quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Da Trovadoresca aos «Coldplay»




A música, desde os temos primordiais, sempre foi um forte alicerce nas nossas vidas, sendo que esta consegue influenciar como nos sentimos e como pensamos através de vários fatores que também contribuem para a geral aceitação (ou não) destas músicas na nossa sociedade atual.
 As músicas atuais apresentam diversas semelhanças com as cantigas da Idade Média (poesia trovadoresca), seja nos temas que constituem estas canções, seja até nas características específicas, como a estrutura externa e interna das composições musicais.
É em músicas como "Quem Me Dera", de Mariza, que encontramos maiores parecenças com a poesia trovadoresca, nomeadamente com as cantigas de amor. Tanto nas cantigas como na canção da Mariza o tema principal é a "coita" do amor, sendo que este é representado como incondicional e inacessível. Podemos ainda encontrar
expressos no texto vários sentimentos comuns às Cantigas de Amigo e de Amor,  como a saudade, o desespero e a ansiedade.
Em outras canções como "Paradise", dos Coldplay, o refrão é uma forte evidência do paralelismo anafórico característico, principalmente, das Cantigas de Amigo da época medieval.
Em suma, a poesia trovadoresca e as músicas da atualidade têm muito em comum em relação à forma e aos temas apresentados, sendo que as maiores diferenças se identificam na linguagem que é utilizada para expressar estas ideias.

10ºA
Alexandre Umb. Nº1
Catarina Mar. Nº11

Imagem|Pintura «Saudade», do pintor Almeida Jr. 

Sem comentários: