chama-se O Grupo do Leão. Esta obra de1885 foi aclamada por Eça de Queirós como o melhor trabalho do pintor Columbano Bordalo PinheiroFoi pintado para a cervejaria Leão de Ouro, situada na então Rua do Príncipe e atual 1º de Dezembro, por ocasião de uma remodelação, e onde o grupo naturalista se encontrava na vida boémia, desde o início da década. É o único retrato desta geração naturalista de Lisboa.  
Este grande quadro pode ser visto atualmento no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (ou apenas MUSEU DO CHIADO), junto ao Teatro Nacional de S. Carlos.  
No quadro estão representados, da esquerda para a direita, Henrique Pinto, sentado; Ribeiro Cristino; José Malhoa; João Vaz; Alberto de Oliveira; Silva Porto, ao centro; António Ramalho; Manuel Fidalgo, o empregado de mesa; Moura Girão; Rafael Bordalo Pinheiro, logo abaixo do irmão; Columbano, de cartola; António Monteiro, o proprietário da cervejaria; Cipriano Martins e, sentado de mão apoiada na cintura, Rodrigues Vieira.

1 comentário:

Noémia Santos disse...

Atenção, não se assustem:
o Restaurante é histórico, mas tem 3 espaços distintos, para diferentes bolsas. Nós vamos para o espaço económico!

Está tudo acertado!