quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A escolha é tua!

Será que as redes sociais são assim tão vantajosas como pensamos?

Tal como a maioria de nós sabe, as redes sociais podem trazer muitas vantagens para a nossa vida, ; no entanto, poucos desconhecem as muitas desvantagens das redes sociais.
Tanto no Facebook como no Instagram, no Tumblr, no Skype, no Twitter ou no Ask.fm, é-nos facilitada a comunicação com os outros pois é gratuita, rápida e bastante prática. Estas podem também ajudar na procura de emprego, para promover publicidade, partilhar informação, fazer novas amizades...
 
 
 
No entanto, o uso destas redes pode trazer muitas consequências negativas; daí muitos responsáveis insistirem nas advertências contra os seguintes aspetos: o roubo de identidade, se partilharmos demasiada informação com os outros, principalmente com estranhos; o "cyberbullying", pois torna-se mais fácil criticar e/ou insultar-nos em como anónimo ou através de um perfil falso; a prostituição;  a pedofilia. Também alertam para que o uso excessivo das redes sociais pode afetar-nos psicologicamente , uma vez que nos vai dificultar na forma com expressamos os sentimentos e na forma como comunicamos com os outros na "vida real", já para não falar em como nos afeta fisicamente, uma vez que ao passarmos demasiado tempo em frente a um monitor nos esquecemos de que se não fizermos exercício físico, trabalhando todo o corpo e não só os dedos, deixamos de ser saudáveis.
 
Assim, apesar de, aparentemente, as vantagens serem maiores, neste texto mostramos que as desvantagens são muito significativas. Mas agora a escolha é tua,:será que queres mesmo deixar-te afetar pela "febre" das redes sociais e esquecer (...) a tua saúde?
Inês Santos nº18 e João Santos nº19, 10ºA

Sem comentários: