segunda-feira, 16 de abril de 2012

Teolinda Gersão fala de A Cidade de Ulisses


Alguns tópicos a reter:
Este é um romance de amor na cidade de Lisboa e uma reflexão crítica sobre a cidade de Ulisses e o país - das origens aos nossos dias.
Nós somos seres muito complexos, num mundo muito complexo também. O que não quer dizer que não seja possível criar harmonia, diz a autora nesta entrevista.
A cidade de Ulisses é um romance que faz uma síntese da história de Portugal desde a sua fundação até aos dias de hoje, não deixando de ser uma história de amor entre uma dupla de criadores. O narrador é um pintor que vai contando a história, antes de mais para si próprio. Ao encontar a mulher da sua vida, comunga com ela a arte, o espírito e corpo. Paulo recorda a sua grande história de amor com Cecília, ligando-a à história de Ulisses, figura omnipresente, na cidade de Lisboa e na história deste casal. Ele, que começara por ser como Ulisses, acaba por viver o papel de Penélope. Por fim, encontra a hamonia emocional.

 Afinal, num mundo tão agressivo e instável, o amor, a construção de uma realidade emocional sólida - uma casa - é importante, diz ainda a autora.

O fundamental está aqui.






Vale a pena ver!

Sem comentários: