segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Música, uma linguagem universal




Nos dias de hoje, somos bastante influenciados por cantores, bandas e claro pelas suas músicas. Muitas vezes, devido à diversidade musical existente, as músicas conseguem transformar os nossos sentimentos em palavras, e até mesmo mudá-los. Podem também levar-nos a fazer algo de que gostamos, encorajar-nos, ou a expressar a nossa indignação.
A música pode também ser uma forma de espalhar ideias, tal como aconteceu na revolução portuguesa, a 25 de abril de 1974, com a música “Grândola VilaMorena”.
Em comparação com a Poesia Trovadoresca, existem semelhanças tais como o refrão, o paralelismo e a rima. Continuam a prevalecer os temas sobre o amor não correspondido, e as críticas ainda são bastante comuns, mas atualmente existe uma maior diversidade, pois outros temas forma alvo de composições musicais como amor correspondido, a depressão, o suicídio, por exemplo. 
Também outros sentimentos foram sendo mais comuns, assim sendo a nostalgia, a solidão, a indignação e muitos mais, embora já estivessem presentes na poesia trovadoresca como na cantiga "Sedia-m'eu na ermida de San Simion" (séc.XIII), em que a jovem aborda os perigos do amor, a solidão e o medo causados pela espera do amado:
«[...] Estando na ermida ant'o altar,/cercaron-mi as ondas grandes do mar./...Eu atendend'o meu amigo!/...Eu atendend'o meu amigo! [...]E cercaron-mi as ondas do alto mar;/non ei i barqueiro, nen sei remar./...Eu atendend'o meu amigo!/...Eu atendend'o meu amigo    [...] Non ei i barqueiro, nen sei remar:/morrerei, fremosa, no alto mar./...Eu atendend'o meu amigo!/...Eu atendend'o meu amigo!»                                                        
Não podemos deixar de referir que nas cantigas contemporâneas a relação entre homem e mulher já não é hierarquizada.
Um exemplo comparativo e semelhante entre as cantigas contemporâneas e as cantigas trovadorescas de amor, é a música “Shape of You” (“you know I want your love/Your love was handmade for somebody like me”)  e a cantiga “Quer, eu em maneira de provençal”, mas só no que se refere ao tema geral, porque as circunstâncias e a forma de relacionamento entre o sujeito e a mulher amada/desejada são muito diferentes.
Podemos por isso concluir que embora os tempos tenham mudado a música continua a ser uma linguagem universal.
Autoria: Rita S. |18/11 

Imagem| filme 4242 de Sara Estáquio, antiga aluna de Artes da Henriques Nogueira, premiado internacionalmente com mais de 30 prémios. 

Sem comentários: