segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Cantigas


Síntese sobre as canções apresentadas na aula

         As canções apresentadas podem ser comparadas com as cantigas da época medieval uma vez que apresentam termos em comum e expressam também sentimentos semelhantes.
         As músicas têm impacto nas nossas vidas, num patamar emocional, também nos ajuda a pensar, refletir e ganhar uma nova visão da vida.
Podemos verificar que existem músicas que podem ser comparadas às cantigas de amigo, como a canção dos Amor eletro "A máquina" e "Quem me dera" de Mariza, pois estas apresentam um sujeito feminino, embora também possam ser comparadas às cantigas de amor uma vez que expõem a coita de amor, um amor incondicional vivido de forma hiperbólica. Para além das canções de Mariza e dos Amor Eletro, a de Rui Veloso. A "paixão" pode ser comparada também à cantiga de amor.
         As canções, "estou além" de António Variações e "Paradise" dos Coldplay, sendo que o seu principal objetivo é criticar a sociedade, são comparáveis, parcialmente, às cantigas de escárnio.

Contudo, podemos concluir que as cantigas de amor e as cantigas de amigo, hoje em dia, são dificilmente detetáveis nas canções, visto que os compositores utilizam características de ambas, e o contexto mudou muito. As cantigas trovadorescas ainda estão muito presentes na atualidade, mas de uma forma menos percetível, mais discreta.

10°A
Beatriz S. N°3
Beatriz J. N°4
Catarina M. N° 10
3 de dezembro de 2018

4 comentários:

Alexandre Umbelino, 12º A disse...

A música, desde os temos primordiais, sempre foi um forte alicerce nas nossas vidas, sendo que esta consegue influenciar como nos sentimos e como pensamos através de vários fatores que também contribuem para a geral aceitação (ou não) destas músicas na nossa sociedade atual.
As músicas atuais apresentam diversas semelhanças com as cantigas da Idade Média (poesia trovadoresca), sejam nos temas que constituem estas canções ou até nas características "íntimas" destas, como a estrutura externa e interna dos compostos musicais.
É em músicas como "Quem Me Dera" de Mariza que encontramos maiores parecenças com a poesia trovadoresca, nomeadamente com as cantigas de amor. Tanto nas cantigas como na canção da Mariza o tema principal é a "coita"do amor, sendo que este é representado como incondicional e inacessível. Podemos ainda encontrar vários sentimentos expressos no texto, como o desespero e a ansiedade.
Em outras canções como "Paradise" dos Coldplay, o refrão é uma forte evidência do paralelismo anafórico característico, principalmente, das cantigas de amigo da época medieval.
Em suma a poesia trovadoresca e as músicas da atualidade têm muito em comum em relação á forma e temas apresentados, sendo que as maiores diferenças se identificam na linguagem que é utilizada para expressar estas ideias.

10ºA
Alexandre Umbelino Nº1
Catarina Martins Nº11

Noémia Santos disse...

Recebido. Obrigada, Alexandre e Catarina.

. disse...

"O paralelismo entre as cantigas e a música moderna"

Tal como as cantigas de amigo e de amor, muitas músicas de atualmente, como "A Paixão" de Rui Veloso apresentam diversas parecenças no que toca à sua forma, tema amoroso abordado, etc. . Tentaremos então apresentar argumentos que relacionem "A Paixão" com as cantigas.
As canções da atualidade e as cantigas trovadorescas diferem em alguns pontos. No entanto, apresentam algumas semelhanças, como por exemplo,na demonstração de emoções e sentimentos. Os sentimentos da música "A Paixão", de Rui Veloso, apresentam semelhanças com as cantigas de amor.
Muitas musicas da atualidade apresentam, tal como nas cantigas de amigo, um refrão, sendo este um marco forte na canção de Rui Veloso.
Uma característica também fácil de observar nas cantigas de amigo e de amor é a referência à existência de um amor incondicional pela amada - "mesmo sabendo que não gostavas/ empunhei o meu anel de rubi". No entanto, assim como nas cantigas de amor peninsulares o sujeito poético apercebe-se que o seu esforço nunca será o bastante, o que o entristece. "Não se ama alguém que não ouve a mesma canção", e, ao contrário das cantigas de amor, o sujeito poetico acaba por desistir "Foi nesse dia que percebi/ Nada mais por nós havia a fazer".
Em suma, usando como explo a canção "A paixão" de Rui Veloso poderemos dizer que existem diversas parecenças entre a musica atual e as cantigas da idade média em relação à estrutura do poema e aos sentimentos descritos, sendo talvez a maior diferença a maneira como os sentimentos são abordados.

Fernanda Pereira,nº14
Francisco Gabriel, nº15
Guilherme Fróis, nº16
Mariana Ferreira,nº20
Miguel Matias,nº22

. disse...

Eva Ribeiro, n° 13