sábado, 2 de abril de 2022

Os Lusíadas - síntese dos cantos

 Recorda, igualmente, a estratégia usada por Camões para  «encaixar» a narrativa da História de Portugal.


Quadro Vasco da Gama perante o Samorim de Calecute, do pintor José Maria Veloso Salgado (1864–1945)

    7. Qual é o conteúdo do Canto VII  
 a     uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu u
Entrada em Calecute. Descrição da geografia, história, política, religião da Índia. Vasco da Gama é recebido pelo Catual (governador) de Calecute, que o leva ao palácio do Samorim (designação do rei), a quem oferece a amizade dos portugueses em nome de D. Manuel. O Catual é recebido, a bordo, por Paulo da Gama, a quem pergunta o significado das bandeiras lusas.

Camões invoca as ninfas do Tejo e do Mondego, e queixa-se dos seus infortúnios.


Quadro que retrata a suposta apresentação de Os Lusíadas a D. Sebastião, por Camões

Fonte: Ed. AREAL (materiais adaptados e ampliados no conteúdo informativo)

2 comentários:

Anónimo disse...

Resumo-Texto 1- Os descobrimentos portugueses dos séculos XV e XVI
"Regressamos no tempo a vida a bordo da carreira da Índia, através das descrições de Álvaro velho, de roteiros e cartas pelos missionários. É interessante recordar as indescritíveis dificuldades nessa viagem.
Imaginemos as dramáticas despedidas despedidas, seguindo-se do embarque na praia do Restelo de centenas de tripulantes e passageiros em cada nau apetrechada e engalanada. Depois, era o adeus definitivo e o inicio da viagem para o perigo e o desconhecido. Só chegavam a Goa lá para o fim do ano devido ás condições atmosféricas. As dificuldades eram muitas e até extremas.
Os navegantes enfentravam das mais variadas condições atmosféricas de calor ao frio, de neve a raios.
Camões descreve essa viagem como problemas a comida e a bebida, que se degradava ou escasseava a água potável. Além disso havia as terríveis e cruas doenças mas também os atos de culto religioso e ainda muitas distrações.
Foi esta heróica viagem para a Índia que Camões celebrou n'Os Lusíadas como o ponto culminante de toda a História portuguesa. Ultrapassando medos e perigos vários, os portugueses passariam a ser heróis lendarios, dando um salto enorme na Expansão ultramarina e descoberto um novas terras no Mundo.
(Diogo Cristo 10°A n°10)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.