segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Canções - os mesmos sentimentos, a mesma beleza poética


Existe uma variedade incalculável de canções nos nossos dias, todas são diferentes, mas se nós debruçarmos atentamente sobre elas, perceberemos que são bastante parecidas umas com as outras, não só na forma, mas também no conteúdo. Nas canções apresentadas em aula, o tema principal é o amor, a paixão sentida entre os dois sujeitos. 
Estas canções podem ser comparadas com as cantigas da Idade Média pois apresentam características semelhantes. 
“A Máquina", dos Amor Electro, tem características comuns com as Cantigas de Amigo, tais como o sujeito poético ser feminino, e os sentimentos de perda e paixão pelo seu amado, bem como a presença de paralelismo e refrão. Pode também ser comparada às Cantigas de Amor, porque o amor é descrito de forma hiperbólica e acaba por acontecer um desgosto de amor - coita. As canções" Quem me dera “, da Marisa e " Anel de rubi", de Rui Veloso, podem ambas ser equiparadas às Cantigas de Amor, devido a apresentarem um sujeito poético masculino que se dirige à sua amada/" senhor " e que vive um amor inalcançável, impossível e incondicional. Ambas apresentam sentimentos de desejo e desespero, tal como a presença de muitas metáforas. Têm também paralelismo e um refrão forte que nos transmite o amor vivido, tal como nas Cantigas de Amigo.
O amor é, portanto, um fator que podemos considerar fulcral à nossa existência, visto que, desde as Cantigas do século XII à música do século XXI é um tema muito abordado por compositores de todas as épocas, sendo historicamente universal. Um exemplo de uma passagem de uma Cantiga de Amigo que exemplifica as características descritas é: "Se sabedes novas do meu amigo/Ai Deus, e u é? ", que revela a paixão e preocupação da jovem pela ausência do amado,  e das Cantigas de Amor é: "A dona que eu am'e tenho por senhor/amostrade-mi-a, Deus, se vos en prazer for,/senom dade-mi a morte. ", em que o trovador, de forma hiperbólica, refere que será preferível morrer se não conseguir ver a sua amada.
Concluindo, apesar de termos evoluído muito a nível tecnológico e na sociedade, a nível musical continuamos a ter as mesmas características das cantigas da Idade Média, os mesmos temas, os mesmos sentimentos, a mesma beleza poética.

Ema C.
Henrique B.
Inês P.
João M.
Maria Carolina
10°A |3 de dezembro de 2018

Imagens| Mariza  https://joespub.publictheater.org

Sem comentários: