quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Guião de leitura do filme


CONSELHOS DE TURMA 10º A, B, C, D + BIBLIOTECA ESCOLAR


13 dez.2018| Auditório | 9h00 – 11h00
Guião de leitura do filme
            O presente guião foi elaborado com o contributo de docentes de todas as disciplinas do seu currículo. Destina-se a apoiar uma reflexão alargada sobre o filme. As suas respostas servirão de base ao texto de apreciação crítica a realizar em aula, no 2º período.
1.    How is Albert's behaviour at his first appointment with the "doctor"? And Lionel's?
2.    How important was Albert's education in what concerns his behavior and relation with the others, not belonging to the royalty?
3.    Aponte a que lhe parece ser a principal causa da gaguez de Albert.
4.    Refira as várias técnicas usadas pelo terapeuta para ajudar a personagem de Albert a superar a gaguez.
5.    Estabeleça a analogia entre a atuação do terapeuta, no filme, e a de um treinador.
6.    Refira a importância que tem no filme a utilização da rádio como forma de comunicação à distância (a qual só foi possível depois dos estudos sobre eletromagnetismo).
7.    Explique o funcionamento e aborde o papel que o gramofone adquire na história de Albert.
8.    A Matemática teve um papel crucial na II Guerra, a cujo início assistimos no filme. Pesquise e registe o exemplo de um Matemático cuja ação/invenção/descoberta tenha sido relevante no conflito e explique o porquê.
9.    Caracterize a relação entre o casal e a sua importância na ação, baseado em referências concretas ao filme.
10. Sem os valores não saberíamos como agir: “Ser ou não ser?” “Discursar ou não discursar?”, “Reinar ou não reinar?”, “Tratar-se ou não se tratar?”, “Gaguejar ou não gaguejar?”…eis as questões! Enuncie quais os valores mais importantes presenciados no filme e justifique em que medida podemos afirmar que os valores são princípios orientadores das nossas ações.

Sem comentários: